Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

15 de outubro de 2021

Como a segunda fase do Open Banking pode impactar as PMEs

 | Jornal Acontece

São Paulo 15/10/2021 –

A segunda fase do Open Banking já está em andamento. A terceira etapa, que estava prevista para iniciar em 30 de agosto, foi adiada pelo Banco Central para 29 de outubro. Com o avanço da implementação e um pouco mais de tempo para se habituar à fase atual, é importante que os empresários entendam, de fato, como o novo processo pode impactar cada empresa. 

Segundo estudo publicado em 2020 pela Juniper Research, a previsão é de que até o final deste ano o número de usuários do Open Banking no mundo chegue a 40 milhões, mais que o dobro do volume de dezembro de 2019, que era de 18 milhões. Atualmente, os principais modelos de Open Banking do mundo são os do Reino Unido e da Austrália, porém, diversos outros países também estão estudando iniciativas similares. 

“Hoje, as pequenas e médias empresas têm pouca oferta de produtos e condições pouco atrativas pelo risco atribuído à falta de histórico financeiro e de crédito. Essa etapa é uma das principais para a mudança esperada para o Open Banking, já que teremos disponíveis mais informações sobre o perfil dessas companhias. Nessa fase, será possível avaliar quais necessidades de crédito, as taxas pagas em cartões, financiamentos e condições previstas”, explica Fernando Radunz, CIO do BS2.

A expectativa, segundo Radunz, é que essas empresas tenham mais opções financeiras e melhores condições nesses produtos, proporcionando mais crédito e taxas bancárias menores, por exemplo, impactando positivamente o dia a dia do negócio.

Alguns pontos são avaliados pelas instituições financeiras nesta etapa e podem impactar nas pequenas e médias empresas, entre eles:

1. Dados Cadastrais

Nesse ponto, são coletadas informações gerais, entre as quais, nome da empresa e endereço, além dos seus qualificadores, que são o faturamento, bens e direitos. Também é avaliado todo o quadro de representantes legais, como procuradores, quadro societário e outros.

2. Contas

Aqui, são compartilhados o histórico das contas da empresa junto à instituição bancária: quando foram criadas, seus padrões de tarifa, os limites de crédito, transações e saldos diários e médios da empresa.

3. Cartões de Crédito

Assim como ocorre com as contas correntes, todos os dados dos cartões de crédito são compartilhados: limite, transações, faturas e histórico de quitação. Dessa forma, será possível analisar o comportamento de pagamento, considerando, por exemplo, se foi feito integral ou teve uso de rotativo. Todos esses dados permitirão analisar como a empresa “lida” com o cartão de crédito.

4. Empréstimos

Aqui é avaliado o histórico do cliente em relação aos empréstimos contratados e as especificações de cada contrato (entrada, estrutura de parcelamento, taxas de juros e carência). Além disso, também é considerado o comportamento do cliente, conforme sua adimplência e seus níveis de risco, levando em conta seu relacionamento com as instituições financeiras.

5. Financiamentos

De modo semelhante aos empréstimos, nesta etapa há a verificação do histórico dos financiamentos solicitados, assim como garantias, parcelas e responsabilidade nos pagamentos.

6. Adiantamentos a depositantes

Análise se o cliente já teve acesso a adiantamentos a depositantes, ou seja, se já contou com auxílio da instituição bancária para realizar uma transação sem saldo ou se já usou o limite do cheque especial.

7. Direitos Creditórios

Nessa seção são analisados os créditos que uma companhia tem para receber, como parcelas de cartão de crédito, cheques e outros, identificando a capacidade e a saúde financeira da empresa.

Como participar do Open Banking

São muitas as maneiras de adesão ao Open Banking. Dentre elas, a empresa poderá acessar o site ou aplicativo da instituição bancária e autorizar o compartilhamento de dados, além de mencionar para qual banco as informações poderão ser enviadas. Todo o procedimento conta com a supervisão do Banco Central e da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Website: https://www.bancobs2.com.br/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de outubro de 2021

Em 24 horas, evento gratuito sobre lean terá 100 palestrantes de 32 países

Leia mais

15 de outubro de 2021

Como revisar financiamentos imobiliários

Leia mais

15 de outubro de 2021

Gartner: fornecedores de TI devem investir mais em IA nos próximos anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.