Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

26 de outubro de 2021

Ação multiempresas promove evento gratuito para professores da rede pública

 | Jornal Acontece

Belo Horizonte, MG. 26/10/2021 – Os professores estão precisando de um colo, um alento para lidarem com as frustrações e desmotivações

A pandemia tem sido um período extremamente desafiador para todos, mas, para alguns profissionais, o caos torna-se latente. Entender as angústias e frustrações dessas pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, porém, é muito necessário. Pensando nisso, 12 empresas se uniram para realizar a ação voluntária Cuide de quem inspira, idealizada pelo Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), que acontecerá no dia 29 de outubro, a partir das 9h.

A ideia é promover um dia de palestras on-line e gratuitas voltadas para o cuidado e a saúde mental de professores de escolas públicas de todo o Brasil, com atuação no Ensino Fundamental I, II e Médio. “Em meio a um período de tantos desafios para a educação, queremos ajudar os professores de escolas públicas a reencontrarem seu propósito e enxergarem o quanto são importantes para a sociedade”, explica Vivian Ramos, Gerente de Projetos na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, organização responsável pela criação do CMVC.

Todas as palestras serão ministradas por voluntários das empresas participantes e contarão com sorteios de kits de autocuidado e certificado de participação. O painel de abertura será conduzido pelos Caçadores de Bons Exemplos e Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok. Além disso, o evento disponibilizará 8 salas de cuidado para que cada profissional escolha os temas que deseja integrar.

“A partir de escutas e análise de pesquisas, identificou-se que a principal demanda dos professores, neste momento, mesmo ainda tendo alguns desafios em relação a ferramentas digitais de trabalho, é em relação à saúde mental. Os professores estão precisando de um colo, um alento para lidarem com as frustrações e desmotivação causadas pela falta de participação dos alunos das escolas públicas no contexto do ensino on-line/híbrido”, reflete a gerente da CDM.

Razões para agir e acreditar

De acordo com a Revista Nova Escola, 72% dos professores da rede pública tiveram a saúde mental afetada e precisaram buscar apoio. A pesquisa foi realizada com 9557 profissionais. Outro dado que chamou a atenção foi que 2,6 milhões passaram horas do dia fotografando páginas de apostila de atividades para enviar aos alunos, além de gravar pequenos vídeos com explicações de conteúdo, e outros buscaram por alunos que não apareciam nas aulas.

A pesquisa mostrou, ainda, que os aspectos mais citados pelos professores foram: frustração, ansiedade, tristeza, falta de motivação, cansaço mental, falta de sentido do trabalho e incapacidade. Solange Martins é professora na Escola Municipal Hilário Pereira da Fonseca, em Sete Lagoas. Ela, que já fez um curso de saúde emocional, está com boas expectativas para este evento: “Espero acrescentar muito na minha vida tanto profissional, quanto pessoal, ainda mais neste momento em que precisamos enxergar a todos primeiramente como humanos”. Para ela, esta discussão tem muita relevância principalmente agora que os professores estão mais fragilizados emocionalmente. “As pessoas estão procurando se reestruturar e nada melhor do que uma conversa franca e aberta para colocarmos pra fora o que estamos sentindo e passando, escutando a realidade de outros também para que juntos consigamos superar esse momento e esses desafios.”

A professora Karen Cecília Pereira atua na Escola Municipal Derci Alves Ribeiro, em Florestal. Ela espera adquirir conhecimento para aplicar no dia a dia com seus alunos. “Eu acho que tudo que é feito para agregar, para aumentar pros meus pequenos, pros meus meninos como eu costumo chamar meus alunos é sempre bem-vindo, então eu estou super ansiosa para chegar o dia”. Assim como sua colega Solange, ela também acredita que compartilhar experiências é o melhor caminho já que todos tiveram que se reinventar. “Foi tudo muito novo nessa pandemia com as aulas remotas, a gente teve que aprender muita coisa pra que tudo saísse da melhor forma possível como foi. Eu espero que a gente discuta e aprenda para ver quais foram as dificuldades de alguns, ver que são as mesmas dificuldades que as nossas e ver, principalmente, que não estamos nessas dificuldades sozinhos”, reflete.

Nesse sentido, Vivian Ramos acredita que, quando o objetivo é fazer o bem comum, não existe concorrência, ou ser melhor que o outro. “É isso que o CMVC vem mostrando em ações como essa, fortalecendo o trabalho integrado e em rede, com diversas empresas que fomentam o voluntariado corporativo”, completa.

Organização sem fins lucrativos, há mais de 35 anos a CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana conduz ações de planejamento, gestão, execução e avaliação de programas sociais, de voluntariado corporativo e de eficiência energética, alinhados às demandas de empresas, órgãos públicos e territórios, visando criar valor compartilhado. Instituição pioneira, já desenvolveu projetos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Sergipe. Fora do país, atuou em Angola, Moçambique e Peru. 

Criado em 2015, pela CDM, o Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo conta com 68 empresas, entre multinacionais, nacionais, instituições de ensino e parceiros diversos. Formado para o aprendizado integrado, além do compartilhamento de experiências e boas práticas, o CMVC já promoveu 17 encontros, com a apresentação de 35 cases.  

“A integração do grupo, os encontros e as trocas contribuíram significativamente para as oportunidades de inovação e a continuidade das iniciativas voluntárias”, reforça Vivian Ramos.  Em 2021, o Comitê conta com a integração e articulação dos membros do CMVC e diversos parceiros, como o Centro Universitário UMA, o Prosas, o palestrante Léo Farah, o CeMAIS, o V2V e o Tio Flávio Cultural, além do patrocínio da AngloAmerican, Fundação Sideturbe, Vallourec, Localiza e Gerdau, assim como apoio da Cargill, Grupo Sada, CNH Industrial e AngloGold.

EVENTO “CUIDE DE QUEM INSPIRA” – Gratuito

Website: https://eventos.congresse.me/acaomultiempresascmvc

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de outubro de 2021

Em 24 horas, evento gratuito sobre lean terá 100 palestrantes de 32 países

Leia mais

26 de outubro de 2021

Como revisar financiamentos imobiliários

Leia mais

26 de outubro de 2021

Gartner: fornecedores de TI devem investir mais em IA nos próximos anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.