Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

06 de julho de 2020

Ensino Remoto já registra quase 80% de acesso dos alunos da rede municipal

 | Jornal Acontece

Ferramenta on-line, também impresso disponível para retirada, foi a alternativa encontrada pela Prefeitura para atender alunos da rede municipal em meio à pandemia do novo coronavírus

 

Levantamento parcial realizado pela Prefeitura de Guarujá aponta que o Projeto de Ensino Remoto apresenta uma média geral de quase 80% nos acessos dos estudantes da rede municipal de ensino. Índice analisa um universo de quase 27 mil estudantes envolvidos, tanto no uso da plataforma on-line, como na retirada do conteúdo na unidade escolar.

Implementada em 27 de abril, a iniciativa foi uma alternativa de ensino encontrada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) devido à suspensão das aulas presenciais desde 23 de março, por conta da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. As atividades estão disponíveis por meio do site https://www.guaruja.sp.gov.br/educacao-e-esporte/estudo-remoto/ ou com retirada de conteúdo impresso na escola referência, aos estudantes sem acesso à internet.

Partindo de um universo de cerca de 34 mil estudantes na rede municipal de ensino, a avaliação preliminar com 26.959 alunos inseridos no projeto – que compreendem os ensinos Infantil e Fundamental I e II – aponta que 21.295 estão com acesso ao projeto, seja por meio da ferramenta on-line ou através da retirada de conteúdo impresso na unidade, que representa 78,9%. Os demais 5.664 alunos estão sendo identificados na busca ativa.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Guarujá, João José de Oliveira Pecchiore, os dados preliminares são satisfatórios. “Claro que temos a avançar, mas é preciso ressaltar que o resultado parcial é melhor que o esperado. Graças ao empenho dos professores e a ajuda da família, fatores essenciais nesse processo de aprendizagem on-line, nada disso seria possível. A nossa meta, aliás, é nenhum aluno para trás”.

Ao detalharmos o percentual de acessos nos três níveis de ensino, a melhor marca é identificada no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), com 88% de adesão, ou seja, acesso de 12.895 alunos. Desses, 11.348 estão no projeto, e outros 1.547 (12%) na busca ativa.

Na sequência vem o Ensino Infantil com índice de 73%, ou seja, 4.781 contam com acesso e outros 1.741 (26,7%) fazem parte da busca ativa. Por fim, o Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), apresenta uma taxa de 68,5%, com 5.166 alunos no acesso e, na busca ativa, outros 2.376 (31,5%) sendo identificados.

O que compõe a Busca Ativa

 

  • Ligações telefônicas (número de telefones dos responsáveis registrados na ficha de matrícula do aluno); 
  • Criação de grupos de WhatsApp com os responsáveis para manter o vínculo, utilizando também para o resgate de participação do aluno; 
  • Cartazes na porta da unidade de ensino e comércios nas proximidades da escola, chamando a atenção para a participação na execução dos roteiros de estudo;

  • Mensagens publicadas nas páginas de Facebook da escola e enviadas através do WhatsApp e Messenger;

  • Vídeos com a equipe gestora chamando a atenção dos pais e responsáveis quanto a importância da participação e devolutiva das atividades na escola e/ou por e-mail;
  • Alguns funcionários (inspetores de alunos) foram até o endereço de cada criança para conhecer melhor as dificuldades e auxiliar na efetiva participação;

  • As escolas que são polos de alimentação também chamaram a atenção para a participação dos roteiros de estudo;
  • Além da procura normal de informações no balcão da secretaria da escola, ocorreram momentos de entrega de cestas básicas, CPFs e a entrega de declaração de atualização de vacinas por parte dos responsáveis.
    Estes momentos foram também utilizados para o contato com os pais com a finalidade da participação dos alunos;
     
  • Algumas escolas utilizaram também líderes de comunidade (pais de alunos) e ex alunos para levar recados às famílias que não se fizeram presentes na participação dos roteiros de estudo;
  • Cartas elaboradas pelas equipes gestoras e que foram entregues por pessoas conhecidas da escola e comunidade em geral para os alunos que não realizaram nenhuma atividade;
  • Utilização de caixas de som para chamar a atenção dos alunos

 

Pecchiore explica que essa busca visa identificar o aluno que não participa do projeto de nenhuma forma. “As escolas vêm mantendo contato intenso com as famílias. Além disso, estamos colocando faixas nas comunidades e em breve teremos carro de som. O objetivo é trazer esses alunos para o Ensino Remoto, de modo que acessem ou retirem o conteúdo impresso. Também estamos fazendo o levantamento das regiões onde estão esses estudantes”.

Ele exemplifica, ainda, que às vezes só a mãe ou pai possuem celular em casa e, ao sair para o trabalho, a criança não consegue realizar as atividades, o que dificulta a comunicação com a escola, também. “A gente se preocupa com esses alunos”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de julho de 2020

Assinado o termo de autorização de uso para instalação de estacionamento de caminhões

Leia mais

06 de julho de 2020

"Clube Viajando Juntas" conecta mulheres viajantes com programação especial em resort

Leia mais

06 de julho de 2020

Refis tem descontos de até 45%

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.