A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) deteve um indivíduo por violência contra a mulher na manhã desta terça-feira (20), por volta das 10h30.
A equipe realizava patrulhamento preventivo pela Avenida Antônio Emmerich, na Vila Valença, quando encontrou uma munícipe pedindo ajuda, alegando estar sendo agredida por seu companheiro. A Guarda agiu rapidamente na situação e encaminhou os dois para o Pronto-Socorro Municipal (Crei), para avaliação médica.
Posteriormente, às 13h30, os dois foram conduzidos à Delegacia da Mulher (DDM), para registro do Boletim de Ocorrência (B.O). O caso foi configurado como violência doméstica, segundo o Artigo 129, da Lei 11.340/2006.
A ocorrência segue sob responsabilidade das autoridades policiais.
Denúncias – Ao presenciar ações suspeitas, o munícipe pode acionar a GCM pelo telefone 153. A ligação é gratuita e os dados são mantidos em sigilo.
Fiscalizações constantes – A GCM-SV tem realizado uma série de patrulhamentos preventivos que têm trazido resultados positivos. Além da ocorrência desta terça-feira (20), ainda nesta semana, os profissionais evitaram agressão física a profissionais no Crei, abordaram um motorista com suspeita de embriaguez, impediram o furto de uma residência no Centro da Cidade, prestaram assistência a uma mulher e duas crianças que estavam sozinhos na estrada, após o pneu do carro da família furar, e flagrou um crime ambiental no Jardim Irmã Dolores. Todos os infratores foram encaminhados às autoridades policiais.
O serviço ágil e eficaz é atrelado ao esforço da Administração Municipal em trazer melhorias para o setor da segurança pública, área cuja responsabilidade é do Governo do Estado, através das forças policiais, com apoio da municipalidade.