15 de setembro de 2022
A 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas aborda crises complexas e interligadas
A sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, recebe de 12 a 27 de setembro conferências e debates da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, com foco nas crises complexas e interligadas. Trata-se da primeira vez, desde o começo da crise sanitária de covid-19, que líderes de estados estarão reunidos presencialmente.
A cúpula traz em suas pautas o momento crítico da pandemia, a guerra na Ucrânia, desafios humanitários de natureza, alterações climáticas e crescentes ameaças à economia mundial.
De acordo com a ONU, um dos momentos aguardados é abertura da Semana dos Objetivos Globais, uma programação de 10 dias de encontros virtuais e presenciais, de 16 a 25 de setembro, em que estarão presentes mais de 170 representantes da sociedade civil, corporações, centros acadêmicos e o sistema da ONU para acelerar a ação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para tanto, serão exibidas no SDG Zone palestras com criadores de conteúdo, ativistas e influenciadores, que ministrarão debates sobre ações apresentando soluções atreladas aos ODS.
Paralelamente à Assembleia da ONU, ocorre o Uniting Business Live, um evento virtual inclusivo que interliga diálogos de alto nível com o Private Sector Forum, que se reúne no dia 19 para abordar grandes questões globais, como desenvolvimento sustentável, direitos humanos e mudanças climáticas, e traçar ações coletivas para o enfrentamento de tais crises; Global Impact Forum, no dia 20; e SDG Business Forum, atrelado ao Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, o Pacto Global da ONU e a Câmara de Comércio Internacional, que destaca no dia 21 as organizações que usam sua influência como ação positiva de mudança em seus grupos locais e em todo o mundo.
Com participação desde a edição de 2010 na Assembleia Geral, o principal executivo e fundador do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, estará nas três sessões virtuais, integrando diálogos e apresentado dados do mundo corporativo, no âmbito latino-americano, para a busca da sustentabilidade.
“Trata-se de uma oportunidade ímpar, com possibilidades e networking, onde é possível apresentar, em tempo real, caminhos e ideias de sustentabilidade. Nossa participação, há mais de uma década em cúpulas relacionadas, mostra o quanto esses diálogos impactam de forma positiva o mundo corporativo e a sociedade em geral, trazendo perspectivas para o futuro”, conclui.