12 de junho de 2018
Greve descartada
Terceirizados da RPBC aceitam proposta do TRT
Em assembleia na manhã da última quinta (14), os operários da empreiteira Normatel, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (Rpbc Petrobras), aceitaram proposta da justiça do trabalho e descartaram a greve que haviam marcado para segunda-feira passada (11), mas que vinham adiando em busca de negociação.
A proposta, feita pelo desembargador vice-presidente Carlos Roberto Husek, do tribunal regional do trabalho (TRT-SP), em audiência de instrução e conciliação na tarde de quarta-feira (13), estabelece 3% de reajuste salarial, retroativo a maio, data-base da categoria. E 25% no vale-refeição, que passou de R$ 20 para R$ 25.
A medida estabelece ainda participação nos lucros ou resultados (plr), com pagamento de metade no quinto dia útil de agosto próximo e o restante até a sexta-feira que antecede o carnaval de 2019, conforme a proporcionalidade de cada um. O retroativo dos 3% nos salários e do vale-refeição será pago no quinto dia útil de julho.
O presidente Macaé Marcos Braz de Oliveira e diretores do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos) explicaram os termos da proposta conciliatória, sob chuva, na portaria principal da refinaria. A medida foi aceita, às 8 horas, por unanimidade.
A greve havia sido aprovada na terça-feira da semana passada (5), com cinco reivindicações. Segundo Macaé, a assembleia foi convocada com base na lei de greve (7783-1989).