Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

11 de agosto de 2021

A influência da comunicação externa nos resultados da empresa

 | Jornal Acontece

11/8/2021 –

Com o crescimento das redes sociais, se torna mais desafiante fazer a gestão de marca. Isso porque qualquer usuário torna-se um possível crítico, e em segundos pode expor uma opinião negativa sobre um negócio. Por isso, toda empresa precisa, de alguma maneira, monitorar e manter um canal de diálogo aberto com o público externo. Essa ponte pode ser construída através da comunicação externa.

A comunicação externa é o modo como a corporação se posiciona perante a imprensa, as comunidades, os consumidores, os fornecedores e a sociedade em geral. O intuito é manter um bom relacionamento com os públicos de interesse, para assim reforçar o nome, melhorar a reputação da empresa e torná-la marca referência, para que os consumidores se lembrem da empresa inconscientemente ao buscarem determinado produto ou serviço que ela atende.

Comunicação externa e competitividade

A maneira de se comunicar acaba influenciando a vantagem competitiva do negócio. Isso inclui o posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e até mesmo o fechamento de parcerias.

Em outras palavras, os resultados da empresa são influenciados pela melhora do conceito geral do negócio perante os consumidores. A confiança aumenta e a mensagem passa a fazer parte do cotidiano dos clientes, de forma direta ou indireta.

Segundo uma pesquisa, 62% das empresas já pretendiam aumentar os investimentos com a gestão de marca no ano de 2019. Já no primeiro trimestre de 2020, os investimentos com publicidade aumentaram 27,6% em comparação com o trimestre anterior.

Diante disso, entende-se que a atenção para comunicação externa tem crescido nos últimos anos, pois cada vez mais as empresas percebem que esses investimentos resultam em crescimento na competitividade e no faturamento

A gestão de marca começa internamente

Não adianta a empresa apenas focar em estratégias e investimentos com comunicação externa, se o relacionamento com o público interno, ou seja, os colaboradores, não está bom.

Isso porque os colaboradores são o primeiro público de um negócio. Portanto, se estiverem infelizes com o relacionamento e a comunicação dentro do ambiente corporativo, podem ser propulsores de comentários negativos sobre a marca.

Da mesma forma, se estiverem satisfeitos com o relacionamento e se a comunicação interna for transparente e efetiva, os colaboradores se tornarão embaixadores da marca, influenciando a reputação da empresa positivamente fora do ambiente corporativo, seja por meio das redes sociais ou conversas cotidianas.

Canais de comunicação interna e externa

Uma ótima forma de impulsionar a comunicação tanto dentro do ambiente corporativo, quanto externamente, é utilizando TVs Corporativas. Essas ferramentas automatizam a distribuição de comunicados e notícias, tornam a comunicação mais dinâmica e chamativa e podem ser colocadas em diversos locais, de acordo com o propósito delimitado.

Se a qualidade das mensagens e a eficácia das ferramentas utilizadas na comunicação externa são comprovadas, o caminho natural é que os resultados do negócio melhorem gradativamente. Mas, para que os objetivos sejam alcançados, deve haver comprometimento e união de vários esforços.

Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor do Mobuss TV
*Pesquisa: https://www.abrhbrasil.org.br/cms/62-das-empresas-vao-aumentar-os-investimentos-em-employer-branding/

Website: https://www.teclogica.com.br/comunicacao-corporativa/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de agosto de 2021

Casos de coqueluche crescem após queda de cobertura vacinal

Leia mais

11 de agosto de 2021

Verdades sobre Conversas Difíceis na Carreira.

Leia mais

11 de agosto de 2021

São Vicente abre vagas gratuitas para curso de confeitaria

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.