Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

12 de agosto de 2020

Programa de Integridade Empresarial com empregados da CMOC é aperfeiçoado

 | Jornal Acontece

A CMOC apresenta anualmente aos empregados uma revisão do seu Programa de Integridade Empresarial e Governança. A última versão foi concluída em julho e 531 empregados da mineradora reviram as diretrizes que garantem a conformidade da companhia e sua força de trabalho com as leis anticorrupção. A novidade em 2020 ficou por conta do teste de conhecimento sobre o tema aplicado aos participantes, incluindo gestores e diretoria.

“A integridade é um valor central para a CMOC e permeia nossos relacionamentos internos e externos. Como valores se tornam efetivos apenas quando refletidos nas práticas, o Programa de Integridade é um dos nossos esforços para disseminar noções do que é considerado íntegro pela empresa. Dessa forma, atuamos para evitar variações de interpretações que possam vir a surgir e colocar em risco o empregado e a companhia”, disse David Alvarez, Coordenador de Governança da CMOC.

Medidas de compliance passaram a fazer parte do cotidiano das grandes corporações do país, logo após a publicação da Lei Anticorrupção (12.846/2013). O Programa de Integridade da CMOC não foge a esta regra, valorizando a idoneidade das ações a fim de que sejam evitados favorecimentos, conflitos de interesse e atitudes que possam interferir em negociações. Além disso, em todos os contratos firmados pela mineradora há uma cláusula anticorrupção.

O Programa de Integridade como o adotado pela da companhia também é considerado, no exterior, como um “atestado” de posicionamento íntegro e fundamental para a consolidação de negócios em diversos mercados. Para tal, o Programa cumpre com as determinações da legislação brasileira e também atende às leis anticorrupção norte-americana, inglesa e chinesa.

Exemplo dessas políticas são as proibições de práticas que configuram suborno – como promessa, oferta ou fornecimento de vantagem indevida, financeira ou não. Por isso, todos os empregados têm ciência de tais diretrizes e, no ato da contratação, assinam termos específicos, evidenciando assim o seu comprometimento com a Integridade Empresarial CMOC.

Teste de Conhecimento

As declarações do Programa Anual de Integridade são realizadas totalmente on-line. Este ano, o diferencial foi a aplicação de um teste para legitimar o conhecimento sobre o assunto. “A absorção das informações ficou mais efetiva, desafiando o empregado a reconhecer uma situação potencialmente fraudulenta. O nosso foco foi estimular a leitura e debates. Desta forma, o conhecimento sobre as diretrizes teve maior abrangência e várias dúvidas foram esclarecidas”, finaliza Fernanda Rosalini Queiroz de Lima, analista de Governança e Controles Internos da CMOC.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 de agosto de 2020

Já está em casa

Leia mais

12 de agosto de 2020

Como fazer festa com distanciamento social

Leia mais

12 de agosto de 2020

BEM: Alguns trabalhadores terão que devolver o auxílio, saiba como será a devolução

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC