Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

19 de abril de 2022

19 de abril dia dos povos indígenas e não do índio

 | Jornal Acontece

Você sabia que existe diferença entre as palavras índio e indígena? O termo índio se tornou um apelido que traz um aspecto negativo e reforça algo ruim. Como achar que índio é preguiçoso, selvagem, canibal ou atrasado.

Já a palavra indígena é o termo de tratamento mais respeitoso e, por isso, deve ser utilizado. Ele significa “natural do lugar que se habita” ou “aquele que está ali antes dos outros”, sendo abrangente com a grande pluralidade de povos originários.

De acordo com uma pesquisa do IBGE de 2010, no Brasil, há aproximadamente 305 etnias diferentes e mais de 274 línguas. Essa diversidade de costumes e saberes faz necessária a existência de um termo que não se refira a eles como únicos, exóticos ou primitivos. Uma vez que ao terem suas terras invadidas, identidades arrancadas entre outras coisas, os indígenas carregam resquícios de uma discriminação que ainda é fortemente presente na vivência indígena.

O Dia 19 de Abril – Reflexão e a origem da data

A data de 19 de abril como dia do índio foi proposta em 1940 pelas lideranças indígenas do continente, que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, acabamos aderindo, e instituiu-se o Dia do Índio (em 19 de abril), com apoio do Congresso Nacional (em 1940). O dia do índio foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.

O dia nacional do indígena, 19 de abril, pode ser considerado como um convite à reflexão sobre os valores culturais dos povos indígena e sobre a defesa e preservação dos territórios habitados pelos primeiros moradores dessas terras.

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

19 de abril de 2022

Festival indígena: shows, gastronomia, artesanato e muito mais

Leia mais

19 de abril de 2022

São Sebastião se transforma em um pedacinho da Itália

Leia mais

19 de abril de 2022

Cubatão recebe oficina ‘Cine Celular’, de produção cinematográfica na próxima quarta-feira

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.