Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

16 de março de 2021

Cada pessoa tem sua paleta de cores. Descubra a sua.

 | Jornal Acontece

Você sabia que cada tipo de pele tem sua paleta de cores? Como assim? Cada um de nós temos as cores certas para o nosso tipo de pele. Mas para isso temos que conhecer o nosso subtom, ou seja, a tom abaixo da derme que vemos. Para isso existe a análise de coloração pessoal. Vou te explicar tudo aqui nessa coluna.

Muito comum ver influencer, artistas e celebridades mostrando sua cartela de cores nas redes sociais. Ou seja, eles sabem quais são as cores que harmonizam com sua pele, cabelo e maquiagem. Essas cores tem o objetivo de potencializar a beleza natural, suavizar linhas de expressão, manchas, rugas, emagrecer e por aí vai.

Juliana Paes mostrando sua cartela Inverno Escuro. Foto: Internet

A cor da nossa derme acontece porque temos no corpo a melanina (azul), o caroteno (amarelo) e a hemoglobina (vermelho).  De acordo com o organismo de cada indivíduo, tais componentes se apresentam em quantidades diferentes e assim determina a coloração, o subtom que cada um de nós temos. Isso definirá sua cartela de coloração pessoal.

Foto: Internet

O que é subtom

É camada da pele que você não vê. Ela pode ser rosada, avermelhada, amarelada, azulada ou oliva. Para saber seu subtom analisamos a temperatura e também definimos a profundidade e intensidade da derme.

A temperatura da pele

Foto: Internet

Pele quente – Presença de mais subtons amarelados ou avermelhados

Pele Fria – Maior quantidade de subtons azulados e roxeados

Pele Neutra – Quantidades equilibradas de subtons e a temperatura é uma característica secundária onde a intensidade (brilho e opacidade) e dimensão (claro ou escuro) são mais importantes e reagem melhor. Mas não existe neutro puro. Ela terá uma leve tendência para quente ou fria.

Profundidade

Também é importante saber a profundidade da sua cartela de cores, ou seja, se sua pela tem harmonia com cores mais profundas (cores com pigmento mais preto. Cores mais escuras), ou menos profundas (cores mais claras)

Intensidade

Você descobre se sua pela reage as cores e materiais mais vibrantes ou mais suaves

Como descobrir sua cores perfeitas?

 

Aplicando a análise de coloração. Foto: Ana Paula Barrios

 

Cartela é Outono Quente/Puro Foto: Ana Paula Barrios

Para saber sua paleta de cores é necessário fazer análise de cores, que deve ser aplicada por um profissional especializado. Na maioria são consultores de imagem pessoal. Existem vários métodos, mas o mais conhecido e com 12 variações de cartelas é o método sazonal expandido. As paletas de cores são separadas por estações do ano: primavera, verão, outono e inverno e cada uma delas tem subdivisões (profundas, suaves e puras).

Análise de cores é feita presencialmente, sub luz natural, sem maquiagem, sem acessórios e sem óculos. O cliente veste uma capa neutra e, se necessário, cobre o cabelo. Por meio de um conjunto de tecidos são feitos vários testes até que se descubra a cartela correta à pele da cliente. A técnica sempre deve ser aplicada por um profissional treinado na metodologia.

Quais os benefícios da análise de coloração

Em algum momento nós mesmos já passamos por alguma situação em que somos elogiados por usar uma determinada cor. Sabe aquele dia que as pessoas falam: “Nossa você está diferente hoje. Mais iluminada com aspecto mais feliz e radiante”. E você não sabe dizer o porquê. Provavelmente foi a cor da roupa, da bijoux, do batom ou da maquiagem. Usar a cor certa na pele certa não tem erro! Você ficará radiante.

Cartela de coloração. Cores de roupa, cabelo e maquiagem. Foto: Ana Paula Barrios

Por isso que aplicar as cores certas podem potencializar sua autoestima uma vez que:

  • A cor errada pode prejudicar seu visual;
  • Reduz manchas e olheiras;
  • Suaviza linhas de expressão;
  • Ilumina seu rosto dando aspecto mais saudável;
  • Destaca sua beleza natural;
  • Reduz a necessidade de correção por meio da maquiagem;
  • Evita erros, otimiza o seu tempo e economia de dinheiro na hora da compra;
  • Sua cartela não muda. Será a mesma em todo momento de sua vida;
  • Mais fácil escolher seu look na vida corrida do dia a dia;
  • Aumenta seu repertório da hora de compor um look.

Não poderei mais usar cores fora da minha cartela?

Claro que sim! Primeiro que esse método é especifico para potencializar a região do colo e do rosto. Então a parte inferior do seu look está liberada para usar as cores que desejar. Além disso, se você gosta muito de uma determinada cor que não está na sua cartela aí você deve fazer compensação na maquiagem e acessórios. Isso serve também para cor de cabelo.

Não existe certo ou errado. Você precisa se sentir bem sempre. Mas vale lembrar que essa ferramenta de coloração e os demais recursos de imagem pessoal vão aumentar seu repertório de imagem e fazer com que sua comunicação não verbal seja assertiva e passe a informação da forma exata que você deseja.

Eu digo sempre: “O quem você é deve ser decodificado na forma de como você é visto”.

Valéria Guimarães – Consultora de Imagem Pessoal – Instagram @valeriaguimaraes_consultoria

 

 

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de março de 2021

Seios fartos - 7 dicas para se vestir

Leia mais

16 de março de 2021

Não desfaça das suas roupas

Leia mais

16 de março de 2021

Consultoria de Imagem Express

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.