Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

17 de novembro de 2021

Como o hipoclorito de sódio ganhou relevância antes e depois da Covid-19

Rio de Janeiro, RJ 17/11/2021 – A crescente demanda por produtos de limpeza e desinfecção é um dos principais fatores que impulsionaram o mercado durante os meses mais críticos de pandemia.

Muitos segmentos industriais tiveram seus alicerces abalados nos 18 meses mais críticos da pandemia de Covid-19. De automóveis a roupas, de brinquedos a papel… a retração do consumo pôde ser sentida até mesmo no aumento de placas comerciais de “aluga-se” ou “vende-se”. A própria indústria química enfrentou momentos de dificuldade na aquisição de matéria-prima importada. Mas é certo que o mercado do hipoclorito de sódio – produto popularmente conhecido como alvejante ou água sanitária – encontrou brechas para crescer, principalmente pela importância da desinfecção de ambientes residenciais e comerciais na prevenção da doença.

Análise da consultoria Fortune Business Insights revela que mercado global de hipoclorito de sódio foi avaliado em 261,7 milhões de dólares em 2020 e deve atingir quase 386 milhões de dólares em 2028. Isto porque se trata do ingrediente principal de alvejantes empregados na higienização, desinfecção, branqueamento e remoção de manchas. Ou seja, a água sanitária exerce papel fundamental na indústria têxtil, médica e de papel e celulose. Como essas indústrias estão em retomada de crescimento, o aumento de demanda é certo. Mas o hipoclorito de sódio também está presente no dia a dia da população – que se sentiu ainda mais motivada a cuidar da limpeza de casas, empresas, ambientes hospitalares, escolares e de lazer como forma de frear a contaminação de doenças virais.

De acordo com João Cesar de Freitas, diretor comercial da Katrium – uma das principais indústrias químicas do país -, formulações de uso doméstico levam quantidades muito pequenas de hipoclorito de sódio – normalmente entre 3% e 8%. Já os alvejantes de força industrial têm entre 10% e 12% de hipoclorito de sódio. São produtos utilizados em hospitais, ambientes públicos (ruas, avenidas, fachadas e banheiros) e na indústria, de modo geral. Mas somente pessoas devidamente treinadas e paramentadas com óculos, roupas apropriadas e luvas podem manusear esses produtos com mais segurança.

“A água sanitária é utilizada na indústria doméstica na forma de produtos de limpeza como detergentes, limpadores de superfície, sabões, desinfetantes e alvejantes de todo tipo. A crescente demanda por esses produtos é um dos principais fatores que impulsionaram o mercado durante meses mais críticos de pandemia. Ao mesmo tempo, a indústria médica apresentou rápido crescimento no período também, já que a desinfecção de superfícies, roupas, instrumentos e ambientes hospitalares era fundamental para conter o avanço da Covid-19. Isto sem contar o tratamento de água – tanto para consumo humano, como de piscinas públicas e particulares. Sendo assim, o mercado de hipoclorito de sódio teve resultados bastante positivos em 2021 e esperamos manter no próximo ano”, analisa Freitas.

Segundo a Fortune Business Insights, a América Latina deve ter um crescimento constante de mercado nos próximos anos, sendo puxado pelo Brasil devido a características como urbanização e desenvolvimento econômico. Vale ressaltar que o crescimento da indústria de bens de consumo também está elevando a demanda por alvejantes líquidos. Já na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico taxas mais otimistas de aumento de demanda de hipoclorito de sódio estão sendo projetadas.

Fontes:
https://www.fortunebusinessinsights.com/sodium-hypochlorite-market-105064

João Cesar de Freitas, diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas (RJ)

Website: http://www.katrium.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de novembro de 2021

Em 24 horas, evento gratuito sobre lean terá 100 palestrantes de 32 países

Leia mais

17 de novembro de 2021

Como revisar financiamentos imobiliários

Leia mais

17 de novembro de 2021

Gartner: fornecedores de TI devem investir mais em IA nos próximos anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.