Primeira apresentação do ano terá repertório de Carnaval

A Banda Sinfônica de Cubatão abre a temporada 2018 em ritmo de Carnaval. A apresentação deste domingo (4) será às 15h no Vão Cultural do Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). Intitulado "... deu Carnaval na Banda!", o repertório traz a alegria musical dessa grande festa popular do Brasil e ainda conta com a participação do Coral Zanzalá em três canções emblemáticas para a MPB. A Sinfônica e o Zanzalá são Grupos Artísticos da Secretaria Municipal de Cultura.

Cerca de 80 instrumentistas apresentarão "Festa Latina", de Peter Koval, inglês radicado no Brasil - que transporta, para estas partituras, frases dos mais diferentes ritmos latinoamericanos. Haverá, ainda, "Carnaval", do compositor alemão Robert Schumann. Apesar de ter sido criada no fim do século XIX, a obra permanece famosa por seus encadeamentos de acordes e deslocamentos rítmicos, muito arrojados já para a época.

Destaque para "Odeon", de Ernesto Nazareth, um tango brasileiro publicado no início do século XX, que ganhou notoriedade só nos anos 60, quando Vinícius de Morais fez letra para a melodia. Nesta composição, Nazareth faz uma homenagem à empresa proprietária do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, local onde o artista tocava na sala de espera do cinema, na época, o mais luxuoso da cidade. Muita gente frequentava o lugar só para ouvi-lo tocar, deixando inclusive de assistir aos filmes.

Rodrigo Vitta, regente titular da Sinfônica, que comanda o espetáculo deste domingo, reafirma o teor de brasilidade no repertório da Sinfônica, um compromisso de difundir esse tipo de composição de raiz. "Com 'Copacabana', de Braguinha e Alberto da Vinha, e 'Nêga', de Afonso Teixeira, teremos um concerto festivo, a cara do nosso Carnaval. A participação do Zanzalá em clássicos da Música Brasileira como 'Arrastão', de Edu Lobo, e 'Aquarela do Brasil', de Ary Barroso, será um charme a mais. Queremos iniciar 2018 com uma programação assertiva e positiva", disse o maestro.

Primeiro semestre com apresentações na cidade e fora dela - A Banda Sinfônica de Cubatão tem agenda movimentada já neste início de ano e com uim olhar diferenciado, levando arte às comunidades. Trata-se do Programa "Música nos bairros", com apresentações da Série Concertante, que valoriza os compositores brasileiros e conta sempre com solistas "pratas da casa" e convidados.

Em 25/2, às 11h, a apresentação é no CEU das Artes e dos Esportes do Jardim Nova República (Rua Januário Cândido Pontes, s/nº) e contará com solo no clarone de Mário Marques. Em março, dia 11, o espetáculo vai ser na Escola Mário de Oliveira Moreira, no Vale Verde (Rua Paulo Enos Pontes, 177), com participação do Corpo Coreográfico da Marcial e do solista Alessandro Ignácio no trompete.

Em abril, dia 7, tem apresentação de gala no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº) às 20h em homenagem ao aniversário da cidade, com o Quarteto de Violões Quaternaglia. Em 22/4, concerto é na Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro - Someca (Rua Maria Graziela, 565) às 15h. Em maio, a Banda Sinfônica compõe o corpo de artistas que se apresentam no Tocando Santos, no Sesc de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Será dia 6/5, às 18h, com solo da violinista Elina Suris. Em 23 desse mesmo mês, o concerto será na Igreja Assembleia de Deus (Rua Assembleia de Deus, 251) de Cubatão.

No mês de junho tem apresentação no dia 9, às 20h, no Bloco Cultural, com regência do maestro Roberto Farias, fundador da Sinfônica e coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão. Fechando o semestre, a Banda retorna à Praça do Capivari, para se apresentar no Festival de Música de Campos do Jordão. Os regentes Rodrigo Vitta (titular) e Ulysses Damacena (assistente) se revezam no comando da equipe. "Teremos muitas novidades no segundo semestre e já a confirmação de fazer parte da programação da Sala São Paulo e do Museu da Casa Brasileira, além de percorrer toda a cidade de Cubatão levando a arte aonde o povo está", conclui o maestro Vitta.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas