Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

20 de agosto de 2019

Exercício do voto

Cubatão tem poucos eleitores com a biometria cadastrada

Cubatão registra baixo percentual de eleitores que realizaram a biometria obrigatória. Do total de 94.927 eleitores somente 41%, ou seja 39.079, cadastraram as digitais. A população do município já será identificada pelas digitais ao votar nas eleições municipais de 2020.

Quem não tiver os dados biométricos coletados terá o título cancelado. O cancelamento do documento gera, além da inaptidão para o exercício do voto, várias restrições na vida civil, tais como: cancelamento do CPF, impossibilidade de tirar passaporte, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em cargo público.

A data-limite para fazer o cadastramento é 19 de dezembro. Entretanto, o eleitor que comparece com antecedência faz a sua biometria com tranquilidade e rapidez, evitando as típicas filas de fim de prazo.

Eleitor com mais de 70 anos

O eleitor com mais de 70 anos deve fazer o cadastramento biométrico se tiver a intenção de votar nas eleições municipais de 2020. Como o voto para ele é facultativo, não terá quaisquer restrições em sua vida civil caso não se cadastre, exceto a impossibilidade de votar.

Mais segurança

A biometria confere ainda mais segurança ao processo eleitoral, pois as digitais de cada indivíduo são únicas, excluindo, assim, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra.

O sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados.

Atendimento
Para fazer a biometria, é necessário ir ao cartório eleitoral (rua Bahia, nº 67 – Vila Paulista, Cubatão), de segunda a sexta, das 9h às 18h. Levar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e o título, caso tenha.

Se preferir, o cidadão pode agendar o seu atendimento no site do TRE-SP.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de agosto de 2019

Novo coronavírus

Leia mais

20 de agosto de 2019

Combate a Dengue

Leia mais

20 de agosto de 2019

Expediente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.