espaçoacontecegif001

Slide Lateral

Vamos ajudar a salvar Yasmin

 

Yasmin Marques de Brito foi diagnosticada com leucemia mielóide e tem menos de três meses para conseguir um transplante. Podemos ajudar doando e compartilhando essa informação. Cada compartilhamento pode deixa-la mais próxima da vitória

WhatsApp Image 2020 01 14 at 09.31.11

A menina Yasmim Marques Brito, 7 anos, moradora de Cubatão está em uma corrida pela vida. Diagnosticada com leucemia mieloide aguda em março/2019, a pequena busca encontrar um doador de medula óssea 100% compatível.

 

Essa é a segunda vez que ela é diagnosticada com a enfermidade, trata-se de uma doença rara e que geralmente acomete pessoas com mais de 55 anos.

 

A mãe da pequena, Daniela Cristina Marques Brito, relatou que o primeiro diagnóstico ocorreu em março de 2019, após a menina apresentar manchas nas escleras, membrana branca do olho. Depois disso, Yasmin foi levada para o oftalmologista, que receitou um colírio, no entanto, uma das manchas virou uma bolha e foi cada vez inflando mais.

 

A menina esperou por quase um mês para receber o diagnóstico. Os médicos decidiram interná-la e, logo depois, ela foi encaminhada para o Hospital do Graacc, em São Paulo, especializado em diagnóstico e tratamento oncológico infanto-juvenil.

 

GRAAC

Em 15 de março, ela foi diagnosticada com LMA. “A equipe médica falou que era uma doença rara em criança. Imediatamente, ela começou o tratamento”, conta. Após cinco sessões de quimioterapia, em agosto, a medula de Yasmim entrou em remissão, ou seja, quando não há mais sinais de atividade da doença no sangue. Após isso, foram realizados mensalmente exames para saber se a leucemia realmente havia ido embora.

 

A mãe relatou que em dezembro os exames estavam sem alterações e sem sinais de células cancerígenas. Pouco depois, a garota começou a reclamar de dor nas pernas. No dia 6 de janeiro, quando voltamos para a consulta de rotina, a médica me deu a notícia de que a doença havia voltado”.

 

Um doador compatível

WhatsApp Image 2020 01 14 at 09.32.00

A mãe explica que Yasmim deu início novamente ao tratamento na última quinta (9), onde fez o primeiro ciclo de de quimioterapias para receber uma nova medula. Esse ciclo dura cinco dias e a menina só poderá receber mais dois ciclos, até que encontre um doador 100% compatível. Segundo Daniela, isso deve ocorrer no prazo de aproximadamente três meses.

 

PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA É PRECISO:

- Dirigir-se ao Hemocetro mais próximo de seu domicílio

- Ter entre 18 e 55 anos

- Ter bom estado de saúde

- Colher uma amostra de sangue para o exame de compatibilidade (HLA)

- Fornecer os dados cadastrais, levar RG e CPF

Hemonúcleo de Santos

Rua Oswaldo Cruz, 197 - Santos-SP/ Tel: (13) 3223-2860

Segunda a Sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriado)

Testes

A mãe, o pai e a irmã de Yasmin fizeram os testes para saber se há 100% de compatibilidade, já que o caso é raro e ela teve uma recaída. O resultado deve sair no fim do mês de janeiro.

 

Sobre o medo de perder a filha, a mãe diz que tem, mas pensa positivo e aguarda a cura da pequena.

 

“Mesmo com muitos enjoos, vômitos e diarreia, ela não se deixa abater, tem uma força que só pode vir de Deus. Ela é forte e corajosa e encanta todos aqui no hospital, com suas brincadeiras e palhaçadas”, comenta a mãe

Tentativa de recorde mundial de embaixadinhas


Toninho da Elétrica, ‘Rei do toques', supera recorde mundial e já se prepara para novo desafio

 

TONI



O atual recorde mundial foi superado. O ‘Rei dos toques’ percorreu 6km em 54 minutos (meta era menos de 1 hora) fazendo embaixadinhas sem deixar a bola cair. A prova, realizada sob os critérios do livro dos recordes, e na presença de testemunhas, aconteceu no Poliesportivo de Cubatão, neste domingo, conforme informou Acontece na semana passada.


Melhor do mundo
Este mês o atleta realiza duas tentativas para superar  recordes de dois ingleses. A primeira foi concluída com êxito neste domingo, quando superou os ‘5,8 km em 1 hora’ de Jhon Farworth. No próximo domingo, 19, ele deverá percorrer 21 km sem deixar a bola cair para superar os atuais 20 km de Matt Wolstenholme: a exigência é menor do que os 22,4 km que ele já atingiu em 13 de fevereiro de 2018 quando assumiu o topo do Ranking Brasil.


Filho de Cubatão
José Antônio Araújo Pereira, é conhecido como Toninho da Elétrica em Cubatão e ‘Rei dos Toques’ em Portugal, onde mora atualmente. Ele veio à cidade natal, onde também é muito popular, para registrar o momento histórico. “Uma alegria ter este momento junto aos amigos, agradeço o apoio da Prefeitura/Semes e de todos os amigos”, diz o atleta.

GUINESS

No Brasil para o grande feito  atleta visitou o Jornal Acontece

Ademário apresenta projeto de ciclovia e combate a enchente na Vila Nova

 

Investimento de R$ 6 milhões inclui obras de infraestrutura, ciclovia no canal da Nossa Senhora da Lapa e reforma de praças

nslvn

 

Nesta segunda (6), às 20h, no Auditório da Paróquia São Francisco de Assis, a Prefeitura de Cubatão apresenta aos moradores da Vila Nova o projeto de obras de infraestrutura no bairro. A intervenção do governo é fruto de recorrentes demandas apresentadas pelos moradores que, há décadas, reclamam por ciclovias e sofrem com as enchentes decorrentes da falta de obras de manutenção e infraestrutura.

 

 

A apresentação será feita pelo prefeito Ademário Oliveira, acompanhado do secretário de Obras, engenheiro Benaldo Melo de Souza, autor do projeto: “Queremos ouvir todas as opiniões para melhorar no que for possível”, convida Benaldo.

 

O investimento total de R$ 6 milhões é fruto de convênio entre Prefeitura e Estado/ Agem e prevê, além da construção da ciclovia de 1,5km da avenida Nossa Senhora da Lapa, a criação de áreas de lazer e a reforma das praças Duque de Caxias e Januário Esteves. Todo o projeto está sendo pensado de forma que, sua execução, paralelamente, enfrente os problemas de microdenagem, combatendo as enchentes no bairro.

 

Com 1,5 km de extensão, o projeto da ciclovia vai interligar as avenidas Nossa Senhora da Lapa e Henry Borden por meio da Rua 13 de Maio, criando uma nova opção de mobilidade aos moradores da Vila Nova.  Ao longo da ciclovia serão criados espaços de lazer: 

Cubatão terá Guarda Civil Municipal

 

Criação do órgão foi autorizada durante sessão extraordinária. Contratação de agentes será feita por meio de concurso público

 

camara cubatao

 

“É um grande passo para a melhoria da segurança na Cidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Jefferson Cansou, após a aprovação do projeto de lei que cria a Guarda Civil Municipal de Cubatão. Com a aprovação e após a sanção do projeto de lei pelo prefeito Ademário Oliveira, a Prefeitura de Cubatão dará andamento nos trâmites necessários para a realização do concurso público para a contratação dos futuros Guardas Civis Municipais (GCM’s).

 

Conforme explica o secretário da pasta, a Guarda Civil Municipal de Cubatão terá 327 GCM’s, que passarão por treinamento específico para a função. “Após a realização do concurso, os aprovados passarão por um curso que vai qualifica-los para as suas funções. É importante ressaltar que o aprovado tem metas a cumprir durante o curso, caso contrário poderá ser dispensado, conforme prevê a lei de criação da Guarda”, comenta.

 

Além do treinamento teórico e prático previstos no curso, que seguirá as normas da matriz curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os futuros GCM’s passarão por avaliação psicológica. “As avaliações psicológicas fazem parte do currículo e são de extrema importância, principalmente em situações de stress que podem vir a ocorrer durante a rotina de um GCM. Ele precisa estar mentalmente preparado para encarar qualquer dificuldade sem colocar em risco a integridade física de qualquer munícipe”, ressalta Jefferson Cansou.

 

O secretário também explica que, nos primeiros quatro anos de existência, os cargos de chefia serão ocupados por pessoas com qualificação para tal função indicadas pelo poder Executivo. A partir do quinto ano, toda chefia deverá ser composta por funcionários de carreira da Guarda Civil Municipal. “Este ponto é necessário para que haja tempo hábil para formar guardas, dar experiência de trabalho e prepara-los para assumir cargos de comando com a capacidade de realizar todas as funções com a excelência que o posto exige”, afirma.

Estado e Município tem 60 dias para contratar empresa para reforma

 

Determinação foi feita pelo juiz Fábio Francisco Taborda após relatório final do IPT sobre o estado da ponte

 

ponte1

 

Governo do Estado e da Cidade de São Vicente terão 60 dias para contratar a empresa que fará a reforma da Ponte dos Barreiros, que está interditada desde o último dia 30 de novembro.

 

A determinação partiu do juiz Fábio Francisco Taborda, expedida após análise do relatório final do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A interdição da ponte foi determinada pela Justiça após o IPT fazer uma vistoria e especialistas apontarem risco de um colapso estrutural.

 

Desde a interdição, Município e Estado pediram que a interdição fosse reconsiderada, mas nenhuma das partes apresentou laudos que garantissem a segurança do equipamento para liberação.

 

O juiz relata na determinação que a interdição da Ponte gera prejuízos aos moradores da Área Continental, ‘chegando a comprometer a dignidade da pessoa humana’, uma vez que o equipamento é trajeto diário de deslocamento das pessoas. Taborda relata também que convênio firmado entre os governos estadual e municipal, que visa a execução de obras emergenciais, servirá apenas para minimizar o problema, sem resolve-lo de forma definitiva. No despacho, o juiz também coloca Município e Estado como responsáveis pela ponte.

 

Verbas

Durante votação da Lei Orçamentária Anual, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta quarta (18), os deputados estaduais aprovaram a liberação de R$ 15 milhões para a reforma da Ponte dos Barreiros. Esse valor será somado aos R$ 4 milhões das emendas parlamentares dos deputados Kenny Mendes (PP), Tenente Coimbra (PSL), Paulo Corrêa Jr. (DEM) e Wellington Moura (PRB), além dos R$ 2,5 milhões destinados pelo deputado Caio França (PSB).

 

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) também articula, junto ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), uma ajuda emergencial para resolver o problema da Ponte dos Barreiros. Por intermédio de Renato Bolsonaro, irmão do presidente, o parlamentar sensibilizou o Governo Federal sobre os inúmeros transtornos vivenciados pela população vicentina desde a interdição da ponte.

 

Desta forma, Coimbra afirma que o presidente determinou que o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, entre em contato com prefeito de São Vicente Pedro Gouvêa (MDB) para discutir a liberação de recursos federais para a recuperação do equipamento.

Fênix decora ônibus e entra no clima em Cubatão!

FENIX2

 

Assim como a empresa faz em todas as suas operações, os usuários do transporte público em Cubatão também podem viajar num ônibus iluminado. É a magia do Natal.

A partir da próxima semana, com a proximidade das festas de fim de ano, o bom velhinho também estará à bordo do ônibus de Natal da Fênix. O Papai Noel vai alegrar a viagem das crianças com muitas balas.

 

Conquista do ano

Considerado um dos principais avanços da cidade neste ano, desde o dia 2 de novembro a Fênix assumiu a responsabilidade do transporte coletivo, em Cubatão, pelos próximos 15 anos, operando inicialmente 15 linhas que atendem os bairros. A nova frota de ônibus é equipada com ar condicionado, internet (Wi-fi), modernos equipamentos de acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Todos os ônibus possuem aplicativos para o usuário acompanhar trajeto e horário através do smartphone. Apesar dos veículos novos, com equipamentos modernos para garantir a segurança e o conforto dos usuários, a tarifa permaneceu nos mesmos R$ 3,40 da empresa anterior.

Governo de SP inaugura novo prédio do Batalhão da PM em Praia Grande

 

O novo prédio que abrigará o 45° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) foi inaugurado nesta quarta, 18, na área anexa ao Litoral Plaza Shopping, único power center de toda a Baixada Santista.

 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito, Alberto Mourão, o governador João Doria e o Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.

 

Para a construção do imóvel, sob administração da Polícia Militar, foram investidos R$ 5 milhões a partir de uma parceria entre a iniciativa privada – que cedeu o imóvel – e a Prefeitura de Praia Grande, que realizou acabamento e ambientação. A construção da nova sede começou no primeiro semestre de 2017 e se estendeu até o início deste mês.

 

“Estas são instalações de primeiro mundo. Um belo exemplo de parceria pra ser seguido por outras empresas”, afirmou Doria.

 

O batalhão abrange toda a cidade de Praia Grande, beneficiando cerca de 320 mil moradores. De janeiro até outubro, o trabalho da unidade resultou em 1,4 mil prisões, recuperação de 360 veículos roubados e apreensão de 62 armas de fogo e 153,7 quilos de drogas.

 

“Quero registrar, mais uma vez, que esta é a melhor Polícia Militar do país. É a Polícia Militar do Estado de São Paulo. E não por avaliação minha, mas pelos indicadores e índices de criminalidade”, finalizou o Governador.

 

Estrutura

Antes da nova sede, o batalhão funcionava em um imóvel no bairro Ocian, locado pela Prefeitura de Praia Grande. O novo imóvel, localizado na avenida Ayrton Senna da Silva, vai proporcionar melhores condições de atendimento à população e de trabalho ao efetivo do batalhão, composto por mais de 350 policiais, com o apoio de mais de 100 viaturas.

 

As novas instalações possuem 1,2 mil m² de área construída. As dependências são divididas entre uma recepção, um auditório, uma sala de educação física, 21 salas diversas, 11 banheiros, cinco alojamentos, uma cozinha, um refeitório e uma reserva de armas.

Guarujá inicia fiscalização para ordenamento das praias

 

46442783084 aae2b6225f w

Visando garantir o ordenamento das praias da Cidade, tendo como foco a próxima temporada, a Prefeitura de Guarujá dá início à Operação Verão. A ação é realizada pelos agentes de fiscalização de Comércio e Posturas, junto com fiscais da Vigilância Sanitária e de Meio Ambiente. A operação contará com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Força Tarefa, ligados à Secretaria de Defesa e Convivência Social.

 

Ao longo da Operação Verão, as equipes farão orientações aos banhistas e ambulantes, além de coibir as práticas não regulamentadas pelo Município, como churrascos, tendas,  circulação de animais na faixa de areia, ambulantes irregulares, som abusivo, tráfego de bicicletas no calçadão e faixa de areia e prática de esportes não permitidos em determinados locais e horários.

 

A fiscalização ostensiva segue durante a temporada de verão, até a terça-feira de Carnaval, monitorando toda a orla de Guarujá – do Guaiúba ao Pernambuco, para garantir, além do ordenamento das praias, a segurança dos frequentadores, a qualidade ambiental e higiene pública.

 

Ônibus clandestinos

Faz parte do escopo da Operação verão, a fiscalização de veículos de turismo  (a partir de nove lugares), que precisam de autorização prévia do para entrar nos limites do Município. Os que ingressarem na Cidade sem a licença afixada no parabrisa estão sujeitos a multa equivalente a R$ 5.010,00. As licenças são expedidas gratuitamente, porém, é preciso seguir regras, no que se refere ao cadastramento prévio do documento do veículo, do motorista, da lista de passageiros, do local de estacionamento e, ainda, das datas e horários de entrada de saída da cidade.

Guarujá realiza mutirão de ultrassonografias no próximo domingo (22)

 

Pacientes farão ultrassonografias de mama, vias urinárias, transvaginal e abdômen; procedimentos irão acontecer na Casa Rosa

 

SG

 

Com o objetivo de otimizar a fila de espera, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde promove no próximo domingo (22), um mutirão de ultrassonografias. Os exames vão acontecer das 8 às 12 horas, no Instituto da Mulher, a Casa Rosa, que fica na Rua Quinto Bertoldi, 5, na Vila Maia.

No total serão atendidos 40 pacientes já munidos de encaminhamento da rede municipal de saúde, que realizarão ultrassonografias de mama, vias urinárias, transvaginal e de abdômen. 

Programa “Criando Oportunidades” encerra o ano com muita música e dança 

 

Já está tudo pronto para as apresentações musicais de final de ano e encerramento das atividades do Programa “Criando Oportunidades”. Vai ser nesta sexta (13), a partir das 18 horas, no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº).

Será uma noite especial, onde os alunos da Banda Marcial Infantil e do Programa Banda Escola (BEC) mostrarão tudo que aprenderam durante o ano. Haverá apresentação de dança, turmas de saxofone, flauta transversal, fagote e muito mais. Vale a pena conferir e prestigiar o talento dos nossos jovens músicos e bailarinas (veja programação abaixo).

O Programa Criando Oportunidades é uma realização da Associação Amigos da Banda Marcial de Cubatão (Asabamc).  O Programa BEC é coordenado por Éder Crispim. Já a Banda Infantil é regida pelo maestro Willians Duarte.

Apresentações – A dança do Programa BEC, dividida nas turmas de jazz infantil e intermediário, traz montagens dos coreógrafos Beatriz Pinheiro e Claudionor Alves.

As turmas que estudam clarinete e fagote se apresentam juntas com temas natalinos, assim como o pessoal de saxofone. Estudantes de flauta transversal apresentam clássico da MPB com “Rosa”, de Pixinguinha. A criançada da musicalização infantil traz a história “O Natal da ovelha de Maria” com participação dos alunos de Flauta, Saxofone, Fagote e Clarinete.

A Banda Marcial Infantil vem com temas pedagógicos como “Família Adams”, “ Temas Infantis” e “Jingle Bells”.

Aluno de Cubatão é medalha de ouro em olimpíada de matemática

 

Gabriel foi o único aluno da região a ganhar o principal prêmio da competição

 

MEDGAB

 

O aluno Gabriel da Costa Gomes Pivato, do sétimo ano da UME Mario de Oliveira Moreira, no Vale Verde, recebeu a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no início do mês.

Além de mostrar muito conhecimento, o aluno pode ser visto como um pequeno guerreiro, que não desiste e que usa as adversidades ao seu favor. Em 2018 ficou com a medalha de bronze nesta mesma competição, já em 2019 não foi muito bem na primeira fase, mas manteve-se focado tendo o apoio da equipe de professores e familiares, demonstrando mesmo com a pouca idade, pois tem apenas 12 anos, maturidade suficiente para alcançar o seu objetivo.

 

Com a conquista da Medalha de Ouro, Gabriel no próximo ano, já que foi medalhista em 2018, continuará a sua participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral, ação que ocorre em universidades sendo oito horas de estudos quinzenais, saindo do ambiente escolar visando ampliar seus conhecimentos e permanecerá no Programa de Iniciação Científica e Mestrado e recebendo bolsa por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

 

Demonstrando ser um verdadeiro celeiro de alunos brilhantes, a UME Mario de Oliveira Moreira, ainda teve a aluna Jaqueline Carregosa Oliveira do 6° ano recebendo a Menção Honrosa e o aluno Nathan Willian Campos do 7º ano recebendo a Medalha de Prata. Para o professor de matemática da unidade Laurindo Massambani Neto, que faz parte do Programa OBMEP na Escola, se diz extremamente orgulhoso em contribuir para a conquista de seus alunos, coroando o trabalho e o empenho de cada um deles. “esta é a primeira vez, que tenho contato com um medalhista de ouro. É um resultado incrível, pois o Gabriel tirou dos obstáculos forças para vencer, fiquei muito feliz e espero que prossigam amando a matemática”, declarou.

 

“Estudei bastante com o apoio dos professores, crescendo muito neste período; essa medalha significa muito para mim, pois mostra que todo o esforço teve resultado. Agradeço aos professores da UME Mario de Oliveira e aos meus pais também, e pretendo continuar estudando agora com o auxilio do PIC e seguir vivendo novos desafios, tudo isso vai ser bem legal”, comemorou Gabriel.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Eskimó Sorvetes de casa nova

 

ESKIMÓ

 

São Pedro abençoou e a Eskimó Sorvetes inaugurou na manhã do último sábado (7), com sucesso de público, preço baixo e recheada de novidades.

 

Na programação, distribuição de sorvetes, sorteio de brindes e muita animação.

 

Famosa pelo preço baixo e alta qualidade, a nova loja promete ainda mais inovação e interação com o público, trazendo sorvetes a partir de 0,45 centavos no atacado e 0,75 no varejo.

 

‘Além do consumidor final que tem acesso direto às vantagens de preços, os valores de atacado são ótima opção para quem quer aproveitar o verão e revender para fazer uma renda extra ou melhorar o fluxo do seu comercio’, comenta o casal Eskimó Marina e Raphael.

 

Com estrutura de ponta e preço de fábrica a Eskimó Sorvetes fica na Avenida Martins Fontes, 790 – Vila Nova.

 

Vale a pena conhecer e ‘curtir o verão com muito Eskimó’.

Bom Prato de Cubatão é aprovado em vistoria técnica

 

Na manhã da última terçaa (3), a secretária de Desenvolvimento Social do Estado Célia Parnes realizou visita técnica às obras do restaurante popular Bom Prato, que está sendo instalado em Cubatão pelo governo de São Paulo em parceria com Prefeitura e cuja inauguração está confirmada para o próximo dia 18.

BPA2

Célia afirmou que a unidade cubatense apresenta alguns avanços com relação a outras unidades do Estado. Destacou o fato de já ser inaugurada com sistema de climatização; de possuir pré-câmaras de refrigeração (o que assegura mais segurança na preservação dos alimentos) e de contar com uma praça de convivência ao lado do prédio. Célia Parnes ressaltou, ainda, a qualidade do acabamento, a modernidade dos equipamentos técnicos, além das boas condições de acessibilidade.

“Essa unidade atende, com louvor, à filosofia do projeto Bom Prato, existente há 20 anos, que vai além da questão alimentar, de simplesmente fornecer refeições a baixo custo. Ela assegura que isso seja feito com dignidade e que represente um instrumento de cidadania”, disse.

O prefeito Ademário Oliveira, que acompanhou a visita técnica, disse que Cubatão merece um restaurante popular com tal categoria”. Nossa cidade é uma das que mais sofrem com a atual crise econômica do País. O Bom Prato vem atenuar as dificuldades principalmente dos trabalhadores desempregados  e suas famílias”, afirmou.

Ao custo de R$ 1,1 milhão, o restaurante foi instalado no prédio da antiga cozinha da comunidade (Rua Cidade do Pinhal, s/nº, Centro), que estava abandonado havia 10 anos e foi praticamente refeito pela Construtora Allan Eirelli Ltda, contratada pela Prefeitura mediante concorrência pública.

Ali serão fornecidos diariamente 1.200 almoços, ao preço unitário de R$ 1, e 300 cafés da manhã (R$ 0,50 cada), sendo que crianças de até 6 anos de idade não pagam. A implantação e administração do restaurante estarão a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Vidas Recicladas, contratada diretamente pelo Governo do Estado.

Alunos da São Judas protestam em Cubatão

 

SAOJU

 

Alunos da Faculdade de medicina da São Judas, Campus Cubatão, pretendem fazer uma série de manifestações, no sentido de sensibilizar a direção da unidade. A principal queixa é o aumento da mensalidade que, segundo eles é ‘quase o dobro da inflação’.

O grupo que acionou a reportagem de Acontece posou para foto na frente da unidade de ensino e partiu em protesto para o centro da cidade, nesta terça (03). Eles acusam a direção de arbitrariedade e falta de diálogo, insistindo no ‘aumento abusivo’. O grupo disse à reportagem que as manifestações devem se intensificar até a Faculdade ‘entender o caminho da negociação’.

Pré Copa SP começa hoje em Cubatão

 

PRECOP2

 

Começa hoje (02) e vai até o dia 12 de dezembro a  Pré Copa SP de futebol (sub 19), que este ano está sendo realizada em Cubatão, conforme divulgou Acontece na semana passada.


Na tarde deste domingo representantes das equipes e alguns dos jogadores alojados em Cubatão participaram da cerimônia de abertura do evento.

São 32 equipes de 8 estados somando 1200 participantes hospedados em nossa cidade, que serão atendidos por restaurantes, padarias, lojas esportivas, entre outros.

  

"É importante promovermos eventos de médio e grande porte que contribuem significativamente com o desenvolvimento econômico da cidade.  Agradecemos o Prefeito Ademário de Oliveira, o Vice-presidente da câmara Anderson de Lana e a Equipe Semes pela presença na reunião de apresentação das equipes", disse o secretário de Esportes Ronald Lopes.

 

PRECOP1

Audiência Popular sobre Saneamento aprova plano com a Sabesp para o período 2019-2049 em Cubatão

 

Audiência pública para conhecimento e possíveis melhorias do Plano Municipal de Saneamento foi encerrada às 20h30

 

WhatsApp Image 2019 11 22 at 21.55.49

 

População e representantes da comunidade, incluindo o vice-prefeito Pedro Sá e os vereadores Rafael Tucla e Toninho Vieira, aceitaram o documento elaborado e aprovado previamente pelo Conselho Municipal de Saneamento. Tucla fez uma avaliação crítica no início dos trabalhos, mas defendeu que município firme o contrato logo para começar a recuperar a capacidade de investimentos da Sabesp.

 

O secretário do Meio Ambiente, Halan Clemente, coordenador da audiência pública, recebeu 5 questões dos presentes por escrito. Uma para saber se a Sabesp pretendia captar água do aquífero Pré-Cambriano. Outra se havia projeto para intervir e proteger áreas de preservação ambiental. A terceira sobre a adesão do município ao programa Água Legal, para beneficiar submoradias.


Outras duas destacavam a preocupação com a drenagem do Jardim São Francisco, em função de enchentes no bairro. Ficou clara que essa demanda é de responsabilidade da Prefeitura.

 

O próximo passo agora é a aprovação de lei instituindo o Plano Municipal de Saneamento e envio à Sabesp, para que ela elabore o contrato com o seu plano de investimentos 2019-2049. Quando o contrato estiver pronto ele será submetido à consulta e audiência pública, antes de ser assinado pelo prefeito Ademário Oliveira e o governador João Dória.

 

Com a assinatura de Cubatão, completa a adesão dos 9 municípios da Baixada Santista, aos serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos pela Sabesp.

 

Evento aconteceu na noite desta sexta (22), no auditório da Câmara de Cubatão.

Ademário anuncia ‘novo Casqueiro’

 

Obras da Prefeitura para remodelação do bairro começam no mês que vem, divididas em quatro etapas

 

Vem aí um ‘Novo Casqueiro’. É o que garante o projeto que será apresentado aos moradores neste domingo (24), em evento realizado pela Prefeitura, a partir das 14 horas, na Praça da Independência.


O projeto prevê a remodelação do bairro e será desenvolvido em quatro frentes: construção de um novo viaduto na entrada do bairro; reurbanização em toda a orla do Rio Casqueiro; construção de três píeres e remodelação do sistema viário do Parque São Luís, perto da unidade da Ambev, onde haverá, além de adequação das pistas, implantação de um pátio para estacionamento de caminhões.


De acordo com a Prefeitura, a remodelação do bairro tem o propósito de valorizar o potencial turístico e melhorar as condições de vida dos moradores do bairro, propiciando-lhes mais espaços de lazer e de mobilidade urbana.


As obras do projeto devem começar no mês de dezembro e tem previsão de conclusão em 18 meses. O valor investido na remodelação do bairro é de R$ 53 milhões de reais.
Veja o que será construído no Novo Casqueiro:

 

Parque linear
Contará com novos equipamentos esportivos, de convivência e de lazer e a remodelação do sistema viário. Haverá ainda a reurbanização de praças; repavimentação de ruas e avenidas; implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, além de reformas nas existentes.


A nova estrutura, que será montada ao longo da Avenida Beira Mar, beneficiará os moradores também quanto à segurança. Serão construídos novos postos para a Polícia Civil e Militar e um para a Delegacia da Mulher. Todo o sistema de iluminação será modernizado. Será feito, ainda, um centro de convivência e o espaço hoje chamado de Canto dos Aposentados será reestruturado e ampliado. A Praça Independência passará por reformulação, ganhando novos pisos, nova iluminação e novos equipamentos de lazer.


O núcleo Ponte Nova, que tem hoje duas ciclofaixas, ganhará mais três, facilitando o acesso aos demais pontos abrangidos pelo Parque Linear.

 

Avenida Beira Mar

 

 

Píeres
Os três píeres serão construídos perto da Praça Independência; no Jardim Caraguatá (imediações do viaduto da Rodovia Imigrantes) e no Jardim Nova República. Além de servirem para atracação de embarcações de lazer, servirão como espaços de convivência, dotados de quiosques, área para pesca recreativa, entre outras atividades.


No Jardim Caraguatá, as obras preveem, no entorno do píer, a implantação de dois campos de futebol, pista de skate, quadra esportiva e duas praças. A interligação do bairro com o centro do Jardim Casqueiro será melhorada. A Avenida Metalúrgico Ricardo Reis, que une os dois núcleos, ganhará nova pavimentação e a ciclovia, hoje precária e estreita, será alargada ganhando sistema de iluminação própria e guardrails de proteção, separando-a do leito carroçável.

 

Viaduto
O novo viaduto ligará a Avenida Joaquim Jorge Peralta ao anel viário Mário Covas, facilitando o acesso e saída do bairro. Essa obra faz-se necessária porque o complexo viário, construído pelo Governo do Estado, embora tenha melhorado o fluxo de taráfego na Via Anchieta e acessos à Rodovia dos Imigrantes, não reduziu, de maneira significativa, o isolamento do bairro.

 

Sistema viário
As obras de remodelação do sistema viário, perto da marginal da Anchieta, no entorno da unidade da Ambev, Parque São Luís, terão como principal equipamento um pátio para estacionamento de caminhões. Atualmente, veículos de grande porte ficam espalhados pelas várias ruas do bairro, criando problemas de circulação e outros inconvenientes, como derrames de óleo, abandono de peças e ferragens e danos nas vias públicas.


Os projetos preveem, também, a repavimentação de ruas e avenidas.

 

Pavimentação Casqueiro Marcus Cabaleiro

Créditos da Translíder só valem até dia 1º

 

Os usuários do transporte municipal de Cubatão precisam ficar atentos: os créditos do cartão transporte, migrados da Translíder só valem até o próximo dia 1 de dezembro. A Viação Fênix é a nova operadora do transporte da cidade, desde o dia 2 de novembro.

 

Conforme o Edital da Concorrência Pública nº 02/2018, os créditos da antiga operadora poderão ser utilizados até o dia 01º de dezembro deste ano, sendo que após essa data todas as questões relativas a tais créditos tarifários deverão ser esclarecidas pela CMT, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelos telefones 0800 771 1194/ 3362-5600

Guarujá adquire equipamento que permite diagnóstico precoce de perda auditiva

 

Não há mais necessidade de deslocamento para outras cidades da região; agora, munícipes podem realizar exames no ARE, que fica na Vila Júlia

 

49060892372 9710c35c93 w

 

Guarujá agora dispõe de novo aparelho para exames auditivos. Trata-se do Brainstem Evoked Response Audiometry (BERA), equipamento que permite a identificação da perda auditiva em adultos e crianças, com atenção especial para recém-nascidos.

 

O aparelho já está em uso no Ambulatório de Referência em Especialidades (Rua Marivaldo Fernandes, 01 – Vila Julia), das 7 às 18 horas.

 

Adquirido por meio de emenda federal, o BERA é capaz de identifica perda auditiva desde os recém-nascidos até idosos. Anteriormente, os pacientes que necessitavam do exame eram direcionados para outras cidades da Região e, agora, os moradores já realizam o exame no Município com encaminhamento de otorrinolaringologistas e/ou pediatras da Rede Municipal de Saúde.

O exame é indolor, não invasivo e capaz de identificar a integridade das vias auditivas, desde a orelha interna até o córtex cerebral, além de outros problemas como tumores, por exemplo. Em crianças, o exame é feito durante o sono.

Quando o paciente está o mais relaxado possível, são colocados fones de inserção e eletrodos na testa e atrás das orelhas. O nervo auditivo e as estruturas do tronco encefálico são ativados pelos estímulos sonoros, gerando pequenas ondas de eletricidade captadas pelos eletrodos, que são registradas no equipamento.

A fonoaudióloga da rede municipal de saúde ressalta a importância do aparelho para realização do diagnóstico em recém-nascidos. “A identificação da perda de audição, ainda nesta etapa, nos permite acompanhar e iniciar o tratamento precoce com os bebês”.

A profissional ressalta que são indicados para o exame apenas bebês que apresentem risco de perda auditiva. Para isso, são analisados fatores como: baixo peso, nascimento prematuro, infecções passadas pela mãe durante a gravidez (como sífilis), permanência em UTI, utilização de oxigênio e antibiótico, hereditariedade, quimioterapia, traumatismo craniano, anomalias envolvendo a orelha e osso temporal e quando o bebê falha no teste da orelhinha.

Com o recurso também foram adquiridos um audiômetro (que identifica o tipo e grau de perda auditiva) e um imitanciômetro, que faz avaliação da orelha média, permitindo verificar alterações, como as infecções de ouvido (otites).

Nova Estação das Artes eterniza Alessandra Palucci

 

ALEPMAE1

 

“Nós governantes, diante da postura que o cargo exige, temos que controlar as emoções. Mas, em momentos como este, a voz do coração fala mais alto que a liturgia do cargo e se torna impossível controlar o sentimento que transborda do coração”, disse o prefeito Ademário, ao conter o choro, na cerimônia de inauguração da Nova Estação das Artes denominada Alessandra Palucci. Com a Voz embargada o prefeito evidenciou a importância da bailarina, ícone no cenário cultural da cidade.

A mãe de Alessandra, Irma Palucci, recebeu uma réplica da placa inaugural das mão do prefeito que teve que ampará-la, diante da forte emoção: “Entregamos nesta data a nova Estação das Artes – um espaço histórico e fundamental para o desenvolvimento da cultura em Cubatão. Esta é uma homenagem a Alessandra Palucci, nossa amada e eterna bailarina, que dedicou toda a sua vida à arte de nossa cidade e contribuiu na formação de centenas de crianças e jovens cubatenses, nos deixando um legado de amor, dedicação e pioneirismo. Um artista nunca morre; vive para sempre em sua arte”.

Banho de lágrimas

Um dos discursos mais comoventes foi de Alessandro Cajé, esposo da  bailarina,  que falou de seus 29 anos de vida em comum, a começar pelo dia em que se conheceram, quando participavam de uma apresentação da Companhia de Teatro Amador de Cubatão (Cotac). “Desde aquela época, ela falava de seu sonho de não só dedicar-se à dança, como bailarina, mas de viver dessa arte. E acabou realizando-o. Agradeço a homenagem que lhe é feita. Em tais  circunstâncias, entretanto, não gostaria que este ato ocorresse. Gostaria, sim, de estar de mãos dadas com ela, hoje”.

CAGÉ

A artista plástica e professora Gilda Alves Ferreira Coelho, que dirigiu a Estação das Artes desde 1999, também se emocionou-se. Ao lado de Julieta dos Santos Wisinesvisk, uma das pioneira do Espaço. “Agradecemos aos que acreditaram em nosso trabalho. Nunca deixamos de acreditar, como Alessandra, que a arte vai além de quatro paredes. Vai até os nossos corações”.

“Estou emocionada porque eu e Alessandra construímos uma caminhada conjunta na arte e na dança”, lembrou a colega Vanessa Toledo, atual secretária municipal de Cultura

ALEVANESS

A Companhia de Dança de Cubatão fez uma homenagem à Alessandra, apresentando uma coreografia especialmente idealizada por Zeca Rodrigues. Apresentaram-se, também, o corpo coreográfico da Banda Marcial de Cubatão e o coral Zanzalá.

Era visível a dificuldade dos artistas em conter a emoção durante as apresentações, finalizadas entre lágrimas: um bálsamo de doce odor, que se elevou à memória do nome, considerado por muitos ícone da cultura local, agora eternizado, na fachada do principal espaço artístico da cidade.

Obras – A Estação das Artes, cujo prédio foi encontrado abandonado e deteriorado, no início do atual governo, foi totalmente reformada, ganhando nova pintura, reforma das redes elétrica e hidráulica, recuperação de telhados e estruturas metálicas, além de contar com mais 300 mIl metros quadrados de pisos em seus espaços externos. A reforma, a cargo da empresa Cesari, custou R$ 265 mil.

O diretor-executivo do Grupo Cesari, HeberBorlenghi, discursou. “Essa é uma obra pela qual tivemos especial carinho. Pedimos a todos que irão usufruir dela que cuidem de sua manutenção”. Também falou o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Alves Moreira (Roxinho), que parabenizou a todos os idealizadores e responsáveis pelo projeto.

Câmara de Cubatão autoriza contrato com a Sabesp

 

A assinatura do contrato de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos prevê novos investimentos de cerca de R$ 320 milhões

ROXINHO CÂMARA

 

A Câmara Municipal de Cubatão aprovou projeto de lei que autoriza o prefeito Ademário Oliveira (PSDB) a assinar o contrato da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para a prestação de abastecimento de água e esgotamento sanitário por mais 30 anos. O projeto, votado nesta sexta-feira (8), foi aceito pela grande maioria dos vereadores que compõem o Legislativo. Apenas Toninho Vieira (PSDB), que vem anunciando que mudará de partido, votou contra, e Anderson de Lana (PRB) faltou.

 

SABESP RUA NOVA

 

Cubatão está sem contrato com a Sabesp desde 2007 e mesmo assim a empresa vem cuidando dos serviços de água e esgotos na cidade, sem interrupção. Além disso a empresa do governo do Estado garante que, atualmente, abastece 100% das residências regulares de Cubatão e coleta 78% dos esgotos destes endereços, sendo que 100% do volume que é coletado passa por tratamento antes da disposição final.

 

Vila Esperança e Vila dos Pescadores

            Vila dos pescadores                                                            Vila Esperança

 

A Sabesp é proibida por lei de implantar redes ou oferecer serviços em locais onde não há a devida regularização fundiária, o que é uma responsabilidade da administração municipal. Contudo, durante o processo de negociação com a Prefeitura, para o contrato autorizado pela Câmara, a Sabesp ajudará a legalizar as áreas de Vila Esperança e Vila dos Pescadores.

 

Para continuar atuando em Cubatão a Sabesp deve investir mais R$ 320 milhões até 2048. O contrato e o plano de investimentos da empresa serão detalhados à Prefeitura e à Câmara de Vereadores a partir da próxima semana. Esses dois documentos ficarão à disposição da população em consulta pública nos sites dos poderes Executivo e Legislativo.

 

Além dos bairros citados, ainda irregulares, a Sabesp atenderá também o Vale Verde e o bairro urbanizado pelo Estado, Cota 200.

 

Outro fator positivo será a negociação da dívida que a Prefeitura tem com a Sabesp, de cerca de R$ 93 milhões, tirando juros e multas, e parcelando o montante em até 360 meses. Nessa negociação a Sabesp acertará também a sua dívida com o município, de impostos municipais - IPTU e ISS.

 

Onda Limpa e recuperação de vias

Na última década a Sabesp investiu mais de R$ 75,5 milhões na expansão e melhorias do sistema de distribuição de água na cidade. Só para ampliar o acesso às redes de esgotamento foram aproximadamente R$ 192,2 milhões, principalmente por meio do Programa Onda Limpa, que elevou o acesso o acesso ao sistema de coleta pública de esgotos de 34% aos atuais 78%, de 2007 pra cá.

 

A companhia possui projetos para universalizar o saneamento em Cubatão. As obras fazem parte do contrato de prestação de serviços no município pelos próximos 30 anos, que a Câmara acaba de aprovar.

 

Entre as obras que irão ocorrer durante o novo período de concessão estão a perfuração de mais um poço e a implantação de um novo reservatório de água, além da ampliação da estação de tratamento de esgotos.

 

A Sabesp já licitou e está realizando obras em 12 mil metros quadrados de vias publicas danificadas por obras antigas e recentes, e deve contratar outros 158 mil metros quadrados (em fase de licitação), perfazendo um investimento de R$ 32 milhões, também para recuperação de ruas, avenidas e drenagem de vários bairros e principalmente do Jardim Caraguatá.

 

Plano de Saneamento

Na próxima quarta (13), às 18h, no anfiteatro da Câmara, está prevista uma audiência pública para conhecer o Plano Municipal de Saneamento, que é o documento mais importante para orientar o desenvolvimento e as prioridades da comunidade em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos nos próximos 30 anos. Esse plano poderá ser atualizado em até 4 anos, e a cada 4 anos, além do próprio contrato em questão. Esse evento é aberto a toda a comunidade.

216 moradias são entregues no Jardim Anchieta

 

 Entrega CDHU Marcus Cabaleiro

 

Em uma solenidade carregada de emoção, o prefeito Ademário Oliveira entregou na tarde da última terça (5), em parceria com o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, as chaves dos 216 apartamentos às famílias do bairro da Água Fria. Essas famílias ficaram desalojadas em decorrência das enchentes que atingiram a região nos anos 2011 e 2016.

Construídos em quatro torres que já alteram o cenário da cidade apontando para o “futuro da verticalização”, nas palavras de Ademário Oliveira, os apartamentos foram imediatamente aprovados pelos novos proprietários que já os receberam com a certidão de propriedade registrada em cartório, como determina a nova política da CDHU. Até a entrega dos apartamentos, as famílias receberam auxílio-moradia de R$ 400,00 pagos pela companhia estatal com complemento da Prefeitura de Cubatão.

Não somente a qualidade e o acabamento dos prédios que compõem o “Conjunto Habitacional Cubatão B” foram aprovados pelos novos proprietários, mas também a excelente localização no Jardim Anchieta (Rua Marly Alves Pereira, s/nº), parte central da cidade.

Após a entrega das chaves o secretário de Estado e o prefeito, acompanhados das autoridades, proprietários e populares fizeram uma visita técnica aos apartamentos. Entre as autoridades presentes, secretários municipais  e vereadores de Cubatão, representantes da CDHU e o deputado estadual Paulo Correa.

Emoção – A entrega das chaves dos modernos apartamentos foi uma sucessão de lágrimas, sorrisos e pulos de alegria de famílias inteiras que, desde as enchentes de 2011 e 2013, não perderam a esperança de realizar o sonho da casa própria.

Dentre os mais emocionados, Ademário Oliveira agradeceu ao governador João Dória pela atenção dedicada a Cubatão e relembrou o Programa Serra do Mar, do governo do Estado de São Paulo, que removeu mais de 20 mil famílias e que “salvou muitas vidas e lhes deu a dignidade, representada pela casa própria”, finalizou.

Otrantur inaugura nova loja para recarga em SV

 

Prefeito Pedro Gouvêa descerrou a placa ao lado do diretor operacional Ronaldo Marazul

 

O novo sistema de transporte da cidade de São Vicente começa a operar na segunda quinzena deste mês e para facilitar esta transição a empresa de ônibus Otrantur inaugurou a loja da SV Card, na Rua Frei Gaspar 1139 – Centro, próximo ao Saint Gobain. A cerimônia, na manhã desta sexta (01), contou com a presença do prefeito de São Vicente, representantes da empresa e autoridades.

 

Vale Transporte

Os créditos remanescentes nos cartões de vale transporte, comum e escolar só poderão ser transferidos para os novos cartões da Otrantur SV Card após o início das operações. O usuário deve comparecer à loja da SV Card.


Para aqueles que querem fazer um novo cartão, basta ir até a loja trazendo comprovante de identidade e CPF.

 

Escolares

Para os cartões escolares será utilizada a base de dados existente nas cooperativas, os novos cartões poderão ser retirados a partir do início de operação das novas linhas, para o estudante fazer a troca, basta o titular levar seu cartão antigo e um documento original com foto. Um novo cadastro será feito a partir do próximo ano.

 

Idoso

O cartão sênior para idosos entre 60 e 65 anos irá seguir a lei complementar 925/2018 que garante aos portadores de necessidades especiais e idosos com mais de 60 e menos de 65 anos direito à gratuidade de 2 passagens por dia. O aumento desta cota deverá ser requerido junto à Concessionária dos serviços de transporte público por ônibus do município.

Para os idosos com mais de 65 anos que querem fazer o cadastro, basta ir em uma das unidades do Cecom ou ir até a loja comparecendo munido de identidade e comprovante de residência em São Vicente.

 

Especial

Os usuários de cartão especial, atualmente em uso nas linhas da BR Mobilidade, terão seus cadastros transferidos para a Otrantur – SV Card. Os interessados poderão comparecer para captura de imagem e recebimento do novo cartão a partir de 01/11/2019. Novos beneficiários deverão obedecer á legislação em vigor e seus cadastros dependerão de parecer do Poder Público.

 

Haverá integração temporal de 1 hora entre as linhas do sistema urbano, de acordo com as seguintes limitações:

 

Há integração:

- entre linhas do continente e da ilha e vice-versa

- entre todas as linhas e as circulares Praia e Tambores

-entre todas as linhas e a linha 205 – Shopping Litoral Plaza/Japuí

-entre todas as linhas e as linhas noturnas

- entre linhas de bairros não adjacentes na ilha. Exemplo: Vila Margarida pode ser integrada às linhas do Jóquei

 

Não há integração:

- na mesma linha ou mesmo veículo, ida ou volta

- entre as linhas circulares Praia e Tambores

- entre as linhas regulares do continente

- entre linhas de bairros adjacentes. Exemplo: linhas De Tancredo Neves não podem ser integradas à Pompeba nem à Náutica III.

Para maiores informações, acessar ao site: https://www.otranturtransportes.com.br/

Conselho Municipal da Comunidade Negra toma posse em Guarujá

 

Mandato dos novos conselheiros será por dois anos

 

Na última sexta (25), o prefeito, Válter Suman, deu posse aos representantes da sociedade civil e do governo, no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra para o biênio 2019/2021. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800- 5º Andar).

 

Participaram do evento membros de diversos segmentos raciais e étnicos da Cidade. Na oportunidade houve apresentações culturais dos grupos Afroketu, Comunidade Cigana e Liga Municipal Guarujaense de Capoeira.

 

“É um orgulho dar posse a esse Conselho que luta para promover a Comunidade Negra, rompendo com toda a discriminação. Hoje estamos fortalecendo laços e exercitando essa comum união”, afirmou o prefeito Válter Suman.

 

PRET4

 

A secretária de Relações Sociais, Thaís Margarido, ressaltou a importância do respeito à igualdade dos direitos. “Hoje damos mais um passo para construção de uma Cidade cada vez melhor, baseada na igualdade e equidade. Na igualdade todos têm os mesmos direitos e na equidade é permitido que todos cheguem a atingir os mesmos direitos sem qualquer distinção”, ressaltou.

 

O assessor de políticas públicas para a Igualdade Racial, Carlos Eugênio, destacou as conquistas nestes últimos dois anos, entre elas o Plano Municipal da Igualdade Étnica e Racial, Semana da Igualdade Racial e as Medalhas Tereza de Benguela e Medalha Zumbi dos Palmares (honraria as pessoas que se destacam na luta pela igualdade racial).

 

 

bem estar

Mayra Ramos promove ‘Atleta Campeão’ em Santos

Maior evento de treinamento mental para atletas do mundo, também contará com a presença vip da estrela cubatense Melissa Passarelli, a ‘Menina do Laço’, da Seleção.

Cerca de 800 pessoas participam neste sábado (26) das 9h às 21h, do Atleta Campeão, curso de treinamento mental esportivo, conduzido pela santista e ex-atleta da seleção brasileira de patinação artística, Mayra Ramos

O treinamento, no Bourbon Santos Hotel, é voltado para atletas e profissionais envolvidos com esportes, e abordará, entre outros temas, o desenvolvimento de técnicas para alcance de alta performance e captação de patrocínio.

Entre as principais atletas da modalidade no país, na sua categoria, a cubatense Melissa Passarelli, fará presença vip no evento, e gravou vídeo (https://youtu.be/HYXZm0Nv9tE), esta semana, evidenciando a importância do evento.

Para outras informações sobre o evento (13) 97410-9725.

 

espaçoacontecegif001

5º Festival "Revelação" de Judô

 

O festival acontece no próximo domingo (27), às 8h30, no Centro Esportivo Armando Cunha (Av. das Américas, 550- Jd. Casqueiro), Cubatão. 

Organizado pela Equipe Cubatense de Judô, o evento tem como objetivo a iniciação das crianças dentro de um ambiente esportivo.

Por meio do evento, a Comissão de Pais quer arrecadar fundos para as competições dos atletas.


Academias de Cubatão e região também vão participar.

 

WhatsApp Image 2019 10 24 at 22.43.46

 

 

 

 

 

Cidade avança em serviços

públicos e habitação

 

Os dois principais símbolos de abandono na cidade estão sendo entregues à população

 

 WhatsApp Image 2019 10 17 at 09.31.58

O prédio do ‘antigo futuro teatro’, virou um Centro de Alta Complexidade com atendimento de hemodiálise, oncologia e câmara hiperbárica, que deve ser entregue até o final deste ano. A Fundação São Francisco Xavier, que assumiu o Hospital Municipal já reformou o prédio.

 

POLISITE

O prédio abandonado do Edifício Castro será reformado num projeto que vai oferecer unidades habitacionais que serão financiadas para funcionários públicos e munícipes que pagam aluguel na cidade.
No térreo foi inaugurada a nova Policlínica que oferece: acupuntura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia de cabeça e pescoço, endocrinologia, oncologia, ortopedia, neurologia, gastroenterologia, proctologia, nutricionista, dermatologia e oftalmologia. Salas de eletrocardiogramas, retossigmoidoscopia e testes ergométricos.


Também há espaço para concessão de passe livre/isenção de tarifa de transporte público, curativo vascular e três farmácias públicas: de medicamentos de alto custo, básicos e psicotrópicos.


 HABITAÇÃO

PREDSITE

As torres no Centro de Cubatão já estão prontas. De acordo com a CDHU, está sendo finalizada a emissão dos documentos para entrega das unidades aos novos moradores, dentro do projeto de recuperação ambiental Serra do Mar.


Há outros projetos na área em andamento como a reurbanização da Vila Esperança, com a construção de 3226 apartamentos e a consolidação de outras 179 moradias já existentes. A primeira etapa, que engloba a construção de 800 apartamentos, está em fase de preparação do solo.


Na Vila dos Pescadores, serão 674 unidades habitacionais, cujo projeto técnico está pronto e aguarda recursos do PAC.


Além desses, existem projetos para a construção de 720 moradias na Ilha Caraguatá (destinadas a moradores da Água Fria); 150 apartamentos no Conjunto Afonso Schmidt (destinado aos moradores da Vila Mantiqueira) e 180 apartamentos no Jardim Anchieta (destinados a moradores da Vila Noel).


Dentro do programa voltado para servidores e munícipes que pagam aluguel, além do Castro (matéria acima), projeto que prevê a construção de 1600 moradias, no Casqueiro, já foi apresentado a uma incorporadora interessada na parceria e está em fase de estudos.


NOVAS ESCOLAS

UME Ulysses Guimarães Foto Marcus Cabaleiro 5

Está previsto para este ano o início das obras de três unidades escolares: Jardim Nova República (do ensino infantil ao técnico); Vila dos Pescadores (infantil ao fundamental) e Vila Esperança/Vila Natal (infantil ao fundamental).


Nesta segunda-feira (21) a UME Ulysses Guimarães será entregue com a parte estrutural e acabamento totalmente reformada. Foi trocado telhado e sua respectiva estrutura, janelas, portas, pisos, parte elétrica e hidráulica, pintura e mobiliário.


 NOVO TRANSPORTE PÚBLICO

 OOOO

Falta pouco para Cubatão ter um novo transporte municipal: começa em 2 de novembro, com o mesmo valor da passagem: 49 veículos novos com wi-fi e ar condicionado. Terá integração com ônibus intermunicipais, VLT e transporte alternativo e aplicativo de monitoramento do tempo de espera de ônibus em tempo real.


A Fênix já está fazendo o cadastramento do bilhete eletrônico para os usuários, na Galeria Angelina, no Centro.


REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

ADS 

A administração do prefeito Ademário pretende entregar 4038 escrituras, até o ano que vem. Nos dois primeiros anos do governo, foram entregues 160 títulos no Jardim Real e 1080 no Jardim Nova República. Além disso, foram entregues mais 330 títulos na primeira etapa da regularização da Vila São José, faltando 45 para a conclusão da primeira etapa de regularização do bairro. Ainda serão beneficiados os  bairros: Cota 200 (806 moradias); Nhapium, São Pedro e São Benedito (Ilha Caraguatá); Vila Natal e Conjuntos Imigrantes I e II (Bolsão 9)


ENCHENTE NA VILA NOVA

Está em fase de licitação as obras de revitalização do canal da Avenida Nossa Senhora da Lapa: limpeza do canal e sistema de drenagem para evitar enchentes. Obras devem começar no final de novembro.

 

BOM PRATO

 

Obras estão em fase de acabamento para serem entregues no fim deste ano. Fica na rua Cidade de Pinhal, no Centro.

 

 

Melissa Passarelli é campeã na Mercosul

 

ACAF

 

A patinadora artística da seleção brasileira, Melissa Passarelli fechou com chave de ouro sua participação na Copa Mercosul de Patinação, ocupando o lugar mais alto do pódio na modalidade Solo Dance Internacional (solo dance e free dance).  Além do primeiro lugar na categoria, ela traz na bagagem, de volta para Cubatão, mais cinco medalhas de ouro e duas de prata, conquistadas durante a Copa.

 

Além do Brasil, Uruguai e Paraguai participaram da competição, na cidade gaúcha de Campo Bom.

 

 

 

Castello Branco, deputado estadual pelo PSL de São Paulo, visita mais uma vez a Baixada 

 

Em entrevista na sede do Jornal Acontece, o deputado reiterou sua disposição em trabalhar pela região

 

CBJ

 

Direita vou ver!

Fiel defensor da ideologia que levou a direita ao poder no País, o deputado é liberal na economia e conservador nos costumes, mas apesar da firmeza nas convicções, Castello Branco é das vozes que se levanta, dentro da direita, acenando para o bom senso e a convergência. “O radicalismo não dá espaço para o diálogo. Quando se cria inimigos, se desconecta. Precisamos de sinergia para construir um novo país”, pontua o deputado.

O deputado é primo do ex-prefeito de Cubatão, nos anos 70, Zadir Castello Branco, que por décadas deu nome ao maior Centro Esportivo da cidade; mas a nomenclatura foi substituído no último governo municipal, do PT.

 

Pesca de arrastão

O racha interno dentro do Partido do presidente, que já era conhecido nos bastidores, se tornou público nas últimas semanas e foi alvo de considerações do deputado, posicionado junto ao grupo fiel a Bolsonaro: ”A repentina ascensão do presidente trouxe junto (alusão à pesca de arrastão)  oportunistas e pessoas com conduta diferente dos princípios de seriedade e honestidade que sustentaram a renovação política no Brasil”. Considerando que o joio cresceu junto como trigo Castello branco acredita que mudanças de fato precisam acontecer e é melhor que aconteçam agora, pois em 2020 já tem eleição.

 

#combustivelsemimposto

Na linha do discurso de combate à corrupção, o deputado convida a sociedade a seguir #combustivelsemimposto. Ela sustenta que, além de ser uma alavanca para promover o desenvolvimento, reduzindo o custo Brasil, a eliminação dos impostos sobre os combustíveis combateria a máfia da adulteração e a sonegação fiscal, que imperam no setor.

 

Mandato desenvolvimentista

O mandato do deputado da voz à redução do tamanho do Estado (desestatização), redução tributária e eficiência na gestão. Na Alesp trabalha pelo desenvolvimento da aviação, com a ampliação de ofertas de voos regionais e atração de novos investimentos no setor, que considera defasado.  Também na pauta o Programa de incentivo a modernização do setor automobilístico.

Entusiasta da política de redução do tamanho do Estado e desestatização, Castello Branco trabalha pela privatização de todos os aeroportos regionais paulistas.  

Além das abordagens acadêmicas, com excelência na fundamentação teórica e propriedade intelectual, no exercício do mandato, o deputado também ministra palestras nas cidades onde visita: entre os temas de maior repercussão: “Narcoterrorismo e seus desdobramentos políticos no Brasil”.

 

Cubatão

Atento às demandas da cidade o deputado outorgou ao jovem Pezão, o mapeamento das principais necessidades do município: “nosso mandato está a serviço da cidade, inclusive com a destinação de emendas. Cubatão é uma pérola na Baixada, uma cidade rica, onde a riqueza não repercute na estrutura da cidade e qualidade de vida. Precisa ter tratamento diferenciado”

Defensor da pauta desenvolvimentista, o deputado vai agendar visita ao Ciesp e principais indústria do Polo, oferecendo apoio para contribuir na retomada do setor.

 

 

 

Estudantes apresentam projetos de leis e indicações na Câmara de Guarujá

 

Sessão deliberativa do Parlamento Jovem ocorreu na noite desta quarta (16). Mais de 50 proposituras foram apresentadas e votadas 

 

PJOV1

 

Após quase dois meses de preparação, os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem de Guarujá finalmente apresentaram suas proposituras em plenário e votaram cada uma delas.
 
A sessão deliberativa foi realizada na noite desta quarta (16) e contou com a presença dos vereadores Edilson Dias, Luciano Tody e Wanderley Maduro, além do secretário-adjunto de Educação, Esporte e Lazer, João Pechiori.
 
Os projetos aprovados pelos estudantes agora poderão ser encampados pelos vereadores e transformados em leis municipais. Da mesma forma, as indicações apresentadas serão encaminhadas ao prefeito Válter Suman.
 
INICIATIVA
A iniciativa é da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Sedel).
 
Desde que foram empossados, em agosto, os alunos participaram de várias aulas teóricas e práticas para entenderem melhor o funcionamento do parlamento municipal.
 
ELEIÇÕES
Os representantes do Parlamento Jovem foram escolhidos através de eleições, ocorridas em junho, que reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Todos são de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A posse foi no último dia 27/08.
 
O objetivo é que os estudantes aprendam, na prática, como funciona o Legislativo Municipal; vivenciem como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e, sobretudo, deem a sua contribuição, com projetos, indicações, requerimentos, moções e demais proposituras.
 
 
 
 
matsumota equipamentos

Guarujá oferece 120 vagas de balé e teatro para crianças

 

Aulas são destinadas para crianças de 3 a 7 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social

 

TEATROIN

 

O projeto ‘Primeiros Passos na Dança’ dispõe de 120 vagas gratuitas para diferentes modalidades de balé e teatro para crianças a partir de 3 anos. As inscrições podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 16 às 20 horas, no Círculo de Integração Social Roda Dançante (Rua Uruguai, 1.212 – Enseada).

 

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Cultura, realizada com o intuito de democratizar o acesso e contribuir para o desenvolvimento cultural, artístico e social das crianças, ainda na primeira infância.

 

As aulas são destinadas para crianças em situação de vulnerabilidade social. É necessário apresentar no ato da inscrição o documento do responsável, comprovante de residência, foto 3x4, carteira de vacinação, boletim escolar e atestado médico do aluno. Outras informações pelo telefone (13) 98844-9401.

 

Confira as vagas:

Baby I – 3 anos - 15 vagas

Aulas quartas e sextas - 18 horas

Baby Il – 4 anos – 15 vagas

Aulas quartas e sextas - 17 horas

Pré l - 5 anos - 15 vagas

Aulas segundas e quartas - 9 horas

Pré ll - 6 e 7 anos - 15 vagas

Aulas segundas e quartas - 10 horas

Baby Jazz I - 6 e 7 anos -15 vagas

Aulas segundas e quartas - 9 horas

Baby Jazz II - 6 e 7 anos - 15 vagas

Aulas segundas e quartas - 10 horas

Teatro l -  6 e 7 anos - 15 vagas

Aulas terças-feiras – 10 horas

Teatro ll - 4 e 5 anos - 15 vagas

Aulas quintas-feiras – 14 horas

 

 

matsumota equipamentos

16º Festac - Festival de Teatro de Cubatão, traz mais de 20 atrações gratuitas

 

Festival teve início no último domingo (13) e segue até o dia 27. São mais de 20 atrações culturais. Toda a agenda é gratuita e pode ser conferida em: fb.com/festac.cubatao.

 

Com o tema ‘Esta ocupAção é teatral!’, o 16º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil com a Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura e tem como objetivo descentralizar de espetáculos a atividades formativas em sete bairros da Cidade, além de gerar o intercâmbio entre produções artísticas de Cubatão e região, e formar novas plateias.

Programação completa:

Quarta-feira (16)

- 20h | Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro) | Espetáculo ‘Benjamin, O Filho da Felicidade’, da Cia Trilha | Classificação: Livre;

Quinta-feira (17)

- 20h - Bloco Cultural | Peça ‘Caecus – Um Documento Cênico’, da Cia Los Puercos | Classificação: 12 anos;

Sexta-feira (18)

- 20h - Teatro do Kaos | Peça ‘Os Mequetrefes’, da Cia Parlapatões | Classificação: Livre (a ação integra o Circuito Cultural Paulista);

Sábado (19)

- 9h - Sala 2 do Pq. Anilinas | Oficina ‘O Jogo do Palhaço’, com Priscila Jácomo;

- 15h - UME Estado de Alagoas (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda) | Peça ‘O Castelo de Mulumi’, da Cia Cabras Cegas | Classificação: Livre;

- 20h - CEU das Artes (R. Januário Cândido Pontes, s/nº, Jd. N. República) | Peça ‘Vocifera’, do Teatro do Kaos | Classificação: 16 anos;

Domingo (20)

- 9h | Sala 2 do Pq. Anilinas | Oficina ‘O Jogo do Palhaço’, com Priscila Jácomo;

- 15h - Exército da Salvação (R. Amaral Neto, 211, Vl. dos Pescadores) | Peça ‘S.O.S. Quase Tudo’, de Priscila Jácomo | Classificação: 12 anos;

- 20h - CEU das Artes | Peça ‘Procurando Firme’, do Núcleo de Pesquisa Teatral da EAC | Classificação: Livre;

Segunda-feira (21)

- 19h - Bloco Cultural | Oficina ‘O Documento dentro do Teatro’, com Giovanna Marcomini;

Terça-feira (22)

- 19h - Sala 2 do Pq. Anilinas | Oficina ‘Maquiagem Cênica’, com Tainara Corrêa;

Quarta-feira (23)

- 20h - Teatro do Kaos | Peça ‘War’, da Cia para Pessoas Solitárias | Classificação: 16 anos;

Quinta-feira (24)

- 19h - Galpão Cultural (Pq. Anilinas) | Oficina ‘Confecção de máscaras cênicas’, com Rodrigo Caesar;

Sexta-feira (25)

- 20h | CEU das Artes | Peça ‘Algumas Histórias’, da Cia da Solitude | Classificação: 12 anos;

Sábado (26)

- 9h | UME Pe. Manoel da Nóbrega (Av. Beira Mar, 1392, Jd. Casqueiro) | Oficina ‘Teatro Performativo’, com Matheus Lípari;

- 15h | UME Pe. Manoel da Nóbrega | Peça ‘Cunhantãs, Curumins e Lendas’, de Beto Vieira | Classificação: Livre;

- 20h | Teatro do Kaos | Peça ‘Por um Triz’, da Cia de Teatro Vinho & Alma | Classificação: Livre;

Domingo (27)

- 9h30 | Pq. Anilinas | Oficina ‘Voz para Teatro de Rua’, com Cia Cênica;

- 15h | Galpão Cultural | Peça ‘O Dia D’Elas’, da Bella Cia e Praiaças | Classificação: Livre;

- 19h | Pq. Anilinas | Peça ‘Terra Abaixo, Rio Acima’, da Cia Cênica | Classificação: Livre.

Prefeitura entregou Policlínica na última segunda (14), em Cubatão

 

Funcionará no andar térreo do Edifício Castro (no espaço do antigo Cine Castro) 

 

As especialidades da nova policlínica, que funcionará das 7 às 17 horas, serão: acupuntura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia de cabeça e pescoço, endocrinologia, oncologia, ortopedia, neurologia, gastroenterologia, proctologia, nutricionista, dermatologia e oftalmologia.

Haverá, ainda, salas de eletrocardiogramas, retossigmoidoscopia e testes ergométricos.

Instalada  no andar térreo do Edifício Castro (Avenida Pedro José Cardoso, 238, Vila Paulista). O local foi totalmente reformado e adaptado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

No espaço  funcionarão, também, três farmácias públicas: de medicamentos de alto custo, medicamentos básicos e psicotrópicos.

 

 

Anun Esp

 

Doadores de sangue terão direito a 'meia-entrada' em Guarujá

Lei Municipal 4.698, sancionada nesta terça (8), prevê 50% de desconto em eventos a quem comprovar ter feito, pelo menos, três coletas de sangue no período de 12 meses


Foi sancionada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (8) a Lei Municipal 4.698 - originária do Projeto de Lei 152/2019, de autoria do vereador Naldo Perequê (Cidadania) - que prevê a concessão de meia-entrada, em eventos culturais e esportivos realizados na Cidade, a doadores regulares de sangue.

 

Para ter acesso ao conteúdo completo da nova lei, clique: https://bit.ly/2IuVo1O (págs. 6 e 7)


Aprovada pela Câmara Municipal no último dia 17/09, a medida estabelece que doadores regulares de sangue possam obter documento, a ser expedido pela Prefeitura, que dará o direito a desconto de 50% em estabelecimentos que realizem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, bem como em feiras, pontos turísticos, estádios, atividades sociais sociais, recreativas, culturais, esportivas e quaisquer outras que ofereçam lazer, cultura e entretenimento.
  
Jistificativa

Em sua justificativa, o autor da proposta defende a necessidade de políticas públicas que estimulem as doações de sangue.

"No Brasil, infelizmente, temos uma taxa baixa de doadores, que não chega a 2% da população. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), seria atingir de 3,5% a 5%. Portanto, cabe ao Poder Público adotar ações que garantam o crescimento dessa taxa", argumenta Naldo Perequê.
 
Legalidade

O vereador também destaca que esse tipo de iniciativa tem sido respaldada legalmente pelo Poder Judiciário. "Até pouco tempo, havia questionamentos acerca desse tipo de medida, que poderia ser interpretada como 'compra de doadores', mas o Supremo Tribunal Federal (STF) vem se manifestando favoravelmente, por considerar um mero incentivo, o que é totalmente amparado pela Constituição".

 

Com apoio do Tenente Coimbra, Santos adere ao Programa de Escolas Cívico-Militares

 

Nesta segunda (07), a prefeitura de Santos solicitou ao Ministério da Educação (MEC), a sua inclusão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, lançado pelo governo federal em setembro. O programa tem o apoio, em São Paulo, do criador e presidente da Frente Parlamentar Pela Criação das Escolas Militares no Estado, o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL).

Coimbrak

Tenente Coimbra no lançamento da Frente Parlamentar Pela Criação das Escolas Militares em SP

 

Após intermediação com o parlamentar e o sinal verde do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o secretário-adjunto da educação do município santista, Gustavo Bittencourt, encaminhou o pedido de adesão à proposta, que prevê a participação de militares da reserva na administração de unidades escolares.

 

Na semana passada, graças à ação direta do parlamentar, o governo do Estado solicitou adesão ao programa nacional. Isso só foi possível porque Coimbra negociou diretamente com a secretaria estadual de Educação e com o MEC o envio da documentação pelo Estado, cujo processo estava atrasado.

 

Santos é sede da Capitania dos Portos de São Paulo, está dentro da guarnição do 2º Batalhão de Infantaria Leve, do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e da Base Aérea de Santos. “Temos excelente possibilidade de mobilização de profissionais da reserva das Forças Armadas”, destacou Bittencourt.

 

A articulação para a implementação das escolas militares no Estado começou logo no primeiro dia de mandato, quando Coimbra propôs a criação da Frente Parlamentar. Desde então, ele vem conversando com prefeituras e a Secretaria Estadual de Educação para levar as unidades ao maior número possível de municípios paulistas e negociou as adesões de Santos e São Paulo por meio de reuniões com os respectivos secretários de Educação e com o MEC. “É com grande alegria que noticiamos este pedido de adesão da cidade de Santos. Nas escolas cívico-militares, a qualidade do ensino é comprovada em altas notas obtidas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Enquanto nas escolas tradicionais a média é de 4,94, nos colégios militares o índice chega a 6,99. Além disto, das vinte melhores escolas públicas do país, quatro são militares”, pontua o deputado.

 

espaçoacontecegif001

Guarujá terá mais de 100 GCMs armados na temporada

 

Objetivo é garantir a segurança de munícipes e turistas, sobretudo na temporada de verão

 

Até o início da temporada de verão a Prefeitura de Guarujá terá mais de 100 guardas civis municipais treinados e armados para garantir a segurança da população. Em seis meses de uso de arma de fogo, a Guarda Civil Municipal (GCM) já sente os primeiros resultados do investimento em segurança. Além da diminuição de 20% nos números de furtos em próprios públicos, os agentes realizaram mais de 30 detenções, além de desenvolverem operações estratégicas.

 

O Decreto  12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo pela GCM de Guarujá.  Hoje, a Cidade conta com 73 GCMs aptos a usar armas de fogo, sendo que as primeiras 35 pistolas  são utilizadas no patrulhamento diário desde março deste ano.

 

“Estudos comprovam que onde tem guarda armada há uma redução significativa da criminalidade, e temos comprovado isso na prática. É mais segurança para população e também para o guarda que tem condições técnicas para cumprir a sua missão”, afirmou o diretor da GCM, Luiz Carlos Mariano.

 

CAPG1

Treinamento

Para ser autorizado a portar arma, o guarda civil municipal deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo 60 horas para porte de revólver, e 100 horas para porte de pistolas.

As primeiras turmas foram capacitadas por meio de um acordo de cooperação técnica com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Agora, o treinamento passa a ser ministrado por corpo próprio de instrutores habilitados. Além disso, os agentes são submetidos a um plano de capacitação e aperfeiçoamento permanentes.

 

Operações

Nesses seis meses, a GCM iniciou importantes operações, entre elas destaca-se a operação permanente para reprimir invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica, no Jardim Enseada. O trabalho é coordenado pela Força-Tarefa e já resultou na detenção de seis pessoas por desrespeito à Lei de Crimes Ambientais.

Além disso, no mês de agosto, foi realizada uma operação de combate a receptação de fios de cobre e outros cabos utilizados por empresas de serviço. A ação envolveu mais de 30 agentes da GCM, Divisão de Investigação Gerais da Policia Civil (Dig) de Santos, Polícia Militar e Fiscalização de Comércio. Sete ferros-velhos foram interditados, cinco pessoas acabaram detidas e produtos sem procedência foram apreendidos.

 

Caso recente

Na última quinta-feira (3), durante rondas pela Praia da Enseada, a GCM prendeu dois homens, um de 17 e outro de 28 anos, que haviam roubado um celular e uma caixa de som. Com eles também foi encontrado um simulacro de arma de fogo, usada para intimidar as vítimas.  Os homens foram conduzidos à Delegacia Sede de Guarujá e autuados nos artigos 157 (roubo) e 244 (corrupção de menor).

 

Ocorrências

O número de ocorrências envolvendo furtos em prédios públicos vem diminuindo em Guarujá. De janeiro até a primeira quinzena de julho deste ano, no comparativo entre 2018 e 2019, a Cidade conseguiu reduzir em 20% o número deste tipo de ocorrência. Foram 58 ocorrências em 2018, contra 47 registradas em 2019, dentro do mesmo período.

Comparando dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, observa-se que a redução dos índices de criminalidade na Cidade também se repetiu em quase todas as modalidades, quando comparados o primeiro e segundo quadrimestres de 2019.

"Com trabalho árduo e investimentos significativos na área de segurança pública, a Prefeitura reafirma seu compromisso com o bem estar da população de nossa Cidade", declarou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

Colaboradores realizam ações socioambientais em Cubatão

 

Os colaboradores do Santander, em Cubatão, estão motivados com a Campanha #EfeitoSantander, que estimula práticas sociais, através de seus colaboradores, dentro das comunidades.

EFIS1

Durante esta semana, haverá campanha de doação de livros e mais uma ação de prevenção e qualidade de vida para os clientes, em parceria com a Clínica Eficaz, na agência Cubatão Centro.

Na semana passada, foi realizada a Ação Desplastifique. Além do trabalho de conscientização, a galera colocou a mão na massa, ajudando na limpeza de praças da cidade.

EFISELF

No mês passado, Acontece registrou o esforço concentrado destes colaboradores, junto ao Hospital de Cubatão, na Campanha de Doação de Sangue.

 

 

bem estar

 

Conselheiros tutelares são eleitos em Cubatão

 

No último domingo (6), cerca de 6 mil munícipes exerceram a democracia e foram votar nas eleições do Conselho Tutelar. Concorreram ao mandato (2020 -2024) o total de 16 candidatos, sendo eleitos os já ex-conselheiros: Rutenéia dos Santos - 651 votos, Antonio Pádua - 592, Mônica - 428 e reeleitas, do mandato em vigência 2016 - 2020, as conselheiras Gracinha da Vila Noel - 465votos e Sueli França - 420 votos.

Os demais candidatos, que ficarão na condição de suplentes, obiveram a seguinte votação: Marli Cipriano, 406 votos; Jozelma Maria Barbosa, 401; Marcela Lopes Teixeira, 389; Maicon da Silva, 375; Jonathas Barbosa da Paixão , 322; Aparecida Valcir Rezende Silva, 311; Vivian Benedicto Gregório, 273; Jefferson Dias, 194; Lilia Keli Domingues Silva, 192; Elenice Tidra dos Santos, 175 e Ana Cláudia Guimarães Betin, 136.

 

 

Eleições 1

A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Os cinco membros titulares eleitos cumprem mandato de quatro anos, 10 de janeiro de 2020 a 09 de janeiro de 2024 com salário de R$3.830,90.

 

 

 espaçoacontecegif001

 

 

6º Encontro Metropolitano de Tecnologia e Inovação em Guarujá

 

Inscrições devem ser feitas no site: www.doity.com.br/6emtbs, onde também pode ser conferida a programação completa do evento

 

No próximo dia 11, Guarujá sediará o 6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista (EMTBS) - um dos principais eventos relacionados à área de inovação tecnológica, comunicação e tecnologia da informação do Estado de São Paulo. A iniciativa acontece nas instalações do Sest / Senat (Avenida Vereador Lydio Martins Correia, 1.600 – Morrinhos), das 8 às 21 horas.

 

As inscrições devem ser feitas no site: www.doity.com.br/6emtbs, onde  também pode ser conferida a programação completa do evento. O Encontro também terá cunho social, solicitando aos visitantes a doação voluntária de 1 kg de alimento não-perecível ou uma lata de leite em pó, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

 

O evento terá o formato de feira, com estandes de empresas ligadas à tecnologia, transporte, construção civil, gestão da informação e empreendedorismo, além de palestras e painéis de debate relacionados ao conceito de cidades inteligentes e empreendedorismo na era digital.

 

Para isso reunirá especialistas e pesquisadores das áreas de inovação tecnológica, tecnologia e TICs, que apresentarão as tendências de mercado, além de propiciar a troca de experiências entre os profissionais das áreas, visando o fomento de novos negócios e a criação de oportunidades de emprego e renda que reflitam em ganhos diretos para a população.

 

“A realização do encontro em Guarujá visa idealizar, planejar e executar uma cidade inteligente, que faça uso da tecnologia para promover de maneira integrada desenvolvimento econômico, social e ambiental, e através de práticas modernas, superar os desafios de uma sociedade cada vez mais dinâmica e em constante transformação”, ressalta Alexandre Trombelli, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

 

O encontro será aberto ao público e além dos estandes de visitação, contará com inúmeras atrações, entre elas a palestra com o Profº. Dr. Maurício Pazini Brandão, PhD, Brigadeiro da reserva da FAB, professor titular do ITA e representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para as regiões Sul e Sudeste, que trará o tema: Ciência, Tecnologia, Inovação e o Desenvolvimento Nacional, Oportunidades para a Baixada Santista.

 

Na parte do empreendedorismo digital, o destaque fica por conta da palestra da empresária Alê Saraceni, proprietária do Bazar Tentação, que ganhou destaque nacional ao aumentar o faturamento de sua loja em mais de 500 % através do marketing digital.

Destaque também para a palestra do Profº. Dr. André Luiz Pierre Mattei, Coronel da reserva da FAB, ex-professor do ITA, professor visitante no MIT (EUA) e no ISEA/Supaéro (FRA) e atual diretor do Instituto Senai de Inovações para Sistemas Embarcados, com sede em Florianópolis (SC), que falará sobre Ecossistema de Inovação – Lições Aprendidas em Santa Catarina.

 

“Nosso objetivo é fazer desse encontro um local para exposição de ferramentas de inovação tecnológica, mas principalmente, reunir os atores sociais, como o poder público, iniciativa privada, micro e pequenos empreendedores, terceiro setor, comunidade estudantil e a sociedade de modo geral a fim de discutir e encontrar soluções comuns aos problemas de Guarujá e Região”, disse Válter Sumam, prefeito de Guarujá.

 

A 6ª edição do EMTBS é uma realização conjunta entre a Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CT-TIC/Condesb), e a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário, e conta com apoio da AGEM/BS, do Sest/Senat e Sebrae - SP.

Programação do Outubro Rosa em Guarujá

Atenção para o cadastramento obrigatório do transporte público

 

O Grupo Fênix informa que em atendimento a Lei Orgânica Municipal, dará ínicio ao cadastramento obrigatório no próximo dia 1º de outubro, para Portadores de Necessidades Especiais, Idosos com mais de 60 anos, mais de 65 anos e usuários do Cartão Comum.

Para realizar o cadastro basta se dirigir ao escritório da empresa, na Av.Nove de Abril - Galeria Angelina - 1º andar (Salas 15 e 16). De Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h , e aos Sábados, das 8h ao 12h. Para ser atendido você deve retirar a senha e aguardar na sala 15.

 

Confira os documento necessários para o cadastro:

GRUPO FENIX

 

Metade do eleitorado cubatense ainda não fez biometria

 

Diante da lenta adesão o Cartório Eleitoral intensificou ações para facilitar a vida do eleitor que quiser regularizar a situação. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, implicando em outras consequências.

Na última eleição muita gente faltou à urna, deixando de votar. Além da abstenção, outro dado considerável indica que o número de eleitores na cidade está caindo, o que pode piorar com o provável cancelamento de títulos por falta da biometria.

Faltando pouco mais de dois meses para acabar o prazo metade dos eleitores de Cubatão ainda não fizeram a biometria obrigatória, para não terem cancelado o documento.

Diante desta realidade o chefe do Cartório Eleitoral Miguel dos Santos está intensificando os trabalhos para reverter a situação, numa rotina que inclui horário estendido e entrevistas a veículos de comunicação.

cartorio

 

Atendimento

Para fazer a biometria o Cartório Eleitoral agora, além do agendamento, também atende por ordem de chegada e até mais tarde das 9 às 18h. Também há um posto avançado na Galeria Angelina, no Centro, com funcionamento das 9:30h as 17h.

 

Prejuízo

Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado, trazendo restrições como: financiamento em bancos públicos, passaporte, posse em cargos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino e até mesmo alguns benefícios podem ser afetados.

 

Idosos e sem mobilidade

Idosos e demais pessoas com limitação de mobilidade não precisam se desesperar. Basta que um representante legal peça ao médico um laudo médico (com número do CID) atestando a incapacidade e vá ao cartório munido de cópias do seu documento pessoal e do representado. Lá será orientado como fazer o requerimento ao juiz eleitoral para evitar o cancelamento do título, mesmo sem a realização da biometria.

Pessoas com mais de 70 anos embora não sejam obrigadas a votar precisam regularizar a situação.

 

 

Eleitorado menor

Além da baixa adesão à biometria, Cubatão teve uma alta abstenção na última eleição. Outro fator considerável é que o número de eleitores da cidade ao invés de aumentar está caindo: na última eleição eram 92.250 e agora são 95.496. O número pode cair ainda mais por causa de eventuais futuros cancelamentos, decorrentes da ausência de biometria.

Câmara homenageia profissionais de Educação Física de Cubatão

 

AT800 

A Câmara promoveu no último dia 19 o Ato Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física no Plenário do Legislativo, que teve como objetivo reconhecer o trabalho exercido pelos profissionais da área, no sentido de manter a população mais saudável.

Estiveram na mesa dos trabalhos, o vereador Ivan Hildebrando (PSB), a secretária de Educação, Márcia Terras, além do presidente do Conselho de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Felix da Silva, popularmente conhecido como Bacalhau; Marcelo Vasques Casati, diretor do Conselho Regional de Educação Física e o orador oficial, Alexsander José Guedes, delegado do Conselho Regional de Educação Física.

Na ocasião foram homenageados os profissionais Carlos Alberto Feliz da Silva, conhecido como Bacalhau, Alexsander José Guedes, Nélio Roberio Vasquez, Luiz Franco Barreto, Roseli Bueno Gonçalves, Abelardo Tertuliano Sampaio, Ortides dos Santos Rocha, Emerson Pereira dos Santos, Elina Gomes e Maurício Petronilio de Souza.

O orador oficial explicou sobre o trabalho desenvolvido pelos conselhos que regulamentam a profissão dos educadores físicos, instituições estas que garantiram que os profissionais desta área fossem melhor qualificados. Guedes contou que mesmo tendo pouco tempo de regulamentação, já é possível perceber que algumas mudanças já foram feitas. “Uma das várias missões do Conselho passa pela valorização do profissional”, disse Alexsander.

Guedes teve uma vida dedicada ao esporte, em especial o judô, modalidade em que foi 12 vezes campeão paulista e 9 vezes campeão brasileiro. O esportista enalteceu todos os profissionais de Educação Física que estavam presentes na solenidade.

AT700

Um dos homenageados na solenidade, Carlos Alberto, conhecido como Bacalhau falou da importância de ter a proximidade do Governo e o esporte, porque é uma área que depende de uma maior valorização. “Pedimos para que os senhores olhem para o esporte da região”. 

O Ato Solene contou ainda apresentação da orquestra Jovem Cubatão Sinfonia.

 

 

bem estar

2º mutirão de limpeza retira cerca de 5 toneladas de lixo do rio Casqueiro

AONG

 

No último sábado 21, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, quase 100 voluntários retiraram cerca de 5 tonelada de lixo do rio Casqueiro. A ação que tem como objetivo minimizar os danos ambientais causados pelo acumulo de lixo nos rios e vias fluviais, foi realizada em conjunto  com a Prefeitura, Escola Técnica – Etec Cubatão, Sabesp, Comgás, ABC Marbas, Terracom e as ongs EcoPhalt, Nudaer e E-ambiental.

 

Saem os primeiros resultados de estudo de poluição atmosférica em áreas portuárias de Guarujá

Patinação artística ao alcance de todos

Escoteiros fazem maratona no Cotia Pará

Ecocaminhada em Cubatão: um passeio pela história do Brasil

Município entrega cadeiras de rodas adaptadas para 44 pacientes 

Usisaúde recebe nota máxima no IDSS

Inscrições abertas para aulas de música, dança e musicalização infantil em Cubatão

 

Os Grupos Artísticos da cidade retomam as ações de formação artística e oferecem 70 vagas distribuídas em cursos que contemplam desde crianças até adultos. As oficinas são: aulas de musicalização infantil, dança e música. Os interessados com idade entre 6 e 25 anos, podem se inscrever às quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h, no espaço do antigo Programa BEC, na entrada antiga do Parque Anilinas.

Documentos: cópia do RG, comprovante de residência, comprovante escolar e uma foto 3x4 recente. As inscrições acontecem até o preenchimento das vagas.

Curso de Dança: crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos. As aulas acontecerão em dois locais: no Centro Multimídia do Parque Anilinas, segundas e quartas de manhã e à tarde; e no Jardim Casqueiro (Espaço Someca), nas terças e quintas à tarde.

Curso de Musicalização Infantil: crianças de 6 a 12 anos. As aulas acontecerão às quartas-feiras de manhã e à tarde no espaço do Programa BEC.

Também há vagas para aulas de instrumentos musicais como clarinete, flauta transversal, saxofone e fagote para interessados com idade entre 9 e 25 anos.

O Parque Anilinas, local das inscrições, fica na Avenida Nove de Abril, 2275 – Centro.

 

feijuca setembro

Curso pode ser reativado em Guarujá

O curso técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves, mantido pela ETEC Alberto Santos Dumont, de Guarujá, foi suspenso em março de 2019 pela ANAC. A escola não estava conseguindo se adaptar às mudanças curriculares propostas pela Agência, e por isso, teve as aulas paralisadas.

Para reverter essa situação e ajudar na parte burocrática, a deputada federal Rosana Valle -PSB, esteve na ANAC nesta última quarta (28) e foi recebida pelo Chefe da Gerência Técnica De Organizações de Formação da ANAC, João Paulo Hirae Gomes.

“A Etec não cumpriu os primeiros prazos de readequação e, por isso, o curso foi suspenso. A escola foi reprovada na terceira de um processo de cinco fases”, explica Hirae.

No próximo dia 16 a deputada irá se reunir com o diretor da Etec do Guarujá, Reginaldo Ribeiro. E posteriormente será programada uma videoconferência entre os gestores da escola e os representantes da Anac, para que sejam discutidos os problemas e encaminhados os procedimentos técnicos para a regularização e o reinício do curso de manutenção de aeronaves.

"Já saio dessa audiência com um encaminhamento. Pedi essa videoconferência entre os gestores da Etec responsáveis pelo curso e representantes da ANAC para alinharmos o que é necessário para o curso voltar a ser oferecido", esclarece a deputada.

Outra questão é o fato dos alunos que estavam cursando o ano letivo de 2018 não terem se formado. A ANAC explicou que a Etec precisa apresentar um plano de aproveitamento de matérias, para que os alunos que estão concluindo o curso façam apenas as novas disciplinas inseridas na grade curricular atualizada, ou então utilize um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertado entre as partes.

Na Baixada Santista, temos o aeroporto de Itanhaém, e em breve teremos também o de Guarujá, além do Complexo Andaraguá, em Praia Grande, que será um gigantesco aeroporto de cargas.

“A procura por mecânicos de aviões será grande, por isso não podemos permitir que o curso na ETEC de Guarujá seja definitivamente extinto. A manutenção das aulas é a possibilidade de novos empregos para os jovens da nossa região”, conclui.

 

 

bem estar

 Vereadores tomam posse na Câmara de Guarujá

 

Parlamento Jovem GJA

 Autor do projeto, o presidente Edilson Dias discursa junto aos jovens vereadores, quase 50% mulheres

 

Os 15 vereadores e suplentes do projeto Parlamento Jovem de Guarujá tomaram posse dos mandatos neste 27 na Câmara Municipal. Até o fim do ano eles deverão apresentar projetos que atendam as demandas dos jovens - e que poderão se tornar leis.

“Quando pensei no projeto, queria que fosse de fato um marco na história de cada jovem e que esta experiência produzisse transformações profundas e promissoras na vida escolar, comunitária e familiar de todos”, disse o vereador Edilson Dias (PT), presidente da Casa e autor do projeto.

A iniciativa, capitaneada pela Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), tem por objetivo trabalhar o exercício da cidadania entre jovens que estão na faixa etária de 14 a 18 anos. Na semana passada, titulares e suplentes passaram por um treinamento, na Câmara.

As atividades preliminares ocorreram nos dias 21 e 22. "Mostramos as dependências no Legislativo; explicamos o funcionamento da sessão de posse; explicamos o funcionamento dos trabalhos das comissões e, sobretudo, auxiliamos no conteúdo dosdiscursos e das propostas que pretendem apresentar", explica Estevam Francischini Júnior, diretor da ELG.

CALENDÁRIO

Novos encontros acontecerão nos meses de setembro (dias 5 e 25) e outubro (7 e 9), desta vez, com foco na formação dos vereadores juvenis. Já no dia 10 de outubro haverá uma sessão delibertiva, quando os vereadores juvenis apresentarão seus projetos e votarão cada uma das propostas. 

 

MANDATOS

O mandato vai até o final deste ano. Todos os projetos que forem aprovados serão depois encaminhados à Mesa Diretora da Câmara Municipal que, por sua vez, poderá encampá-los, tornando-os de fato válidos e passíveis de promulgação.

 

CANDIDATURAS

As candidaturas foram definidas em maio, quando representantes da ELG estiveram nas escolas explicando o projeto. Os interessados registraram suas chapas, e fizeram campanhas. As eleições reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais - todos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Cada unidade teve um representante eleito.

 

PARIDADE

“Com grande alegraia vejo que praticamente a metade do parlamento será ocupado por mulheres. Bom imaginar que as próximas gerações serão mais igualitárias do ponto de vista de gênero que a nossa", disse Edilson Dias, que defende paridade 50% de gênero nos três níveis do Legislativo brasileiro.

 

PARLAMENTO

O projeto foi aprovado em novembro 2018, nos moldes já adotados com sucesso em centenas de cidades como São Paulo, BH, Jundiaí. Nesta primeira edição participam as seguintes escolas: EM Benedict Bilac (Perequê); EM Maria Aparecida Araújo (Morrinhos II); EM Dirce Valério (Tejereba); EM 1º de Maio (Jd. Boa Esperança); EM Ramos Camargo (Morrinhos III); EM Francisco Figueiredo (Santa Clara); EM Lúcia Flora (Jd. Progresso); EM Napoleão (Jd. Maravilha) EM Ivonete da Silva (Jd. Conceiçãozinha); EM Benedito Cláudio (Vila Alice); EM Lucimara de Jesus, (Santa Rosa); EM Gladston Jafet (Vila Ligia); E.E. Paulo Clemente Santini (Jardim Praiano); E.E Prefeito Domingos de Souza (Jardim Santa Maria) e E E Profa Lamia Del Cistia (Vila Aurea). 

 

festas

 

 

Multas e taxas de remoções de veículos poderão ser parcelados

Manuela Santos Bezerra, foi encontrada na Praia Grande, por meio de uma ligação feita aos familiares, na noite desta sexta (22). No momento está sob os cuidados da família, mas passa bem.

Os detalhes ainda estão sendo apurados, sobretudo o Jornal Acontece deseja que Manuela e a família se recuperem.

 

Festival Cultural na Vila de São Vicente

av

Gastronomia, música, dança e artesanato fazem parte do Festival Cultural que está sendo realizado todos os sábados e domigos, das 17h às 22h, no Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, s/n – Centro - São Vicente).

O festival acontece até o dia 01 de setembro, com entrada gratuita. Prestigiem!

Guarujá realiza 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional 

Guarujá realiza workshops para formação de afronegócio

Espetáculo circense será apresentado em Cubatão

Cubatão realiza visita monitorada ao Cemitério Israelita

Guarujá marcou mês de julho com testes rápidos para hepatites

Manifestações culturais são foco de projeto na UME Dom Pedro I

Cubatão abre inscrições para Conselho de Política Cultural

Cubatense é finalistas da 1ª maratona ibm behind the code

Guarujá segue com inscrições para o Cadastur 

Guarujá prorroga inscrições para o 2º Festival de Talentos

Fundo Social de Solidariedade distribui agasalhos e mantas

Dois espetáculos de Cubatão integram a 61º edição do FESTA

Palestra sobre Saúde Mental acontece em Guarujá

Cubatão termina em 13º lugar nos Jogos Regionais de Osasco

Guarujaense disputa Jogos Pan-Americanos no Peru

Futsal feminino de Cubatão estreia com goleada 

Santos Jazz Festival tem início no Sesc

Confeiteira de Guarujá participa de feira internacional pela terceira vez

Motoristas são autuados em Cubatão

Maria Rita abre programação da edição de 5 anos

7 curiosidades que antecederam a ida do homem à Lua

Dicas para recolocação

Mais fluidez no trânsito

Roda de Conversa e 2ª Parada LGBT de Itanhaém acontecem em julho

3ª Mostra de Dança abre inscrições para grupos de Praia Grande

Guarujá participa do Encontro Conexidades em São Carlos

Mais novidades no Ipiranga da Rua São Paulo

Brechó são opções criativa e mais acessível

Como abrir uma empresa

EC Jd. Casqueiro em clima de romance com o Baile dos Namorados

Registro de radialista sofre mudanças

1º leão nascido na Baixada Santista completa 14 anos

Plataforma gratuita oferece mais de 77 cursos online

Dupla é detida na Praia Grande por caçar pássaros silvestres

4ª Revolução Industrial está impactando a indústria farmacêutica

Por que o maior ENEM não pode ser on-line?

Caratecas de PG ganham sete medalhas no Campeonato Sul-Americano

Saiba o que fazer se está faltando documento

“Para ter sucesso é preciso fé. Acreditar com fervor no que faz”

90% de palestrantes já confirmados

Guarujá recebe a 20º Grande Festa Cigana

Piora na renda faz Brasil estacionar em ranking de qualidade de vida

12 orientações para economizar durante a Páscoa

6º FIDIFEST tem inscrições abertas e cronograma anunciado

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas