03 de julho de 2017
Banda Sinfõnica
Banda Sinfônica de Cubatão retorna ao festival de inverno de Campos de Jordão
Apresentação foi neste domingo (2) e lotou a Praça do Capivari
No espaço mais charmoso de Campos do Jordão, no coração da cidade, a Sinfônica de Cubatão ecoou o som de seus metais, madeiras e percussão. Em uma apresentação emocionante, a Banda retornou ao Festival de Inverno de Campos do Jordão e, nesta 48ª edição, participou da tarde de apresentações de bandas importantes no país, como a Banda Sinfônica Jovem e a do Exército. O concerto aconteceu ontem (2) em plena Praça do Capivari.
Para este evento, considerado o maior da América Latina quando o assunto é difusão da música clássica, a Sinfônica levou um repertório de alto nível, sob regência principal do maestro Rodrigo Vitta e dos regentes convidados Ulysses Damacena (regente-assistente) e Roberto Farias – fundador da Banda Sinfônica de Cubatão e hoje coordenador dos Grupos Artísticos da cidade.
A abertura ficou por conta de “Paisagens Brasileiras nº6 – Pantanal”, composição do próprio Vitta. O programa incluiu “Ride”, de Samuel Hazo, “Blue Shades”, de Frank Ticheli e “Olympica”, de Jan Van der Roost. “Tribute to Bach”, de Roberto Farias, foi outra composição em destaque. A música noticia o desaparecimento do grande mestre do barroco Johan Sebastian Bach. Farias é maestro notável e compositor com uma extensa lista de trabalhos publicados para formação sinfônica, principalmente fora do País.
Em “Sinfonia nº1 – O Senhor dos Anéis”, de Johan de Meij, parte da saga descrita no livro de Tolskien foi interpretada pelos músicos da Sinfônica. E em “Clarinet Concert”, de Artie Shaw, que contou com solo do instrumentista Alexandre Blume, que é o Spalla da Banda, levantou a plateia, arrancando muitos aplausos.
“Estamos muito felizes em retornarmos a esse grande Festival. Justamente no ano em que comemoramos 40 anos de oficialização como Banda Musical. Campos do Jordão é apenas o início daquilo que preparamos para o nosso público. No dia 10 de setembro nos apresentaremos na Sala São Paulo, uma das mais importantes do Brasil; e em outubro, no Museu da Casa Brasileira. Será um ano inesquecível, com certeza”, celebra o maestro Rodrigo Vitta.
Festival de Inverno de Campos do Jordão – A 48ª edição acontece de 1º a 30 de julho, com mais de 80 concertos em Campos do Jordão e na capital paulista, além de vagas para 205 bolsistas no núcleo pedagógico (Sala São Paulo). A Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, faz quatro concertos, dois regidos por Neil Thomson (Filarmônica de Goiás) e dois por Alexander Liebreich (Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional Polonesa), com o barítono Paulo Szot como solista. Na primeira semana do Festival, os 41 bolsistas classificados tocarão em quatro concertos com a Osesp, sob a regência de Marin Alsop, em um programa da Temporada 2017. O conjunto alemão Ensemble Modern é grupo em residência, fazendo três concertos, um deles em homenagem a Walter Smetak, além de ministrar aulas e um Seminário de Composição. Uma programação especial infantil (parceria e realização Tucca/ Fundação Osesp) traz seis concertos do projeto Aprendiz de Maestro, em duas semanas consecutivas, na Sala São Paulo.