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29 de novembro de 2020

Profissionais de Guarujá concluem formação voltada à educação especial

 | Jornal Acontece

 

Profissionais da rede municipal de ensino de Guarujá participaram de um curso de formação voltado à educação especial, por meio da plataforma Diversa. A iniciativa da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), teve como enfoque principal as estratégias pedagógicas para ampliar a qualidade do ensino inclusivo para alunos com necessidades especiais, que estudam nas escolas comuns. A capacitação teve início em 28 de junho, com duração até o último dia 17.

Os encontros foram realizados em uma plataforma virtual, com a participação de representantes de 12 unidades de ensino inscritas. Os profissionais de cada escola compartilharam experiências e contaram como estão desenvolvendo as diretrizes para as práticas de inclusão na rede municipal.

Na última terça-feira (24), foi realizada uma reunião da equipe de monitoramento do Diversa com os coordenadores, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, supervisores da Sedel e os professores formados pelo treinamento, totalizando 56 participantes, onde foi feito uma balanço de encerramento do curso.

De acordo com a diretora de ensino da Sedel, Célia Gonçalves, o processo formativo teceu na rede municipal um alinhamento conceitual, mobilizando coletivamente a composição dos participantes na responsabilidade das ações assegurando o direito e a garantia de acesso à aprendizagem aos estudantes. “A máxima do curso é que o estudante deve vir antes da deficiência, não tornando a deficiência um impedimento que prejudique o desenvolvimento a aprendizagem dos alunos”, concluiu.

O projeto é desenvolvido na rede municipal de ensino de Guarujá desde 2019. Atualmente conta com a participação de 12 supervisores de ensino, 12 diretores de escolas, 12 professores do ensino especial e 12 professores do ensino regular.

Diversa

O Diversa é uma plataforma de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre inclusão de estudantes com deficiência, e altas habilidades/superdotação na escola comum. É voltada a educadores, gestores escolares e públicos, familiares e outros profissionais interessados em educação inclusiva. É uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

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