Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

11 de outubro de 2022

Restaurantes projetam 50% de crescimento com eventos no final do ano

 | Jornal Acontece

As festas de final de ano – eventos corporativos, confraternizações e ceias –, somadas à Copa do Mundo, devem dar um grande impulso para os restaurantes e bares, segmento de atuação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, nos dois últimos meses do ano. Um levantamento feito pela entidade junto aos associados de 50 cidades do interior de São Paulo aponta para uma alta 50% no movimento em comparação com os meses normaisA forte demanda também vai resultar na geração de cerca de 12 mil vagas temporárias nos meses de novembro e dezembro.

De acordo com a Abrasel Regional Campinas, as festas de final de ano representam o período mais importante do ano para o setor de alimentação fora do lar, superando os Dias dos Namorados e das Mães em volume de vendas. “Neste ano, os dois últimos meses vão ser ainda mais fortes em decorrência de um evento fora de época, como a Copa do Mundo, somando dois fatores importantes para o setor”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas. “A estimativa de 50% no aumento das vendas é uma média de todo o setor, sendo que em vários estabelecimentos este índice poderá até dobrar, dependo do tamanho e estrutura de cada restaurante ou bar.

A forte demanda esperada vem acompanhada da contratação de mão de obra temporária. “Cerca de 12 mil empregos temporários para garçons e pessoal de cozinha, que representam 30% do quadro de pessoal do nosso setor, deverão ser gerados nos 50 municípios de nossa base de representatividade para dar conta do atendimento ao público dentro das casas e na preparação de ceias e encomendas”, explica.

André Mandeta, proprietário do Bar Candreva, em Campinas e Valinhos, estima um aumento de público e vendas nas casas em novembro e dezembro. “As festas de final de ano por si só já levam um público maior, mas com a Copa a expectativa dobra”, afirma. “Já estamos selecionando 15 funcionários temporários para dar ajudar em toda a operação e atendimento ao público”.

O setor de alimentação fora do lar é um dos mais importantes para a economia. Somente na Região Metropolitana de Campinas este segmento conta com cerca de 43,3 mil estabelecimentos em funcionamento. Ele é um dos maiores geradores de empregos, com mais de 60 mil postos de trabalhos diretos – e outros milhares de indiretos -, número expressivo e importante para a economia regional, que a exemplo do país, passa por um momento de crise de desemprego.

“Teremos dois grandes eventos ao mesmo tempo neste ano, que são o final do ano e a Copa do Mundo, algo totalmente diferente para os setores de restaurantes e hotéis”, diz Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis. “Por isso a expectativa do grupo é bem superior neste ano na comparação com o ano passado, quando vínhamos de uma retomada dos negócios”, acrescenta. “Por conta desse cenário novo, já os antecipamos nas preparações”.

O empresário Edward Bilton, dono do restaurante Floresta Cultura, também está otimista. Mesmo sendo o primeiro ano da casa a receber as festas de final de ano e Copa do Mundo, ele projeta uma demanda de 50% sobre os dias normais de funcionamento. “Tanto que investimos cerca de R$ 500 mil somente em equipamentos para estes eventos e vamos esperar até o meio do mês de novembro para ver a necessidade contratações de temporários”.

Por conta da demanda de final de ano, quando espera um aumento de pelo menos 20%, Sérgio De Simone, proprietário do Rancho Colonial Gril, já contratou 9 temporários, sendo cinco para a unidade do Parque Industrial e quatro no Campinas Shopping. “Contratamos com um mês de antecedência para treinar a equipe e deixar tudo pronto para novembro”, conta.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de outubro de 2022

ABRH-PR Norte Londrina e SENAC promovem evento em Londrina

Leia mais

11 de outubro de 2022

Brightcove estabelece um novo padrão para a medição de marketing de vídeo com o lançamento do "Marketing Insights"

Leia mais

11 de outubro de 2022

ABRH-PR lança nova regional em Francisco Beltrão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.