Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

08 de março de 2022

Como evitar o desgaste antecipado dos pneus?

 | Jornal Acontece

Curitiba, PR 8/3/2022 – O alinhamento adequado permite o desgaste regular dos pneus, melhora a eficiência do rolamento e a dirigibilidade em retas e curvas

Sinais na banda de rodagem podem indicar a necessidade de manutenção do veículo para evitar desgaste maior dos pneus.

Os pneus são itens fundamentais de um veículo e por isso precisam de atenção e cuidados. A sua vida útil pode variar de acordo com o seu uso e manutenção mas, em média, duram de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca. Entretanto, alguns fatores podem aumentar o seu desgaste, antecipando a sua troca, bem como alguns cuidados também podem preservar melhor os pneus. 

Segundo o gestor de contas da Delinte Pneus, Julio Mengarda, alguns sinais peculiares de desgaste na banda de rodagem dos pneus podem ser indicativos de mau uso e de correção necessária. “A recomendação é para que o motorista leve regularmente o seu veículo para manutenção com profissionais capacitados, pois os pneus devem ser considerados itens essenciais no check-up geral”, afirma.

Alguns desgastes sinalizados na banda de rodagem dos pneus podem ser provenientes até mesmo da calibragem incorreta. “Cada fabricante tem a sua tabela, geralmente disponível no manual do veículo, para fazer a calibragem correta e evitar danos desnecessários”, orienta. “Outra dica é ficar de olho na estabilidade do veículo, se a sua direção estiver pendendo para os lados e não for resolvida com a calibragem, pode ser indicativo de pneus carecas ou o veículo precisando de manutenção”, disse.

O balanceamento e o alinhamento do jogo de rodas podem preservar a vida útil dos pneus e evitar desgastes que surgem em zonas alternadas na banda de rodagem. Assim como, o desgaste maior em uma só borda do pneu, por exemplo, pode ser indicativo de a ponta do eixo da roda estar empenada, este tipo de problema também pode ser evitado ou corrigido com o alinhamento e a geometria do veículo. “O alinhamento adequado permite o desgaste regular dos pneus, melhora a eficiência do rolamento e a dirigibilidade em retas e curvas, evitando que a direção se comprometa”, reforça Julio Mengarda.

O sistema de freios do veículo também pode comprometer o uso correto dos pneus, pois se o disco ou o tambor estiverem empenados, haverá desgaste concentrado em um ponto central na banda de rodagem. “Por isso, antes de atingirem a vida útil indicada pelo fabricante, os pneus apresentam alguns sinais de desgaste irregular, bolhas, ressecamento e rachaduras, indicando que está na hora de trocá-los ou de realizar reparos no veículo”, alerta.

Website: https://www.delinte.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de março de 2022

Mutirão de mamografias e ultrassonografias ganha mais dois dias

Leia mais

08 de março de 2022

Simpósio gratuito discute práticas de resolução de conflitos

Leia mais

08 de março de 2022

Sebrae Aqui Bertioga está com inscrições abertas para cursos gratuitos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.