Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

25 de agosto de 2020

Governo deve prorrogar pela 2ª vez suspensão de contratos e redução de jornadas

 | Jornal Acontece

O Governo deve prorrogar pela segunda vez o prazo para que empresas e empregados firmem contratos de redução proporcional de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho, por conta do impacto econômico gerado pela pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com à minuta do decreto o prazo será ampliado por mais 60 dias. O texto deve ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias. A medida também prorroga por mais duas parcelas o benefício emergencial pago para quem tem carteira de trabalho assinada como empregado intermitente, ou seja, que trabalha apenas quando demandado pelo empregador.

 A medida foi editada no início de abril, no início da crise da Covid-19 no país, e previa a redução de jornada e de salário por até 90 dias e a suspensão dos contratos de trabalho por 60 dias.

Em julho, houve uma primeira prorrogação aumentando o período inicial para até 120 dias. Agora, por meio de um novo decreto, o prazo para as empresas aplicarem as medidas do chamado Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para funcionários com carteira assinada deve ser prorrogado por mais 60 dias, completando assim 180 dias.  

Em documento encaminhado a Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que a prorrogação da medida é necessária porque no país  “permanece o estado de calamidade pública”.

De acordo com Guedes, embora parte das atividades econômicas estejam sendo retomadas, as curvas de contágio seguem impondo medidas restritivas a estados e municípios. 

Desta forma, é importante que se possa estender o prazo máximo de vigência dos acordos para permitir que as empresas que estão em situação de vulnerabilidade possam continuar sobrevivendo a este período de calamidade e, desta forma, preservar postos de trabalho e projetar uma melhor recuperação econômica ao fim das medidas restritivas”, diz o documento.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 de agosto de 2020

Saiba mais sobre o FGTS Futuro, modalidade que quer facilitar acesso à casa própria

Leia mais

25 de agosto de 2020

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

Leia mais

25 de agosto de 2020

Acaba em 8 de maio prazo para regularizar o título e votar nas eleições municipais

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.