Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

15 de agosto de 2020

VLI movimenta mais de 12 milhões de toneladas de grãos e açúcar

 | Jornal Acontece

VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, movimentou 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar no primeiro semestre de 2020. Esse resultado representa alta de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O volume de grãos (soja, milho e farelo) superou as 10 milhões de toneladas enquanto a movimentação de açúcar ficou próxima dos dois milhões de toneladas. “Esses indicadores mostram a força do agronegócio brasileiro e a capacidade da VLI de contribuir para um setor essencial ao país. Mesmo diante das adversidades do ano, nos adaptamos para manter todas as operações oferecendo segurança aos profissionais e eficiência para os clientes”, destaca Igor Figueiredo, gerente-geral Comercial Grãos e Açúcar da VLI.

A companhia dispõe de seis terminais integradores, que recebem cargas do agronegócio no modal rodoviário e transferem os produtos para a ferrovia. Essas unidades estão localizadas em Minas Gerais, Tocantins e São Paulo e fazem parte do sistema integrado que reúne ainda o tramo central da Ferrovia Norte-Sul, a Ferrovia Centro-Atlântica e operações portuárias no Maranhão, Espírito Santo e São Paulo.

Tiplam: rota do açúcar e de grãos no Sudeste

O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), ativo administrado pela VLI na Baixada Santista (foto em anexo), registrou um crescimento de 25% na movimentação de grãos e açúcar no semestre comparando com o mesmo período de 2019. O porto embarcou quase quatro milhões de toneladas. “Contribuímos para o aumento das exportações brasileiras em virtude do ganho crescente de eficiência do Tiplam. Isso está relacionado à integração de terminais, ferrovia e porto”, aponta o gerente-geral.

O Tiplam teve sua ampliação concluída em 2018 e recebe 100% das cargas de exportação por meio da ferrovia. O sistema está conectado aos terminais de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Guará, no interior de São Paulo. Ambos recebem cargas do Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

O terminal já é responsável por cerca de 1/3 do açúcar exportado por Santos e a expectativa no médio e longo prazo é ampliar o volume em razão dos novos armazéns construídos em parceria com a Tereos no Tiplam e em Guará, no interior de São Paulo.


Números (em toneladas)

Volume agronegócio VLI

1º semestre 2019

11 milhões

1º semestre 2020

12,5 milhões (+14%)

Volume agronegócio Tiplam

1º semestre 2019

3 milhões

1º semestre 2020

3,8 milhões (+25%)

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de agosto de 2020

Já está em casa

Leia mais

15 de agosto de 2020

Como fazer festa com distanciamento social

Leia mais

15 de agosto de 2020

BEM: Alguns trabalhadores terão que devolver o auxílio, saiba como será a devolução

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC