Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

17 de novembro de 2021

Covid-19: Cubatão adota dose adicional para toda a população adulta

 | Jornal Acontece
Intervalo será de cinco meses após a segunda dose
 
 

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão anuncia que a partir desta quinta-feira (18) toda a população adulta da cidade poderá se vacinar com a dose adicional da covid-19. A nova orientação vale para todas as pessoas a partir de 18 anos que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses (152 dias), ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho. A alteração faz parte do Plano Estadual de Imunização (PEI) e segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).

 

Devido à ampliação do público para dose adicional, o PEI está distribuindo aos municípios novas doses de imunizantes. De acordo com o PEI, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.

 

 

ESQUEMA DE VACINAÇÃO

 

Confira idades, grupos e intervalos entre doses:

 

Podem se vacinar com a primeira dose pessoas a partir de 12 anos de idade. Quem chegar ao dia da segunda dose de acordo com o cartão de vacinação também poderá completar a imunização:

 

AstraZeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;

Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira doses;

Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

 

Já as pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).

 

Com a mudança anunciada pelo Ministério da Saúde em 16/11, a terceira dose, ou dose adicional, é ofertada a todas as pessoas a partir de 18 anos com intervalo de 5 meses (152 dias).

 

Para primeiras doses, é necessário comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade. Para segundas e terceiras doses, é necessário, além da identificação, apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores.

 

Sobre a Janssen, o SVE de Cubatão seguirá o anúncio do governo estadual: “Ainda seguindo o Governo Federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina”.

Foto: Arquivo

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de novembro de 2021

Munícipes denunciam maus tratos a animais

Leia mais

17 de novembro de 2021

Vila dos Pescadores traz medalhas do mundial

Leia mais

17 de novembro de 2021

Enfermeira da baixada é finalista em Concurso na Suécia

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.