Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

03 de maio de 2021

CUBATÃO VAI CRIAR AUTARQUIA PARA GERIR PREVIDÊNCIA DO FUNCIONALISMO

 | Jornal Acontece

Ademário quer criar a Cubatão Previdência, uma nova autarquia que vai gerir a Previdência Social do funcionalismo municipal
Projeto de Lei complementar já está pronto e deve ser encaminhado para votação na Câmara Municipal

O prefeito Ademário Oliveira deve enviar para a Câmara Municipal nas próximas semanas um projeto de lei complementar que cria a Cubatão Previdência, uma nova autarquia que terá a responsabilidade de gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos municipais.

Na prática, a Cubatão Previdência assume o lugar da atual Caixa de Previdência dos Servidores, criada em 1965, com uma estrutura legal diferente e adequada à legislação previdenciária atual.

Entre as novidades da nova autarquia, que, se aprovada, será responsável por gerir a previdência de 6.571 servidores da ativa e inativos, está a criação de uma Unidade Gestora de Regime Próprio de Previdência Social. Essa nova unidade ficará responsável por gerir o Fundo de Previdência do |funcionalismo municipal, o FUNPREVI.Além disso, todo o processo de concessão de benefícios, seja aposentadoria, pensões ou auxílio por invalidez será realizado pela Cubatão Previdência.

Em sua mensagem explicativa anexa ao projeto de lei complementar, o prefeito Ademário argumenta que, atualmente, a concessão de benefícios previdenciários está fragmentada dentro da Administração Pública.

 “Todas atividades de contagem de tempo, enquadramento e fixação do valor dos proventos de aposentadoria e pensão não são realizadas pela Caixa de Previdência. Já no que se refere às pensões, os beneficiários solicitam junto à Secretaria de Gestão somente a declaração de vencimentos dos servidores ativos quando não apresentado o holerite”, explica o prefeito.  

Ademário argumenta também que, “no que diz respeito à atividade de manutenção dos benefícios, foi constatada a ausência da atividade por parte da Caixa de Previdência, bem como por parte da Administração Centralizada… Há manifesta presença de fragmentação e dispersão das atividades de concessão dos benefícios previdenciários”.
Em suma, com a Cubatão Previdência o prefeito quer unificar todo o processo de gestão da Previdência Social do servidor público em um único órgão, desde a contagem do tempo de serviço, liberação de auxílios, pensões e administração do plano de saúde do funcionalismo.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de maio de 2021

CUBATÃO NO TOP DESTINOS

Leia mais

03 de maio de 2021

Prefeitura adianta primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais

Leia mais

03 de maio de 2021

Eleitos conselheiros da Caixa de Previdência

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.