Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

03 de dezembro de 2021

Aos 40 anos, a Missão Sal da Terra renova seus compromissos com a sociedade

 | Jornal Acontece

Uberlândia – MG 3/12/2021 –

Nos últimos meses, frente aos desafios da pandemia de Covid-19, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Missão Sal da Terra consolidou sua posição de prestar assistência integral às pessoas, assumindo, a convite da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), a gestão de um centro de internação para casos leves e moderados da doença. A OSC transformou, em 12 dias, uma pousada em um centro de internação com toda a estrutura necessária para que os pacientes referenciados das unidades de saúde fossem atendidos por uma equipe multidisciplinar, transformando a vida de mais de 2.700 famílias.

A atuação da Missão na área de saúde iniciou em 2007, na atenção secundária, com a gestão da UAI São Jorge, seguida pela UAI Pampulha três anos depois. Já em 2012, a OSC assumiu integralmente as Unidades Básicas de Saúde da Família do setor sul de Uberlândia, iniciando assim a experiência com a atenção primária em saúde, integrando a atenção primária e secundária.

“A experiência que foi adquirida ao longo dos anos na atenção secundária nos deu condições de fazer uma boa gestão na atenção terciária. Por mais que o Centro de Internação fosse um projeto temporário, a Missão conseguiu adequar e adaptar os fluxos da atenção secundária para que pudessem, então, serem aplicados na terciária, onde temos conseguido resultados importantíssimos e muitas vidas transformadas”, diz o diretor da saúde Arthur Pereira.

Em 2021, a Missão Sal da Terra iniciou a gestão do Centro de Internação Pediátrico da PMU, também na área de atenção terciária. Neste mesmo ano, assumiu mais duas unidades de saúde: o CMAD, unidade voltada ao cuidado e tratamento de pacientes com diabetes, e o Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência, uma unidade de saúde com interface com a educação e atendimento multiprofissional a pessoas com deficiência grave e severa e, também, atendimento aos estudantes com deficiência da rede de ensino municipal de Uberlândia.

A atuação da ONG nesses anos difíceis resume os mais de 40 anos dedicados à gestão em saúde, social e à educação. “Uma curiosidade é que iniciamos como uma banda de música, reunindo adolescentes e jovens para cantar letras que propagassem o amor de Deus. Mas com o tempo percebemos que só falar desse amor não era suficiente para expressar esta grandeza. Queríamos fazer algo prático e assim surgiu a Missão Sal da Terra, com projetos sociais e educacionais voltados para acolher crianças em situação de rua”, explica o um dos fundadores da Missão Sal da Terra César Pereira.

Vale lembrar que, na década de 90, a Missão Sal da Terra atuou nos pilares de educação e amparo social, assumindo inicialmente a gestão da creche Sérgio Henrique Martinelli, no bairro Vigilato Pereira, e logo em seguida vieram outras unidades, Parque São Jorge II, Jardim Canaã, Morumbi e Jardim das Palmeiras, somando 5 escolas de Educação Infantil que passaram a denominar “Centros Educacionais” totalizando 490 crianças, até o ano de 2015. De acordo com a diretora da educação Noemi Mendes, a partir de 2016 ocorreu um crescimento significativo quando inauguraram o Centro Educacional Helder Castro de Bastos, no bairro Shopping Park com 243 crianças atendidas. “Depois dessa experiência, recebemos o convite da PMU para assumir dois EMEIS, totalizando 800 crianças, nos residenciais Pequis e Monte Hebron”, diz a diretora. Atualmente a Missão Sal da Terra é responsável pela gestão de oito Centros Educacionais para crianças de quatro meses a cinco anos, mais de 1500 crianças atendidas. Na área social, os principais projetos são duas instituições de acolhimento masculino e feminino para adolescentes, o serviço de família acolhedora e o serviço de apadrinhamento.

Website: https://www.missaosaldaterra.org.br/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de dezembro de 2021

Prazo para regularização é ampliado para 31 de março

Leia mais

03 de dezembro de 2021

Comece a pensar na programação de sábado. Centro Histórico é a dica

Leia mais

03 de dezembro de 2021

Confira as apresentações musicais do Estação Verão Praia até domingo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.