Prefeitura inaugura UBS da Vila Natal

A Vila Natal, em Cubatão, ganhou mais um equipamento de saúde na manhã desta terça (28). A prefeitura inaugurou a Unidade Básica de Saúde Dra. Harolda Romualdo Pacheco, na entrado do conjunto habitacional Mário Covas.

Durante a sua fala, o prefeito Ademário Oliveira destacou a importância da UBS e a homenagem a popular dra. Harolda. "Essa UBS vai auxiliar no tratamento dos moradores do Conjunto Mário Covas, da Vila Natal e bairros no entorno. É um grande passo para a melhoria de saúde no bairro e ninguém melhor para dar nome a essa nova instalação do que a dra. Harolda, que dedicou sua vida à saúde de Cubatão".

Construída com recursos próprios da Municipalidade (65%) e do Ministério da Saúde (35%), totalizando R$ 890.920,69 em valores atualizados, segundo a Secretaria Municipal de Obras a unidade tem 418,44 metros quadrados de área coberta, compreendendo consultórios de ginecologia, pediatria e clínica médica, além de dois consultórios odontológicos. Há ainda estacionamento para nove veículos, caixa d'água, abrigo de bombas d'água e locais apropriados para lixo comum e hospitalar.

O prédio tem acesso para ambulâncias, recepção, sala de espera, farmácia, salas para coleta, inalação, vacinação, medicação e curativos, sala para pacientes em observação e sanitários. Na parte administrativa, sala de reunião, almoxarifado, vestiários, sala de adminstração, rouparia e áreas de estoque, expurgo e esterilização.

A construção é feita em chapas revestidas de aço galvanizado, com núcleo de espuma rígida de poliestireno - também utilizada nos forros, preparados para retardar chamas em caso de sinistro. São também previstos painéis especiais para a área de radiologia, com chapas de chumbo, dentro das normas de proteção radiológica.

ESF - A nova UBS possui uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que além dos atendimentos na UBS mantém programa de atendimentos domiciliares com acompanhamento dos agentes de saúde por microárea, cobrindo todo o território de responsabilidade da UBS, com médico generalista, enfermagem, fisioterapeuta, psicológo, fonoaudiólogo e nutricionista.
Esse programa realiza ainda rotineiramente ações educativas e de prevenção envolvendo também educador físico, para atendimento ao grupo de Hiperdia (hipertensos e diabéticos que usam insulina), idosos e outros grupos que sejam formados naquela unidade de Saúde.

Ler Jornal

Publicidade

Emprego

Serviços


Praias Estradas