17 de julho de 2018
FAS 2015
Trilha ecológica e criação de mudas abrem as atividades do FAS 2015
Crianças aprendem sobre meio ambiente e preservação com biólogos do CEPEMA
O Fórum Acontece de Sustentabilidade – FAS 2015 – começou com uma grande atividade realizada no Parque Ecológico do Perequê. Durante esta semana crianças do ensino fundamental da cidade participam de uma série de atividades voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade orientados pelos biólogos do CEPEMA e alunos do PJ Mais de Cubatão.
No centro de atividades do Parque, as crianças participam de palestra sobre a história e as curiosidades do Parque Ecológico do Perequê. A aluna do PJ Mais Bruna Almeida, encanta os participantes com diversas histórias do parque e do projeto.
O viveiro de mudas, outra atração do FAS 2015, ensina as crianças como preparar uma muda para plantio futuro. Sob o auxílio dos biologos Alex Bernardo e Elaine Gama, as crianças prepararam algumas dezenas de mudas que em breve estarão prontas para o plantio.
Além da preparação das mudas, os alunos visitaram as mudas que foram plantadas no ano passado, como uma das atividades do FAS 2014. Algumas árvores já chegam a um metro de altura, como a palmeira jussara abraçada por crianças na foto abaixo.
Em outra atividade, os participantes percorrem uma trilha de pouco mais de 10 minutos de caminhada pela mata que leva a uma casa em ruínas existente no parque. Os jovens do PJ mais contaram um pouco sobre a casa, que era usada desde o início do século 20 para controle de quem subia e descia para o planalto.
Deputado Paulo Correa parabeniza evento
Pelo segundo ano consecutivo o Forúm Acontece de Sustentabilidade ganhou espaço na pauta de trabalhos da Assembleia Legislativa. Por ininciativa do deputado Paulo Correa Júnior (PEN) o evento foi lembrado como importante instrumento de fomento ao desenvolvimento sustentável e espaço de debate para assuntos atuais.
“Entre as prioridades que defendemos para a Região está o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana da Baixada Santista. É fundamental atrairmos novos investimentos ao mesmo tempo que a preservação de nosso manguezal, de nossas praias e da Mata Atlântica sejam alavancas para o fomento das atividades turísticas. Por isso, iniciativas como a do Jornal Acontece precisam de apoio e incentivo”, escreveu em sua mensagem.