Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

15 de março de 2019

1º Etapa

Guarda Municipal do Guarujá recebe armamento

Nesta primeira etapa, GCM Guarujá recebeu 35 pistolas Taurus PT 59 S – calibre 380. Até o final deste ano 70% da Guarda Municipal deve estar armada. O Decreto 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM. 

Nesta semana, aconteceu cerimônia na sede GCM para entrega do armamento. O evento contou com a presença de diversas autoridades da Segurança Pública  da Região, secretários municipais, representantes do Legislativo e sociedade civil.
“Estamos cumprindo mais uma meta de governo, que é equipar nossa guarda municipal e tornar a nossa Cidade mais segura. Parabenizo esses bravos homens e mulheres que desempenham sua função de proteger nosso patrimônio, proteger os cidadãos de Guarujá e Vicente de Carvalho”, declarou o prefeito Válter Suman.
Nesta primeira etapa, foram entregues 35 pistolas, de 200 licitadas. São pistolas Taurus PT 59 S – calibre 380. Além disso, os GCMs receberam o registro da arma e a identidade funcional (porte de arma). A expectativa é de que até o final do ano 70% da Guarda Municipal de Guarujá esteja armada.

Treinamento
Para ter autorização para o porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de, no mínimo, 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semi-automáticas. No total, 35 GCMs já passaram pelo curso de capacitação.
O treinamento técnico foi ministrado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, por meio de um acordo de cooperação técnica com as secretarias de ambas as cidades. O acordo prevê, ainda, a formação de 150 guardas de Guarujá.
“Os guardas municipais precisam ter condições técnicas e de equipamentos para fazer a segurança pública de um modo geral. E é isso que o nosso governo tem feito, valorizado e investido na formação e aperfeiçoamento desses guerreiros”, afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.
Na mesma cerimônia, foram entregues os certificados dos sete guardas que participaram do Curso de Formação de Armeiros, ministrado pela Empresa Taurus no município de São Leopoldo/RS. Esta capacitação habilita os agentes a manusearem o armamento, realizarem manutenção preventiva e pequenos reparos nas armas.

Guarda Civil
A Guarda Civil Municipal foi criada pela Lei 2730, de 26 de outubro de 1999, com o objetivo de zelar pelos próprios públicos e colaborar com a preservação da ordem e da segurança pública.A primeira turma iniciou suas atividades em 19 de abril de 2000. Atualmente, Guarujá conta com 286 guardas civis municipais.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de março de 2019

Novo coronavírus

Leia mais

15 de março de 2019

Combate a Dengue

Leia mais

15 de março de 2019

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.