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Jornal Acontece

06 de julho de 2020

Você sabe a importância do Linkedin no meio profissional?

 | Jornal Acontece

LinkedIn é, sobretudo, uma rede social. Diferente do Twitter e do Facebook, este serviço é focado em relações profissionais, ou seja, ele tem uma certa etiqueta exclusiva a qual você precisa ficar de olho na hora de usar todos os seus recursos.

Isso porque ter um perfil no LinkedIn significa manter contato com a sua rede de trabalho, manter-se atualizado com as novidades do mercado de trabalho e, é claro, ficar atento a novas oportunidades profissionais que podem surgir por ali, muitas empresas us am a ferramenta para anunciar vagas e receber currículos, desta forma é uma ótima oportunidade de encontrar aquela vaga de emprego tão desejada.

Que tal aprender como ser encontrado nessa rede pelos recrutadores e conseguir a vaga dos sonhos? Fique atento as dicas abaixo:

1. Mantenha seu perfil atualizado

Criar o seu perfil é apenas o primeiro passo para marcar presença nessa rede social. Para ser bem-sucedido em promover sua imagem é preciso atualizar a sua página.

Não basta apenas escolher uma boa foto e preencher parte das informações. Para ter um perfil campeão, atualize o seu perfil no LinkedIn sempre que houver uma nova informação.

Fez um curso novo, participou de algum treinamento, ganhou um prêmio ou tem alguma nova informação profissional? Inclua todas as novidades na sua conta.

Se possível, poste fotos dos eventos que você participa e marque outros usuários da rede. Isso vai agregar valor ao seu perfil.

E lembre-se: nunca abandone seu perfil. Ser bem-sucedido nessa rede social depende de você!

2. Utilize uma boa foto de perfil

Independentemente de você ser tímido ou extrovertido é preciso ter clareza de que um perfil sem foto não é o mais atrativo. Isso é um fato, e faz muita diferença na hora de ter o perfil encontrado no LinkedIn.

Para ter uma foto apropriada na sua página, procure uma imagem em que você tenha uma aparência profissional adequada e que esteja nítida. Pense em qual impressão você passará para as pessoas que avaliarão o seu perfil.

Assim como tudo que será postado no LinkedIn, a sua foto tem o poder de mostrar que você é um profissional de excelência.

3. Capriche no resumo

Nessa seção, você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam. Siga este roteiro:

  • apresente-se;
  • fale sobre seus interesses profissionais;
  • defina sua área de atuação;
  • fale o que te motiva;
  • inclua informações de contato.

 

4. Defina seu título profissional

Uma das informações mais importantes de um perfil no LinkedIn é o título profissional. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que leiam o seu perfil.

Essa informação é tão importante que se encontra logo abaixo do seu nome, e uma boa maneira de usar esse espaço é colocando a sua função (que pode ser a sua palavra-chave) e o seu local de trabalho.

5. Capriche na sua experiência profissional

Na hora de criar o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.

6. Solicite recomendações

No LinkedIn, as recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas.

Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, uma ótima alternativa para conquistar algumas é começar escrevendo recomendações para pessoas que você tenha trabalhado. Ao criar recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas se sentirão mais abertas para retribuir a ação.

Se isso não adiantar, nada impede que você solicite formalmente para alguns conhecidos, pessoas que estudaram com você ou colegas de trabalho, para que eles escrevam recomendações em seu perfil.

7. Liste suas habilidades

Utilize a aba de habilidades a seu favor. Liste pelo menos 5 delas em seu perfil e deixe que suas conexões te avaliem. Assim como as recomendações, você não poderá se avaliar, apenas criar a lista.

A seção de habilidades é extremamente relevante para o seu perfil, então não a deixe em branco.

8. Siga empresas e faça parte de grupos

Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.

Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu segmento.

9. Não participe de discussões desnecessárias

Como já vimos, participar de discussões construtivas, ou seja, em que diferentes pessoas apresentam de modo saudável opiniões distintas de um assunto profissional, ajuda você a ganhar visibilidade no LinkedIn.

10. Customize os convites para novas conexões

Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa conhecer alguém para querer que ela faça parte de sua rede de conexões. Como dito, adicionar pessoas que trabalham na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.

11. Não cometa erros de português

É essencial ter cuidado redobrado para todo conteúdo que você incluir em seu perfil. Certifique-se que não existem erros de digitação, concordância e de português em nenhuma das áreas onde você especifica sua experiência ou em seu resumo pessoal.

Assim como em qualquer outro momento de sua vida profissional, erros de português serão prejudiciais para sua imagem.

12. Não minta

Não minta para parecer melhor e não minta para parecer menos pior. A sua mentira mais cedo ou mais tarde vai ser descoberta e, no lugar de proporcionar um crescimento profissional para você, diminuirá a sua credibilidade no mercado.

13. Poste bons conteúdos

Uma boa maneira de sempre manter o seu perfil no LinkedIn atrativo é escrevendo e publicando artigos de assuntos que você domina. Assim, você pode compartilhar com outros a sua experiência profissional, atrair as pessoas certas para a sua página e mostrar o que os outros profissionais estão procurando.

14. Faça bom uso das mensagens do LinkedIn

Manter uma boa comunicação com os seus contatos é um modo eficiente de saber o que as pessoas que chegam até o seu perfil estão buscando. Para isso, use o espaço de mensagens do LinkedIn e conheça os seus contatos.

Esse espaço também serve para agradecer as recomendações que você recebe. Ser cordial contribui para que você tenha uma boa imagem.

Por fim, Esteja sempre antenado, compartilhe conteúdos pertinentes, seja engajado e desfrute dos benefícios dessa rede social.

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