Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

18 de agosto de 2021

Brasil contará com experiência global em tecnologia para Open Banking

 | Jornal Acontece

São Paulo 18/8/2021 –

A segunda fase da implementação do Open Banking no Brasil teve início em 13 de agosto e é marcada pela possibilidade de compartilhamento de dados pessoais entre instituições financeiras, mediante consentimento do cliente. Esta iniciativa permite a geração de novos negócios pelas empresas e o acesso a produtos customizados e mais vantajosos pelos clientes. Mas, para o Open Banking ser implementado, a tecnologia é imprescindível: as APIs (sigla em inglês que se refere às interfaces de programação), como as que são desenvolvidas pela WSO2, são o elo entre todas as partes envolvidas na comunicação e no compartilhamento de informação. 

“Bancos em todo o mundo já implementaram o Open Banking, seguindo regulamentações locais, como a PSD2 na Europa, a Consumer Data Right na Austrália, e vários outros requisitos regionais, com o auxílio da WSO2. Tudo com completa segurança de dados dos clientes”, afirma Seshika Fernando, Vice-Presidente e Head de BFSI Practice da WSO2. “Especialmente para o Brasil, o Open Banking será revolucionário, permitindo o acesso a serviços financeiros de qualidade para mais pessoas. Hoje ainda existem 34 milhões de brasileiros que não usam banco e, com o modelo Open Banking, este número tende a diminuir consideravelmente”, conclui a executiva. 

Entre as principais funcionalidades do Open Banking está a monetização de serviços por meio de APIs, integrando-os aos principais sistemas de cobrança já disponíveis, potencializando as operações de Open Banking e tornando-as fontes de receita. Além disso, as APIs trazem mais velocidade e praticidade em todas as etapas das operações bancárias. 

“Soluções de gerenciamento de API, integração, identidade e acesso permitem que os fluxos de dados adicionem valor para todos os atores nos ecossistemas de Open Banking. As funcionalidades incluem a facilitação de insights para decisões estratégicas de negócio e automatização de processos para agilizar todos os procedimentos do Open Banking, tanto para os bancos quanto para os clientes”, afirma Fernando Arditti, Vice-Presidente e Gerente-Geral da WSO2 na América Latina. 

O Open Banking

Tendo o Banco Central como órgão regulador da implementação e operações, o Open Banking tem como principais características o total controle dos clientes sobre quais dados serão compartilhados e para quem, além de muitos benefícios, principalmente a liberdade para acessar os serviços de diferentes instituições financeiras, de forma a poder fazer uma escolha consciente com base no perfil. Por sua vez, ao usar os dados compartilhados pelo cliente, as empresas poderão gerar novos negócios, oferecer soluções mais personalizadas e fornecer experiências mais envolventes para os clientes, como comparação de serviços e tarifas, apps de planejamento financeiro, pagamentos via mídias sociais e marketplace de crédito.

Segundo o cronograma do Banco Central, a fase 3 de implementação do Open Banking no Brasil tem início previsto em 30 de agosto e, com ela, surge a possibilidade de compartilhamento dos serviços de iniciação de transações de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito. Na quarta e última fase, que deve começar em 15 de dezembro, os bancos poderão oferecer produtos de investimento, câmbio, previdência privada e seguro a clientes de outras instituições. A implementação total do Open Banking no Brasil está prevista para setembro de 2022.

Website: https://wso2.com

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de agosto de 2021

Casos de coqueluche crescem após queda de cobertura vacinal

Leia mais

18 de agosto de 2021

Verdades sobre Conversas Difíceis na Carreira.

Leia mais

18 de agosto de 2021

São Vicente abre vagas gratuitas para curso de confeitaria

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.