21 de novembro de 2018
Grupos Artísticos
Cubatão apresenta nova estratégia de apoio aos Grupos Artisticos
Representantes dos Grupos Artísticos de Cubatão se reuniram com a secretária de Cultura, Vanessa Toledo em busca de alternativas para que recomece o financiamento das equipes, que vem trabalhando de forma voluntária.
A solução encontrada pela Secult e Procuradoria foi a celebração de um termo de fomento junto a uma associação sem fins lucrativos que represente os Grupos. De acordo com a secretaria, o termo de fomento é um instrumento legal trazido junto com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
“O termo abraça a execução do programa artístico dessas equipes, trabalhando com a verba que temos disponível em orçamento pra 2019 que chega a R$ 1 milhão. Em paralelo, a Secult estreita conversas junto a indústrias da cidade, via Ciesp, e a empresas de outros ramos para viabilizar aportes financeiros não apenas para os Grupos Artísticos, mas para diversos outros eventos e projetos culturais no ano que vem”, informou a secretária.
Uma decisão judicial determinou a paralisação em setembro do pagamento direto da Prefeitura aos artistas dos Grupos, cerca de 270 músicos, cantores, bailarinos e equipe técnica formada por regentes, produtores, administrativos e montadores. Parte da lei municipal 3232/2008 foi declarada inconstitucional. Agora, este novo diálogo tem outro encontro, previsto entre os participantes para acontecer na próxima semana, para dar continuidade ao plano do termo de fomento.