Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

31 de agosto de 2020

Ações do Polo de Cubatão durante a pandemia

 | Jornal Acontece

Desde o início da disseminação do novo coronavírus (covid-19) no País, as indústrias do Polo de Cubatão contribuíram para o bem-estar de milhares de famílias, por meio de doações e ações voluntárias, em parceria com o Cide, Ciesp Cubatão, Prefeitura Municipal e demais instituições do município.

Em março deste ano, o Governo do Estado e prefeituras da Baixada Santista decretaram calamidade pública e colocaram em prática as principais medidas restritivas para acesso a estabelecimentos de serviços não essenciais, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Muitas destas medidas impactaram diretamente pessoas que atualmente se encontram em vulnerabilidade social na cidade. Em reflexo a este cenário, até o final de agosto, indústrias do Polo doaram mais de 102 mil insumos, entre alimentos, produtos de higiene, máscaras artesanais e cobertores:

  • Mais de 6,9 mil cestas básicas;
  • Cerca de 1,4 tonelada de hortaliças;
  • 88,2 mil marmitas e 2 mil cobertores, com a poio da Fiesp e Sesi;
  • Cerca de 4,2 mil kits de higiene;
  • 64 mil sabonetes;
  • 48 mil máscaras artesanais;
  • 750 litros de álcool gel e sabonete líquido;

Os itens foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e por associações e instituições de caridade.

A Secretaria Municipal de Saúde também contou com a doação 24 mil máscaras de proteção respiratória e 30 mil luvas descartáveis para os profissionais que atualmente prestam atendimento à população na prevenção e combate ao novo coronavírus.

Já o Hospital de Cubatão recebeu a doação de um novo respirador multifuncional e contou com o apoio do Senai para reparo de mais quatro equipamentos que necessitavam de manutenção.

Locais públicos da cidade, como o próprio hospital, e ruas e avenidas com maior circulação de pessoas receberam higienização com mais de 365 mil litros de água sanitária, aplicados por meio de veículos próprios para as atividades e também cedidos pelas indústrias.

Para o diretor executivo do Cide, Ricardo Salgado, as ações integradas são necessárias para o apoio à população durante a pandemia. “O fornecimento de insumos básicos para auxílio às famílias das comunidades locais, assim como as medidas de prevenção para garantir a saúde dos munícipes e dos trabalhadores do Polo, são inciativas fundamentais para o enfrentamento da atual crise causada pelo covid-19, além de fortalecidas pela parceria entre indústrias, poder público e instituições”.

“O resultado desta sinergia é de extrema importância para o apoio às famílias mais impactadas pela pandemia. Estamos unidos, buscando os recursos possíveis e necessários, com o único objetivo de atravessar este cenário difícil e nos prepararmos para novas oportunidades em nosso País”, complementa o diretor titular do Ciesp Cubatão, Raul Elias Pinto.

Medidas de prevenção no Polo

As indústrias adotaram medidas de prevenção ao novo coronavírus antes da intensificação da pandemia na região e que estendem-se até hoje.

Os profissionais da área da Saúde estão concentrados em ações para monitorar e impedir a contaminação entre os colaboradores das empresas, permitindo, assim, uma continuidade operacional segura.

As iniciativas comuns entre as indústrias do Polo são:

  • Suspensão de reuniões, eventos ou qualquer outra atividade presencial com aglomerações;
  • Reuniões, quando necessárias, através de videoconferência;
  • Grande parte de seus efetivos de áreas administrativas em atividade home office;
  • Flexibilização de horários entre os colaboradores para reduzir concentração de pessoas nos ambientes;
  • Orientação aos colaboradores para restringir o contato físico no local de trabalho;
  • Distanciamento mínimo necessário em ambientes comuns, como restaurantes, estações de trabalho e veículos de transporte dos trabalhadores;
  • Disponibilidade álcool gel 70% em todas as dependências internas;
  • Intensificação da limpeza dos ambientes de trabalho, principalmente nos pontos de contato, como maçanetas, mesas e utensílios;
  • Portas e janelas constantemente abertas, promovendo a ventilação dos locais;
  • Orientação aos colaboradores para estender as ações preventivas fora do local de trabalho.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

31 de agosto de 2020

Já está em casa

Leia mais

31 de agosto de 2020

Como fazer festa com distanciamento social

Leia mais

31 de agosto de 2020

BEM: Alguns trabalhadores terão que devolver o auxílio, saiba como será a devolução

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC