Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

22 de novembro de 2021

Como revisar financiamentos imobiliários

 | Jornal Acontece

São Paulo – SP 22/11/2021 – Consumidor precisa estar atento antes da compra de um imóvel e no transcorrer do seu financiamento

Uma dúvida recorrente sobre o comportamento econômico dos brasileiros é se eles têm contratado empréstimos com frequência e se isso tem aumentado a taxa de endividamento.

Muitas vezes, a dificuldade para manter as contas em dia está associada à falta de conhecimento sobre como são calculadas as parcelas do financiamento.

Diversas questões surgem quando o assunto é empréstimo financeiro. É inegável que a compra de um imóvel é o sonho da maioria das pessoas. Porém, muitos cidadãos assinam contratos sem terem conhecimento pleno do que será exigido e sem um cálculo prévio para ter a certeza de que as mensalidades estão de acordo com a realidade monetária do indivíduo.

Diante das dificuldades atuais, o Brasil tem um número crescente de consumidores com dificuldades para a quitação das dívidas contraídas e a revisão de cálculos contratuais se torna alternativa para a solucionar tais eventualidades. Para isso, a Procalculo, empresa do grupo Macdata, disponibilizou o serviço de revisão de financiamentos imobiliários que fornece subsídios para uma possível renegociação ou mesmo para o ingresso de uma ação de revisão contratual.

O brasileiro, de fato, está mais endividado. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada pela Confederação Nacional do Comércio, o número de famílias endividadas em setembro de 2020 ficou em 74% (recorde da série histórica). Entre as dívidas relatadas no estudo estão cartão de crédito, cheque especial, prestação de carro e casa. Ainda assim, a inadimplência está em queda (25,5% das famílias tinham dívidas ou contas em atraso). A consulta mostrou também que 10,3% afirmaram que não têm condições para quitar as dívidas. Os números são explicados em parte pela situação econômica do país, que tem inflação e desemprego em alta e crescimento em baixa.

Os diferentes tipos de financiamentos de imóveis

Se tornar proprietário de um imóvel é a materialidade do resultado do esforço de uma longa jornada para parte da população. Assim, o financiamento é a alternativa mais utilizada para a aquisição do bem. Atualmente, é possível financiar a propriedade com o banco e até mesmo direto com a construtora e ou incorporadora – quando o interessado não consegue financiamento bancário.

Por ser um contrato sem a intermediação de uma instituição bancária, as condições contratuais para a compra financiada direto com a construtora pode ser mais flexíveis e contar com facilidades que não existem nos empréstimos bancários – como a dispensa de renda mínima, mas normalmente tem um custo financeiro maior. É importante estar muito atento às cláusulas contratuais e aos índices que serão utilizados para a realização de reajustes – que em muitos casos utilizam o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) e o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) e, geralmente, são muito maiores que a Taxa de Referência (TR) – comumente usada pelas instituições bancárias para operações similares. Como o contrato é feito entre as partes, não há regras pré-determinadas e por não utilizarem as normas dos sistemas bancários, os juros são maiores do que os ofertados pelos bancos tais qual o prazo máximo de financiamento que tende a ser menor. Operações de financiamento particulares como estas não seguem as regras e nem sofrem auditoria do Banco Central.

A contestação do financiamento realizado

Ao adquirir um financiamento para aquisição do bem durável, o contratante pode perceber, com o passar do tempo, que os valores estão sendo cobrados de forma abusiva ou incorreta. Diante disso, é possível entrar com ação para a revisão do contrato de financiamento. Assim, pleitear a redução das mensalidades futuras e ressarcimento do que já foi quitado. Entre os questionamentos possíveis estão a capitalização dos juros, reajustes indevidos e taxa de administração de contratos.

É importante ressaltar que são cada vez mais comuns decisões favoráveis nos tribunais sobre as revisões dos valores dos contratos. Entre os entendimentos positivos as alterações estão a inconstitucionalidade da cobrança de juros sobre juros e a retificação de taxas consideradas abusivas por estarem acima da média praticada pelo mercado. Para tal, é importante a busca de profissionais capacitados para a análise do contrato celebrado.

Como verificar se o contrato, taxas e reajustes estão corretos e de acordo com a legislação.

Para auxiliar o profissional na realização do cálculo a ser utilizado no processo existem empresas especializadas em soluções tecnológicas e com profissionais altamente capacitados para elaborar análises e laudos técnicos.  

Website: https://www.macdata.net.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

22 de novembro de 2021

São Vicente abre vagas gratuitas para curso de confeitaria

Leia mais

22 de novembro de 2021

Ciesp realiza missa em capela histórica erguida por família Matarazzo nos anos 20

Leia mais

22 de novembro de 2021

“Não existe profissional sem talento. Existe profissional sem estratégia”.

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.