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Jornal Acontece

24 de janeiro de 2022

10 dicas para usar a gratidão como ferramenta para o desenvolvimento profissional

 | Jornal Acontece

Benefícios da “atitude de gratidão” já foram comprovados pela ciência por meio de diversos estudos; especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade ensina passo a passo para “abraçar a ideia” e evoluir na vida pessoal e na carreira

 

Cada vez mais se fala da importância de sentir gratidão e expressar esse sentimento, atitude que traz impactos positivos, tanto para a saúde física e mental quanto para a realização pessoal. Essa é uma conduta extremamente positiva, tanto é que a neurociência validou os seus benefícios.

 

No entanto, embora a grande maioria das pessoas entenda que ser grato é algo importante, nem todas estão 100% cientes da importância dessa postura, que inclusive se estende ao ambiente corporativo. “É preciso focar e dar atenção às conquistas e às coisas boas para ser mais pleno e feliz no local de trabalho”, resume a especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade, autora de best-sellers como “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”.

 

A autora e palestrante aponta que, a partir do momento em que um indivíduo deixa de se concentrar em pontos negativos e começa a focar nos positivos, sua perspectiva de vida muda, e no caso, para o melhor. “Faz parte do senso comum acreditar que a importância da gratidão é algo esotérico e místico. Entretanto, com base em estudos, é comprovado cientificamente os benefícios de se assumir grato”, explica Susanne.

 

Pesquisas da professora Fuschia Sirois na Universidade de Sheffield, Inglaterra, comprovaram que a gratidão tem efeitos positivos na melhoria da qualidade do sono, na diminuição de dores crônicas, e na melhora do sistema imunológico. Ainda sobre pesquisas da referida universidade, pessoas que demonstram ser gratas estão mais propensas a cultivar comportamentos saudáveis.

 

Outros dados reforçam a importância da gratidão. De acordo com pesquisa do psicólogo americano Robert A. Emmons, da UCLA (Universidade da Califórnia), a gratidão promove também:

 

– Aumento efetivo da felicidade ao ponto de ajudar a lidar com a doença da depressão.
 

– Redução de uma infinidade de emoções tóxicas- tais como inveja, ressentimento, frustração e arrependimento.
 

– A sensação de felicidade afeta diretamente o Sistema Nervoso Autônomo Central, resultando em uma melhora em relação a angústia pessoal, ansiedade e muito mais.

 

– Maior tendência ao comportamento positivo nas interações sociais, mesmo quando podem vir a ocorrer interações tóxicas. Isso ocorre porque o exercício de sentir-se e expressar-se grato aumenta a empatia e a sensibilidade em relação aos outros e também a própria pessoa.

 

Exercício da Gratidão
 

Pensando em ajudar quem quer colocar o conceito em prática, Susanne ensina o “Exercício da Gratidão” que, em suas palavras, “consiste em, uma vez por dia, seja ao acordar ou na hora de dormir, escrever 3 coisas pelas quais você é grato naquele dia, realizações e acontecimentos nas últimas 24 horas que te proporcionam um sentimento de gratidão”.
 

Ela explica que, no início, a pessoa tende a listar coisas inusitadas mas, no decorrer dos dias, aprende a ser grata por detalhes simples, o que contribuirá para a promoção dos benefícios referidos anteriormente. “É importante lembrar que gratidão vai muito além de dizer ‘obrigado’. Gratidão corresponde à consciência das coisas boas que acontecem em sua vida. E quanto mais praticar, mais ganhará.”, pondera a especialista.
 

Com a finalidade de explicar como ser grato pode trazer benefícios para o ambiente de trabalho, Susanne elenca alguns pontos importantes. “É preciso entender que, antes de assumirmos um cargo, somos humanos. Cuidar desse ser humano atrás do crachá é a base para o nosso desenvolvimento enquanto profissionais. Vale ressaltar também que uma empresa corresponde a um ‘CNPJ’ formado pela interação entre os ‘CPFs’, que são as pessoas. São elas que constróem o ambiente e promovem os resultados em uma organização. Diante disso, ser protagonista ao praticar a gratidão contribuirá para ganhos pessoais e profissionais, proporcionando impactos positivos na empresa”, avalia a autora.

 

Susanne separou algumas dicas para praticar a gratidão e beneficiar-se dela:
 

1) Escreva cartas/e-mails de gratidão para os profissionais que fazem a diferença no seu crescimento. Nelas, exponha a importância deles para a sua evolução.
 

2) Agradeça quando receber uma ajuda de alguém, mesmo se o que foi realizado corresponda a atribuição do papel dessa pessoa. Experimente e perceba o quanto essa ação engaja e traz alegria para as pessoas. Desperta inclusive o desejo por ajudar mais.
 

3) Faça elogios: Saiba agradecer e reconhecer as conquistas.
 

4) Mostre às pessoas de outras áreas o quanto o trabalho delas ajuda na entrega do seu time, agradecendo por isso.
 

5) Combata o mau humor com alegria; Mantenha o foco na gratidão, sorria, seja gentil.
 

6) Foque em atividades que você goste em seu trabalho e agradeça por isso.
 

7) Viva o momento presente, seja grato por ele e tire o melhor proveito, sem focar no “como foi” ou “como poderia ter sido”. Aproveitar ao máximo o hoje é a melhor maneira de construir o seu futuro com positividade.
 

8) Saia da queixa na busca de soluções junto ao seu time. Construa um ambiente colaborativo ao demonstrar vulnerabilidade para pedir ajuda, sendo grato por ter pessoas ao seu lado.
 

9) Celebre cada conquista junto à equipe.
 

10) Implemente Kudo Cards na empresa, uma ferramenta da agilidade que corresponde a cartões (impressos ou digitais) para serem trocados entre as pessoas. Podem também ser fixados em murais ou paredes, cultivando um ambiente saudável baseado na gratidão, na cultura do reconhecimento e valorização.

 

Susanne ressalta que a simplicidade é sempre o melhor caminho. “Ser grato proporciona relacionamentos interpessoais sólidos, reduz o estresse, deixa o indivíduo mais resiliente e principalmente, melhora o bem estar, tanto social quanto individual”, finaliza a autora.

 

Sobre Susanne Andrade- É autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. Em abril/22 lançará pela Editora Gente o “Líder Protagonista”. É palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”. Colunista no “Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano na Era 4.0”. Voluntária no Grathi.
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