Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

21 de maio de 2021

Para suprir déficit por profissionais com formação tecnológica, empresas aderem a projetos de capacitação digital de jovens

 | Jornal Acontece

Ribeirão Preto, SP 21/5/2021 – Um dos aspectos importantes nesse projeto é que, além da capacitação em tecnologia, o projeto também estimula o desenvolvimento das habilidades emocionais

Nunca houve tantas vagas de emprego em tecnologia. Mas isso pode não significar exatamente uma boa notícia e sim um problema para o país. A pandemia acelerou a necessidade de digitalização e hoje já faltam profissionais com formação tecnológica no mercado.

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que o déficit de profissionais pode chegar a 260 mil até 2024.

Para se ter uma ideia da necessidade, um levantamento feito pela Catho, na grande São Paulo, revelou um salto na oferta de vagas entre o ano de 2019 e o ano de 2020. Somente para vagas de desenvolvedores, por exemplo, o aumento foi de 517%.

Considerando que apenas 20% dos jovens estudantes de escolas públicas passam por algum tipo de formação tecnológica, foi criado o projeto Kick e a SMARAPD, empresa de Ribeirão Preto-SP, com atuação em todo Brasil na área de tecnologia voltada para a gestão pública e privada, é patrocinadora desta ação com apoio à formação de jovens na área da tecnologia.

“Um dos aspectos importantes nesse projeto e que gostamos de reforçar é que, além da capacitação em tecnologia, o projeto também estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. E isso é muito importante para que eles possam trilhar uma jornada prática e resolver problemas reais, colaborando para alcançar seus objetivos”, explica Sheila Lima, coordenadora de RH.

Olhar Socioemocional

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais dentro do Programa Kick conta o suporte do Instituto Ser Educativo. De acordo com a educadora Andrea Rosin, o instituto surgiu da necessidade das pessoas (crianças, jovens e adultos) em aprender e aprimorar as habilidades sociais e emocionais diante de tantas mudanças requeridas pela sociedade e sobretudo, lidar com as emoções e desafios diante das relações interpessoais.

“Estamos atuando para desenvolver nos jovens tanto a preparação tecnológica para a inserção no mercado e que carece de profissionais de tecnologia quanto o desenvolvimento socioemocional que é a aprendizagem de habilidades especificas e que os ajudam a liderar situações cotidianas, se comunicar, agir empaticamente, trabalhar em equipe, entre outras habilidades”, explica Rosin.

A educadora comenta ainda que, diante de uma geração fragilizada e sensível às suas próprias dificuldades, é preciso trabalhar essas situações que faz com esses jovens tenham medo de se comunicar e tenham dificuldade de serem assertivos. A trilha socioemocional ajuda na potencialização dessas capacidades de lidar com situações cotidianas da vida pessoal e social.

“Esses aspectos são muito importantes para as relações pessoais e de trabalho e o programa está avançado nesse sentido, trazendo as questões emocionais e propondo uma intervenção capaz de estabelecer melhorias efetivas na vida pessoal e no trabalho”, comenta.

O programa e as capacitações têm sido conduzidos por meio de lives nos quais os facilitadores falam com o público participante sobre assuntos práticos do mercado de trabalho e também com foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

As atividades podem ser acompanhadas nos canais digitais do projeto, site e redes sociais: https://soukick.com.br/ e @soukick.

Há vagas!: ferramenta digital busca agilizar recrutamento e seleção

A escassez por profissionais vivenciada pela SMARAPD foi um grande motivador para a adesão ao projeto de capacitação, além de reforçar o compromisso com o futuro do setor e a qualificação profissional.

Em tempos de pandemia, com fechamentos de postos de trabalho e muitas mudanças no mercado, a SMARAPD atualizou a sua Página de Carreira com o intuito de facilitar o processo de divulgação e preenchimento do interesse pelas vagas abertas na empresa.

O link de acesso para conhecer as oportunidades e vagas disponíveis é o smarapd.gupy.io. O acesso à página é público e o cadastro de currículos gratuito.

Atualmente são mais de 50 vagas abertas com foco em tecnologia.

Website: http://www.smarapd.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de maio de 2021

Prazo para regularização é ampliado para 31 de março

Leia mais

21 de maio de 2021

Comece a pensar na programação de sábado. Centro Histórico é a dica

Leia mais

21 de maio de 2021

Confira as apresentações musicais do Estação Verão Praia até domingo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.