Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

02 de dezembro de 2021

Evento gratuito discutirá o que muda na gestão pública com a chegada do SIAFIC

 | Jornal Acontece

Ribeirão Preto, SP 2/12/2021 –

No começo de novembro, todos os municípios brasileiros tiveram que apresentar seus planos de ação para adequação às novas regras de qualidade estabelecidas pelo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC). Esta medida exigida pelo governo federal tem por objetivo implantar um padrão mínimo de qualidade para o sistema e estava prevista no Decreto Federal nº 10.540, que foi divulgado em novembro de 2020.

Os municípios apresentaram seus cronogramas das ações de adequação, que agora passarão por avaliação e crítica dos órgãos de controle, assim como divulgados nos sites oficiais das cidades para conhecimento e eventuais sugestões do público. De acordo com o Decreto Federal, esta é uma das etapas de implementação do SIAFIC, que deverá estar em funcionamento obrigatoriamente a partir de janeiro de 2023.

SIAFIC é um software de contabilidade pública que deverá ser utilizado por prefeituras, câmaras e descentralizadas (autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista, por exemplo). Compreende um conjunto de rotinas, processos, procedimentos e requisitos para o funcionamento da execução orçamentária, administração financeira e controle dos entes da federação. Por ser um banco de dados único, o SIAFIC vai permitir a uniformização dos dados contábeis, centralizado e compartilhado por todas as entidades de uma mesma unidade federativa.

Realizar uma adaptação tecnológica para receber o novo software é um dos desafios das prefeituras, câmaras e descentralizadas, assim como o treinamento das equipes que irão utilizá-lo, assim também como a compatibilização deste sistema com os sistemas que os órgão já utilizam. Para discutir todas essas questões, no dia 8 de dezembro, a partir das 9h, haverá um workshop online, transmitido via YouTube e gratuito para inscritos.

Participarão desta conversa o Prof. Paulo Feijó, sumidade nesta temática; Rodrigo Toneli, coordenador contábil da empresa SMAR APD Informática, que desenvolve softwares para gestão pública; com moderação de Fabricio Massola, gerente de projetos também da SMAR APD.

Muito reconhecido na área, o Prof. Paulo Feijó tem participado de diversas iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas, especialmente nos aspectos relacionados com a administração do caixa, a programação e execução financeira, a apuração dos resultados fiscais e contabilidade aplicada ao setor público. Coordenou a integração do Tesouro Nacional aos mecanismos do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Participa de atividades de capacitação de gestores públicos em todo o país.

O workshop será a oportunidade de aprendizado sobre o SIAFIC e o quanto impacta na gestão das cidades com a unificação da contabilidade. O evento é patrocinado pela SMAR APD Informática. Interessados devem se inscrever pelo portal https://www.sympla.com.br/workshop-siafic-smar-apd__1422215 até o dia 07/12.

Website: https://www.sympla.com.br/workshop-siafic-smar-apd__1422215

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de dezembro de 2021

Prazo para regularização é ampliado para 31 de março

Leia mais

02 de dezembro de 2021

Comece a pensar na programação de sábado. Centro Histórico é a dica

Leia mais

02 de dezembro de 2021

Confira as apresentações musicais do Estação Verão Praia até domingo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.