Hospital de Cubatão inicia atendimento ao público

Durante a manhã deste sábado (02), o Hospital de Cubatão realizou seu primeiro atendimento ao público e recebeu os pacientes transferidos das Unidades de Pronto Atendimento do município e do Pronto Socorro Central. A primeira marcação de atendimento ocorreu por volta das 10h30 da manhã, de uma gestante que passou pelo atendimento ambulatorial do Centro Obstétrico, e depois da avaliação e orientação da equipe médica, recebeu alta retornando a sua residência.

O Hospital funcionará com 75 leitos voltados para o SUS, Maternidade, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e atendimento em 25 especialidades médicas. Neste primeiro dia, o funcionamento iniciou às 9h da manhã, e em seguida, o Hospital de Cubatão já recebeu pacientes transferidos das UPA e Pronto Socorro Central para a ala da internação adulto e também para a UTI. No meio da tarde, a equipe do centro cirúrgico recebeu o primeiro paciente para realização de cirurgia nas novas instalações.

Durante a transferência dos pacientes, a emoção tomou conta de todos que estavam envolvidos. “É muita felicidade ver a chegada dos pacientes no Hospital de Cubatão. Eu estava trabalhando quando o Hospital fechou definitivamente, e vivenciei a saída dos últimos pacientes. Foi muita tristeza, alguns pediam para não sair do hospital. É muito bom ver que o Hospital realmente abriu e está preparado para esse atendimento, atendendo os pacientes novamente”, afirmou a agente de segurança Meire dos Santos Soares, agora funcionária da Fundação São Francisco Xavier.

“Sinceramente a reabertura do Hospital é muito boa para a população de um modo geral. Foi tanto tempo que o Hospital ficou fechado e ver que tudo esta se retomando, é muito bom”, concluiu a Enfermeira do pronto Socorro Central Vanderléia Souza de Melo, durante a transferência de um dos pacientes.

 

Na sexta, emoção marcou a reinauguração do Hospital

reaberturahospital0003

A manhã do dia 1º de dezembro de 2017 entrou para a história de Cubatão. Nesta data, uma sexta feira, a Prefeitura e a Fundação São Francisco Xavier (braço social da Usiminas), reinauguraram o Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva.

reaberturahospital0005

“É uma grande vitória para toda a população de Cubatão, além de um reforço importante no sistema público de saúde da região. o Hospital estava abandonado e sem condições mínimas de oferecer atendimento digno a quem mais precisa. Foi um trabalho duro, um dos nossos maiores desafios. Mas valeu cada minuto dedicado”, declarou o prefeito Ademário Oliveira.

“Um novo tempo começa para o Hospital de Cubatão. Os investimentos marcam uma hstória de excelência e compromisso com a saúde para a comunidade da Baixada Santista. Queremos ampliar a oferta de tratamentos e aperfeiçoar a qualidade da assistência prestada aos pacientes do SUS e dos convênios”, afirma o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos.

reaberturahospital0004

Centro de alta complexidade abre em um ano

Agora, a Fundação São Francisco Xavier já trabalha na reforma e adequação do prédio do antigo teatro municipal em um centro de alta complexidade, com setor de hemodiálise, oncologia e câmara hiperbárica. Segundo o vice-prefeito e secretário de planejamento, Pedro de Sá, a expectativa para abertura do novo prédio do complexo é de um ano. “A Fundação nos deu a previsão de um ano e as obras começam em breve. Esperamos que daqui um ano podemos dar outra boa notícia para o cubatense”, finalizou.

Ler Jornal

Publicidade

Emprego

Serviços


Praias Estradas