Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

01 de outubro de 2021

Empresas unem-se para arrecadar alimentos para pessoas em vulnerabilidade social

 | Jornal Acontece

Santo André, SP 1/10/2021 –

No Brasil, segundo o WFP (Programa Mundial de Alimentos), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são desperdiçados. Isso corresponde a 41 mil toneladas de comida jogadas fora por dia enquanto uma em cada nove pessoas passa fome.

Diante de tanto desperdício e como forma de amenizar esse grave problema social, a Coop participa de vários programas por intermédio de sua plataforma de sustentabilidade, Coop Faz Bem. Um deles é o movimento Unidos Pela Comida, um projeto criado pela Hellmann’s, marca da multinacional Unilever, que transforma o desperdício de alimentos em pratos de comida para quem mais precisa.

Até o fim de julho, o projeto já tinha garantido nada menos que 59 mil refeições, e a participação da Coop ocorre pelo fornecimento de produtos de hortifrúti (frutas, legumes e verduras) que, embora próprios para o consumo, estão fora do padrão de apresentação para comercialização nas lojas.

Além da Coop, outros nove parceiros alimentam a causa com doações. Os produtos são retirados pela equipe do Infineat, projeto responsável pela logística, que busca onde sobra para entregar onde falta. E quem recebe, no caso da ação Unidos pela Comida, é o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), organização humanitária que luta diariamente pelo combate à fome, contra violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis (idosos sozinhos, imigrantes e refugiados, crianças pobres, população de rua e pessoas com hanseníase), preparando alimentos e distribuindo-os a essas pessoas no centro da cidade de São Paulo.

Mais programas e menos fome
A Coop também participa de vários outros programas que visam diminuir o problema da fome. Entre eles está a parceria com os Bancos de Alimentos nas cidades onde atua (ABC e Interior de São Paulo) e com o Infineat. Entre janeiro e julho deste ano, a Coop doou 302.843 kg de alimentos; desde 2001, quando iniciou a parceria com os Bancos de Alimentos, foram doados 3,2 milhões de kg.

Outra parceria ativa da Coop é com o Programa Mesa Brasil, do Sesc, iniciada em 2011 e que até agora já proporcionou a doação de 2,1 milhões de kg de alimentos.

Atualmente a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos e 113 unidades de varejo, divididas em 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Website: https://www.portalcoop.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

01 de outubro de 2021

Pandemia da Covid-19 aumenta fatores de risco para diabetes em crianças e adolescentes

Leia mais

01 de outubro de 2021

Evento geek movimenta Santos no final de semana

Leia mais

01 de outubro de 2021

Santos será sede de evento mundial da Unesco sobre economia criativa neste mês

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.