Cubatão voltará com os passeios à Serra Velha

Além das visitas monitoradas em grupo, Caminhada em 9 de abril e até passeio de bicicleta já estão sendo programados

Cubatão acertou os detalhes para retomar de forma constante os tradicionais passeios da Serra Velha (antigo Caminho do Mar). Com seus monumentos históricos, flora exuberante e a privilegiada vista de toda a Baixada Santista, a cerca de 700 metros de altura, este é um dos melhores roteiros históricos, culturais e turísticos da região. O passeio (subida ou descida) demora, em média, quatro horas e meia.

Segundo Mauro Haddad Nieri, secretário municipal de Meio Ambiente, já está sendo programada a segunda Ecocaminhada, para abril deste ano. “O maior volume de movimento de turistas a partir de São Bernardo do Campo, (em detrimento a Cubatão) era decorrente da falta de um diálogo entre administrações municipais anteriores e a Fundação Florestal. Desde o início da atual governo, este diálogo foi intensificado”, cravou Haddad.

Outra iniciativa é um passeio de bicicletas, no sentido Planalto-Cubatão, que está sendo viabilizado pela Secretaria de Cultura.

O programa será dinamizado a partir de agora, após entendimentos mantidos recentemente entre a Prefeitura de Cubatão - por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo - e a Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que administra aquele sítio histórico, arqueológico e ambiental situado nas encostas da Serra do Mar.

Agora, as visitas agendadas à área, a partir de Cubatão, poderão ser feitas em todo último sábado de cada mês, começando pelo próximo dia 24.

Conforme explicou o secretário municipal de Turismo, Toninho Ribeiro, essas visitas precisam ser previamente agendadas, visando à formação de grupos, e depois monitoradas. "Primeiro por razões de segurança dos próprios visitantes; depois, por se tratar de área de preservação ambiental", explicou. Essas providências são adotadas tanto para os grupos que acessam a região a partir do município de São Bernardo do Campo, como a partir de Cubatão, no sopé da serra. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (11) 2997-5000, ramal 356, ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Em uma segunda fase, deve ser criada uma estrutura de recepçãodos turistas procedentes de São Bernardo. "Eles receberão informações sobre todo o acervo histórico e ambiental relacionado a Cubatão", explicou o secretário.

O roteiro - O sítio histórico do Caminho do Mar possui, entre outras atrações: trechos da Calçada de Lorena, feita no século 18, a primeira ligação pavimentada, com rochas, entre o litoral brasileiro e o planalto; a Estrada Velha, aberta no século 19, primeira via a possibilitar tráfego de veículos, no mesmo percurso (ela só deixaria de ser utilizada para isso com a construção da Via Anchieta, nos anos 1940/50), além de nove monumentos construídos pelo Governo Federal, em 1922, em comemoração aos 100 anos da Proclamação da Independência.

Entre estes monumentos estão o Cruzeiro Quinhentista, no sopé da serra; o Rancho da Maioridade e o Pouso Paranapiacaba. Na década de 1970, os monumentos foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). E a área ambiental foi declarada pela Organização das Nações Unidas como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O acesso por Cubatão fica perto da Refinaria Presidente Bernardes.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas