espaçoacontecegif001

Industria

Usiminas patrocina o Santos Criativa Festival Geek

 

De 14 a 17 de novembro, o litoral paulista se tornará palco do Santos Criativa Festival Geek. O evento conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio do ProAC e reúne diversas atrações ligadas ao universo geek.

A programação conta com shows musicais, feiras de artigos geek, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame, concursos de cosplays e apresentações de grupos de K-Pop. O evento também terá workshops e painéis com personalidades nacionais e internacionais e área de alimentação.

As atividades serão realizadas no Centro Histórico da cidade, na Doca do Valongo, nos Arcos do Valongo e no Museu Pelé.

“Para a Usiminas é muito importante estar presente em um evento desta magnitude. Temos um longo histório de incentivo à cultura e participar do Santos Criativa Festival Geek é uma forma de estarmos próximos dos mais diversos públicos e manifestações artísticas”, diz Pedro Melo, coordenador de projetos do Instituto Usiminas.

Para mais informações sobre o Santos Criativa Festival Geek, acesse o site: https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/festivalgeek

 

VLI assina termo da ONU Mulheres

 

Companhia reforça compromisso com equidade de gênero

 

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, passa a integrar o grupo de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres para orientar empresas no mundo inteiro na promoção práticas que visam o empoderamento feminino. A VLI assinou o termo de adesão durante a 19ª Conferência Datagro, em São Paulo, nesta terça (29).

 

ONUVLI

Rute Araújo, diretora de Gente e Serviços da VLI, Igor Figueiredo, gerente geral comercial Agricultura, e Fabiano Lorenzi, diretor Comercial

 

Com mais de 7.500 profissionais e um público majoritariamente formado por homens, a VLI vem desenvolvendo uma série de ações para a promoção da equidade de gênero, focada na conscientização dos empregados, empoderamento feminino e construção de um ambiente cada vez mais inclusivo. O estabelecimento de uma meta de contratação mínima de mulheres, o programa de mentoria para lideranças femininas da companhia, a ampliação da licença maternidade para seis meses são alguns exemplos desse trabalho.

 

Para Rute Araújo, diretora de Gente e Serviços da VLI, a companhia está alinhada com uma demanda da sociedade por uma visão mais inclusiva e esse é um norteador do negócio. “O nosso projeto de equidade de gênero vai aumentar o número de mulheres na companhia e reconhecer os talentos femininos. Estamos alinhados aos princípios estabelecidos pela ONU Mulheres e apostamos nisso como forma de contribuir para o desenvolvimento mais sustentável e com os resultados da empresa”, aponta.

 

“Nossa adesão reflete um movimento interno nessa direção. Queremos sinalizar para nossos profissionais, pessoas que podem vir a fazer parte do nosso time e o mercado o compromisso com o tema”, destaca Fabiano Lorenzi, diretor comercial da VLI que também participou do evento.

 

Os princípios de empoderamento das mulheres segundo a ONU

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 

 

 

Usiminas recebe simulado organizado pelos Bombeiros e o PAM

 

A Usiminas foi palco no dia 15 de outubro, de um simulado organizado pelo 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, com auxílio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) – que é coordenado pelo Centro de Integração e Desenvolvimento do Polo Industrial de Cubatão (CIDE). A ação é de fundamental importância por reforçar o treinamento das equipes para o combate a ocorrências deste porte. Pelo menos oito caminhões dos bombeiros de três cidades, além dos integrantes de Brigadas da empresa e de outras da região, além da Defesa Civil, participaram do treinamento.

 

O simulado aconteceu na área dos almoxarifados e envolveu uma série de colaboradores das Brigadas de Combate a Incêndio da própria Usiminas e das empresas do Polo. Agilidade na reposta ao chamado, controle do fogo em área com produtos químicos e métodos de resgate foram alguns dos pontos de destaque no treinamento.

 

O tenente Heriberto de Andrade, um dos coordenadores da atividade, reforçou que a iniciativa foi extremamente positiva, pois dá a possibilidade de verificar os equipamentos e exercitar todo treinamento e os conceitos teóricos repassados na prática. “Estamos num dos maiores polos petroquímicos do País, por isso é necessário esse tipo de treinamento, tanto da parte dos Bombeiros quanto das empresas, para que estejamos sempre alinhados nos procedimentos e nas técnicas”.

 

Já André Luís Campos, da equipe de Segurança Patrimonial da Usiminas, ressaltou a importância do treinamento. “O simulado é importante para o nosso pessoal e para os órgãos externos treinarem e se prepararem para atender tanto empresa quanto as demais do Polo de Cubatão”.

 

Ângelo Inácio dos Santos Júnior, coordenador do PAM de Cubatão, frisou que o treinamento permitiu avaliar o sistema de comunicação, tempo de resposta e a sinergia dos integrantes do PAM, que congrega as empresas do Condomínio Industrial, com o Corpo de Bombeiros. “Fizemos um planejamento antecipado, o que propiciou um bom desenvolvimento e a oportunidade de identificarmos melhorias, que trabalharemos em nossas reuniões mensais. Na minha avaliação, o exercício foi excelente”.    

 

Operação Inverno termina com bons resultados na qualidade do ar em Cubatão

 

A Operação Inverno terminou no último dia 27 e registrou mais um ano de bons resultados e sem episódios críticos na qualidade do ar de Cubatão durante o inverno. O balanço foi apresentado durante o encontro realizado no Cide/Ciesp Cubatão, que reuniu representantes das indústrias, poder público e demais instituições.

 

A iniciativa, promovida pela Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, é uma ação conjunta realizada todos os anos pelas indústrias do Condomínio Industrial, gerenciada pelo Cide e com apoio do Ciesp Cubatão.

 

CIDE   OPERAO INVERNO

Foram cerca de 105 km rodados diariamente por caminhões e, em média, 120 mil litros diários de água reutilizada.

 

Em sua vigésima quarta edição, a operação preventiva realizou limpeza mensal e umectação diária das vias externas e internas do Polo durante os meses de maio a setembro deste ano – período com maiores variáveis climáticas, como falta de chuvas, fortes ventos e invasões térmicas.

 

Em todo o período, foram cerca de 105 km rodados diariamente por caminhões e, em média, 120 mil litros diários de água reutilizada. Em todo o processo, foram coletados cerca de 83 mil toneladas resíduos de produtos, em sua maioria, terra e lixo nas estradas, avenidas e nos pátios de estacionamento.

 

Os índices de qualidade do ar são monitorados por três estações medidoras da Cetesb, localizadas no Polo Industrial e na área urbana de Cubatão, e encontram-se disponíveis no site do órgão com dados atualizados de hora em hora, todos os dias da semana.

 

“Os resultados alcançados durante estes quatro meses de operação foram bastante satisfatórios, com medidas efetivas. Esperamos contar com a manutenção destas ações junto às empresas do Polo e ao Cide/Ciesp Cubatão em 2020”, destaca o gerente regional da Cetesb na Cidade, Marcos Cipriano.

 

Para Valmir Ruiz, gerente regional do Ciesp Cubatão, a expectativa é manter a iniciativa com excelência no Polo. “A operação foi um sucesso, pois atuamos em conformidade aos índices estabelecidos pela Cetesb. A meta para o próximo ano é permanecer com a contribuição do Polo para uma boa qualidade do ar do município e região”.

 

Braskem promove mutirão de voluntariado
com funcionários de Cubatão 
 
No último sábado (19), funcionários da Braskem das unidades de Cubatão, Paulínia e Grande ABC e seus convidados se uniram para revitalizar espaços comuns da Escola Municipal Elaine Cena, em Santo André (SP). A ação faz parte do Programa de Voluntariado, um compromisso da Braskem com as comunidades do entorno das operações da empresa, visando contribuir com a qualidade de vida das regiões em que atua.
 
BRASKKK


Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, explica que a atuação da companhia é baseada no desenvolvimento sustentável, e o envolvimento com as comunidades locais é parte fundamental desse processo. “Criamos o programa de voluntariado global em 2017, convidando os integrantes a formarem equipes para atuar em projetos sociais já existentes. O mutirão nasceu no ano passado como um desdobramento dessa ação, estimulando o impacto direto na região onde estamos inseridos”, afirma.

Localizada no entorno do Polo Petroquímico do Grande ABC, a Escola Elaine Cena Chaves Maia oferece educação Infantil e ensino fundamental a 830 alunos do bairro Jardim Santo Alberto e outros próximos. Elizabete Longarini, diretora da instituição, avalia a iniciativa como muito positiva, pois viabiliza a melhoria da estrutura da escola e beneficia os alunos. “Tivemos o prazer de sermos convidados para receber o trabalho voluntário do mutirão Braskem, que nos ajudou a desenhar um projeto onde optamos por dar maior ênfase em revitalizar o parque da escola, por ser um espaço onde os alunos são livres para serem crianças e podem aprender lições importantes de convívio e cooperação. O parque ficou lindo, superou nossas expectativas”, explica.

Completando quatro décadas de existência neste ano, a instituição é reconhecida pela formação de crianças da região, inserida em um complexo que possui também outros aparelhos públicos como creche, centro comunitário, uma praça e quadras abertas para a comunidade. O mutirão reuniu mais de 50 voluntários e promoveu a pintura da fachada externa, de bancos e mesas e desenhos lúdicos no chão, além da construção de brinquedos para o parquinho, feitos de bambu e PVC, e de bancos e pula-pula de pneus.

Para Chantre, a presença da Braskem na região é muito importante economicamente e pelas oportunidades de emprego, mas este tipo de trabalho voluntário é ainda mais relevante. “Nas nossas diretrizes do Programa de Voluntariado temos o macro objetivo do desenvolvimento humano, que foi exatamente o que fizemos neste último sábado. Ao revitalizarmos áreas da escola, estamos oferecendo aos alunos uma chance de estudarem em um local agradável e com infraestrutura mais completa, além de educarmos os participantes em importantes questões ambientais”, afirma.

O mutirão deste sábado faz parte da We Care Week que, por sua vez está inserida no Programa de Voluntariado da Braskem. Com o lema ‘uma companhia, uma semana, uma causa: economia circular’, a ação global será realizada entre os dias 19 a 27 de outubro no Brasil, México, Estados Unidos, Holanda e Alemanha, promovendo diversas ações de revitalização nas comunidades em que a companhia está inserida. Ao todo, estima-se que mais de 700 pessoas participem dos mutirões como voluntários.

Ao longo de 2019 já foram 2.089 voluntários que se dedicaram em mais de 22 mil horas de trabalho e realizaram 50 mil doações em 25 cidades dos quatro países em que a empresa possui operações industriais.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

zortea

Serviços


Praias Estradas