Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

20 de outubro de 2021

Grupontapé volta à estrada com espetáculos e atividades formativas

 | Jornal Acontece

Uberlândia-MG 20/10/2021 –

Depois de quase dois anos sem contato presencial com o público devido à pandemia de Covid-19, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais, coloca o pé na estrada para a primeira circulação, a partir deste mês. Por meio do projeto “Grupontapé na estrada” empreendido pela produtora parceira Balaio do Cerrado, o Grupo levará apresentações da peça Balaio Popular em Ipameri-GO (23/10), São Simão-GO (30/10), Itumbiara-GO (30/10) e atividades formativas em São João del Rei (dias 28 e 29 de novembro).

As apresentações serão realizadas em locais públicos, abertos, em todas as cidades. “Uma ótima oportunidade para levarmos um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua. Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo reencontrar o público”, comenta o diretor de produção da Cia., Rubem dos Reis.
Os horários das apresentações variam em cada município. A primeira apresentação será em Ipameri, na Praça João Emídio Carneiro, no centro da cidade, às 17 horas. Os locais e horários nas outras cidades serão divulgados posteriormente.

O projeto “Grupontapé na estrada” empreendido pela Produtora parceira Balaio do Cerrado, aprovado em 2017 foi responsável pela circulação do Grupo nas cidades de Contagem-MG, Itumbiara-GO, Pirapora-MG, São Bernardo do Campo-SP e Uberlândia antes da pandemia. “Não quisemos transformar em online as ações que faltavam, justamente por acreditar que este dia chegaria e que seria importante este encontro do Grupo com o público das cidades”, destaca o produtor da Balaio do Cerrado, Rubem dos Reis.

Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

“Balaio Popular” é um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio

O projeto “Grupontapé na estrada” tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio de diversas empresas, entre elas a empresa Caramuru, que acredita na arte como ferramenta para o desenvolvimento humano.

“Estamos muito felizes de, aos poucos, voltar a nos encontrar com o público. Será uma grata satisfação visitar as cidades e o seu povo, fazer teatro como a gente mais gosta, presencialmente, de pertinho. A nossa expectativa é a melhor possível”, declara a atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto.

Serviço:

O quê: Espetáculo Balaio Popular – Projeto Grupontapé na Estrada
Onde e quando: Ipameri-GO (23/10)
Local: Praça João Emídio Carneiro, no centro da cidade
Horário: 17h

Website: http://www.mfcomunica.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de outubro de 2021

Em 24 horas, evento gratuito sobre lean terá 100 palestrantes de 32 países

Leia mais

20 de outubro de 2021

Como revisar financiamentos imobiliários

Leia mais

20 de outubro de 2021

Gartner: fornecedores de TI devem investir mais em IA nos próximos anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.