Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

09 de dezembro de 2021

Projeto Retratos de Superação reúne pacientes com câncer para aulas gratuitas

 | Jornal Acontece

São Paulo 9/12/2021 – Entendemos que por meio da arte o paciente pode expressar seus sentimentos – Merula Stegall, presidente da Abrale.

O Retratos de Superação é um projeto que objetiva promover uma reflexão sobre os diferentes tipos de superação e promover empatia, respeito e o olhar para os desafios dos pacientes oncológicos. Em sua sétima edição, ele acontece em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Pacientes oncológicos e também médicos e profissionais da saúde da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) se reúnem para receberem aulas online e gratuitas de fotografia, ministradas por João Kulcsár, professor visitante da Universidade de Harvard e diretor do Festival de Foto de Paranapiacaba. As fotografias desta mostra foram selecionadas a partir de dois recortes. O primeiro foi do próprio curso e o segundo, de uma convocatória realizada pelo Festival de Fotografia de Paranapiacaba, ambos com o tema superação traduzido em imagens.

Foram mais de 350 fotos recebidas e 50 delas foram selecionadas para uma exposição na estação Santana, linha azul do metrô de São Paulo, de 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2022, das 8h às 22h. “Entendemos que por meio da arte o paciente pode expressar seus sentimentos e tudo o que vem passando, por conta do tratamento oncológico. Com as aulas do Retratos de Superação, além de aprenderem técnicas de fotografias, também será uma boa oportunidade para o autoconhecimento”, diz Merula Stegall, presidente da Abrale.

“Todos nós passamos por problemas, alguns maiores do que outros. O que vemos são imagens do triunfo sobre os obstáculos que a vida nos apresenta. São narrativas que podem emocionar, sensibilizar e nos fazer refletir sobre os limites, o que somos, como vivemos e quem amamos. Esperamos que estas histórias visuais nos inspirem para os novos desafios que enfrentamos cotidianamente”, fala João Kulcsár.

O Retratos de Superação é uma idealização da Abrale e viabilizado pela lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço
Exposição fotográfica – Retratos da Superação – Edição São Paulo
Local: Estação Santana da Linha Azul – Metrô -SP
Curadoria: João Kulcsár
Data: 10 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, das 8h às 22h

Website: http://www.retratosdesuperacao.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de dezembro de 2021

Uvebs promove Fórum Regional de Educação: Desafios Durante a Pandemia

Leia mais

09 de dezembro de 2021

Camp reconduz diretoria por mais três anos.

Leia mais

09 de dezembro de 2021

Nutricionista dá dicas para uma alimentação adequada no verão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.