Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de maio de 2022

Estudantes de Santos participam de ação de alerta sobre violência sexual a crianças e adolescentes

 | Jornal Acontece
“As pessoas se sentem fortes e com coragem de denunciar”. Essa foi a avaliação da estudante Maria Eduarda Foly, de 14 anos, após participar de uma ação de conscientização sobre o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual infantil e infantojuvenil. A iniciativa aconteceu nesta segunda-feira (16), com alunos da UME José Carlos de Azevedo Júnior, no bairro São Manoel. 
 
 
A atividade faz parte do projeto ‘De mãos dadas com a sexualidade’, feito em uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Governo (Segov), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Infância e Juventude (Cojuv). A prevenção da violência sexual é trabalhada com crianças, adolescentes, pais e responsáveis, utilizando linguagem adequada, por meio de conversas e palestras. Todas as unidades municipais podem participar mediante solicitação à Cojuv.
 
 
Alunos, professores e colaboradores andaram pelo entorno da escola com cartazes, distribuindo cartilhas, feitas em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e conversando com os moradores. Eles também fizeram visitas à policlínica e ao centro de convivência do bairro, organizadas pela assistente social Susana Rosário, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
 
 
“É uma coisa muito boa porque conscientiza muitas pessoas aqui do bairro, que não conseguem denunciar por conta de ameaças. É legal ver alguém conversando sobre isso”, completou Maria Eduarda.
 
 
A chefe de políticas para infância e juventude da Cojuv e educadora em sexualidade, Christiane André, afirmou que a iniciativa é de extrema importância para que a comunidade saiba sobre o mês de combate a essa violência. “Precisamos que as pessoas se conscientizem. Por isso, realizamos esta mobilização e divulgamos os telefones para denúncia. Tudo isso ajuda a população a se apropriar do assunto”, explicou.
 
 
 

APROVAÇÃO

 
 
O estudante Fausto Victor dos Santos Saddi, 14, também participou da ação. “Tem tanta gente que está sofrendo em casa e tem medo de falar. Nossa intenção é de que o movimento cresça e a gente consiga entregar as cartilhas para todo mundo. Temos que fazer isso o ano todo”, opinou.
 
 

A professora responsável pelo Grêmio Estudantil da escola, Maria Dalva dos Santos, acompanhou os alunos na atividade e ressaltou a empolgação dos participantes. “Nesta fase deles de puberdade, é ainda mais importante essa interação com o projeto, porque eles ainda estão se conhecendo. No decorrer do trabalho, durante todo o ano, eles reconhecem cada vez mais a importância deste tema”. 

 
 

MAIO LARANJA

 
 
Desde o início do mês, diversas ações estão sendo realizadas pela Cojuv, como parte da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
 
 
Entre as próximas atividades estão o lançamento do Projeto ‘Vamos conversar?’, em parceria com a Seduc, na quarta-feira (18), às 9h, no Centro Darcy Ribeiro.  No mesmo local, no dia 20, haverá roda de conversa sobre o tema com os funcionários das bibliotecas das escolas municipais.
 
 
Com entrada franca, no dia 22 de maio, será realizada uma atividade em parceria com a contadora de histórias, Camila Genaro. A ação chamada “Brincando, cantando e protegendo” será no Museu de Imagem e Som (Miss), na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, às 16h.
 
 
No dia 25,  às 9h e às 14h, alunos da UME Ayrton Senna da Silva participam de palestra.
 
 
 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de maio de 2022

ESPM abre inscrições para programa gratuito de fortalecimento em aprendizagem para jovens

Leia mais

17 de maio de 2022

Unipar leva estudantes e educadores de Cubatão e Santo André para visitas à SP-Arte

Leia mais

17 de maio de 2022

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.