Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

02 de fevereiro de 2021

Casa de Assistência Integrada é referência para outros municípios

 | Jornal Acontece

Equipamento Municipal realiza o Cadastro Único que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal. Em Guarujá, 22.992 mil famílias estão cadastradas

A Casa de Assistência Integrada (CAI) de Guarujá, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) recebeu na última quinta (28), a visita de técnicos da Divisão de Programas Comunitários de Cubatão. Os profissionais vieram ao Município para conhecer o funcionamento da unidade, a fim de implantarem o modelo naquela cidade.

A Casa Cai realiza o Cadastro Único que dá acesso a 22 Programas Sociais do Governo Federal, tais como, Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso, BPC/Loas, entre outros. Em Guarujá, 22.992 mil famílias estão incluídas no cadastro. Durante a reunião foram apresentados os fluxos de atendimento, a articulação com a rede socioassistencial e todo o sistema operacional.

“Fizemos uma pesquisa e descobrimos que Guarujá tem esse modelo centralizado de cadastro e viemos conhecer como funciona a distribuição de trabalho, espaço físico e a articulação com a Rede. O Município de Cubatão está caminhando para implantar também esse modelo”, afirmou a chefe a Divisão de Programas Comunitários de Cubatão, Ana Carla Soares Costa.

Para a gestora do Programa Bolsa Família municipal, Regiane Fernandes Rosa, o encontro foi produtivo, possibilitando a troca de experiências entre os municípios, enriquecendo a discussão sobre os mecanismos de gestão do Cadastro Único, instrumento fundamental para o acesso aos programas sociais pelas pessoas em vulnerabilidade social, o que ficou evidenciado neste período de pandemia.

CadÚnico
O CadÚnico identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Dentre as informações registradas estão: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Serviço

A Casa Cai funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e está localizada na Avenida Adhemar de Barros, 656 – Santo Antônio. O Cadastro Único é destinado às famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. O munícipe deve agendar atendimento em um dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa. Informações pelo telefone(13) 3382-4444.

  • Cras Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Cidade Atlântica. Contato: Tel. (13) 3392-1148. Atendimento: 8h às 17 horas

  • Cras Morrinhos – Rua Manoel Vicente Brito, s/nº – Morrinhos III -Contato: Tel. (13) 3386-1018. Atendimento: 8h às 17 horas

  • Cras Santa Rosa-Rua Azul Loureiro, n° 1020 – Santa Rosa – Contato: Tel. (13) 3358-2011.Atendimento:8h às 17 horas

  • Cras Vicente de Carvalho – Rua Oswaldo Aranha, n° 800 – Jardim Maravilha – Contato: Tel. (13) 3342-7603.Atendimento: 8h às 17 horas

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de fevereiro de 2021

Teatro Procópio Ferreira tem programação variada de quinta (23) a domingo (26)

Leia mais

02 de fevereiro de 2021

Inscrições para última fase do Passe Livre começam dia 4 de julho

Leia mais

02 de fevereiro de 2021

IPTU para Vicente de Carvalho vence na próxima semana

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.