Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

23 de agosto de 2021

Odontologia humanizada para perder o medo do dentista

 | Jornal Acontece

São Paulo 23/8/2021 – Muitos usam o medo para evitar a cadeira do dentista. Não é apenas uma desculpa, mas um gatilho para os traumas causados em atendimentos passados.

Atenção, cuidado e empatia. Essa é a fórmula do atendimento humanizado que vem sendo utilizada por muitos profissionais da odontologia e ajudado os pacientes a perderem o medo. A experiência proporciona mais segurança e conforto para iniciar o tratamento dentário. “Muitos usam o medo para evitar a cadeira do dentista. Não é apenas uma desculpa, mas um gatilho para os traumas causados em atendimentos passados”, explica o cirurgião dentista, especializado em estética bucal e implantes dentários, Sidnei Goldmann.

O profissional, que é membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração, diz que esse tipo de atendimento envolve um comprometimento com o paciente, que tem início desde a chegada ao consultório, um ambiente acolhedor, até o cultivo do relacionamento mais próximo. “Conquistar a confiança requer tempo e paciência e isso vale para qualquer tipo de relação. Então, por que seria diferente na minha área de atuação? Vale a pena, pois é recompensador tanto para o profissional quanto para o paciente. O mercado odontológico tem se tornado muito automatizado. Para mudar esse cenário e desmistificar o medo do dentista, preciso entender quais os motivos que fazem com que a pessoa se sinta insegura e ajudá-la. A razão pode estar lá na infância, inclusive.”

O profissional cita uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada em setembro de 2020. “Ela apontou que dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais. E 14 milhões perderam todos os dentes. Esses dados são alarmantes e tristes. Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe que as doenças bucais podem acarretar também outros tipos de problemas à saúde, como os cardíacos, por exemplo”, comenta Goldmann.

Reconhecer as particularidades de cada paciente, respeitar seus limites e começar com tratamentos menos complexos são algumas das alternativas encontradas por Goldmann para conquistar a confiança do paciente e fazer com que dê continuidade ao tratamento. “A primeira consulta é essencial. Converso, explico o que será feito, entendo como foram os procedimentos anteriores. Também invisto fortemente em equipamentos de qualidade, ambiente agradável, inclusive com a música da preferência do paciente, além de muita calma. É incrível acompanhar a mudança de quem confiou em mim para vencer mais esse desafio”, finaliza.

Website: https://goldmannodontologia.com.br/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

23 de agosto de 2021

Casos de coqueluche crescem após queda de cobertura vacinal

Leia mais

23 de agosto de 2021

Verdades sobre Conversas Difíceis na Carreira.

Leia mais

23 de agosto de 2021

São Vicente abre vagas gratuitas para curso de confeitaria

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.