Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

21 de setembro de 2021

Hotéis e restaurantes implantam coleta de materiais recicláveis

 | Jornal Acontece

Campinas (SP) 21/9/2021 –

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% do total de lixo produzido no Brasil são reciclados, quando o potencial estimado seria de 30%. O destino incorreto de produtos contribui para a geração de impactos negativos na natureza e na sociedade e por esta razão, a preocupação com a sustentabilidade vem tomando cada dia mais conta da agenda das empresas no mundo todo, através da sigla ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Em cada setor da economia, a quantidade de resíduos gerados é diferente. Um outro estudo mostra que em um hotel, os resíduos orgânicos são responsáveis por 24,8% de todo o resíduo gerado; resíduos inertes, 15,0%; papel, papelão, plástico, latas de alumínio: 35%; embalagens de metais (aço), 5,4%; óleo vegetal: 8,3%.

Ciente dos impactos na comunidade, a Rede Hotéis Vitória é a primeira empresa do setor no país a aderir ao programa Rota da Sustentabilidade criado pela PGRS Brasil – especializada em logística coleta e transporte – com o objetivo de reforçar o compromisso empresarial dos empreendedores da região com a Sustentabilidade, Economia Circular, Valorização de Resíduos, Coleta Seletiva e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto também está inteiramente alinhado com os conceitos de ESG e Cidades Inteligentes, colocando os empresários de Campinas e o município em uma posição de vanguarda na gestão sustentável de resíduos e projetos ambientais.

A rede Vitória Hotéis entra no projeto Rota da Sustentabilidade com suas cinco unidades hoteleiras (três em Campinas, Paulínia e Indaiatuba) e os restaurantes que integram o grupo: Bellini Ristorante, Kindai, Esquinica, Vick Restaurante e Vittorino. Nesta primeira fase, serão coletados e enviados para reciclagem cinco materiais: papel/papelão, plásticos e variáveis, metais (latas e embalagens), vidros (garrafas e copos, por exemplo) e eletrônicos. Quando o projeto e as boas práticas estiverem totalmente consolidados, serão acrescidos outros materiais, como baterias, pilhas, lâmpadas e isopor.

A separação dos resíduos e materiais será realizada pelos próprios funcionários da Rede Vitória Hotéis, que foram treinados para isso. A coleta será feita pela equipe da própria PGRS Brasil, responsável também pela pesagem e valorização do material, a ser enviado para um barracão antes da destinação do material para a reciclagem.

Segundo Gabriel Gabriel Pedreira, CEO e fundador da PGRS Brasil Soluções Ambientais Integradas e do WasteBank – Banco de Resíduos, ainda é cedo para mensurar a quantidade de produtos e materiais que serão coletados e reciclados, por ser um projeto novo. “Vamos descobrir ao longo dos próximos meses qual o volume de resíduos que vai sair de cada unidade e aí termos esta informação quantificada e os tipos de cada material para poder traduzir os reais impactos desse projeto”.

O projeto, além de inédito, traz mais uma novidade. Todo o valor obtido com o material reciclado é transformado em dinheiro que é depositado em uma conta digital do WasteBank – banco de resíduos. “O WasteBank é uma fintech/cleantech que busca bancarizar e valorizar a cadeia da reciclagem bem como qualquer pessoa, física ou jurídica, que vê valor nos seus resíduos”, explica ele.

“Por isso, criamos juntos o Movimento Meu Resíduo Gera Valor, através do qual vamos criar muita experiência, como o CashBack da reciclagem, Sustentabilidade, Fidelização e, principalmente, impacto positivo ao meio ambiente e aos negócios”, conta Pedreira.

Eduardo Porto, diretor de Marketing da Rede Vitória Hotéis, explica que há um bom tempo o grupo estudava a implantação de um processo de coleta e reciclagem, de forma a dar um destino sustentável ao lixo gerado nos hotéis e restaurantes. “Sempre tivemos esta preocupação e o Projeto Rota da Sustentabilidade veio ao encontro de nossa proposta e interesse”, completa. Porto.

Website: https://www.vitoriahoteis.com.br/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de setembro de 2021

Em 24 horas, evento gratuito sobre lean terá 100 palestrantes de 32 países

Leia mais

21 de setembro de 2021

Como revisar financiamentos imobiliários

Leia mais

21 de setembro de 2021

Gartner: fornecedores de TI devem investir mais em IA nos próximos anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.