29 de outubro de 2020
Grupos Artísticos se apresentam em live reunindo mais de 80 músicos e bailarinos
Participaram a Banda Sinfônica, Cia de Dança e Grupo Rinascita de Música Antiga
Desta vez, o palco foi virtual. Mas nem isso tirou o brilho do belo trabalho feito pelos Grupos Artísticos de Cubatão. Na noite desta quinta-feira (29), a Banda Sinfônica, Cia de Dança e Grupo Rinascita apresentaram em uma live na página oficial dos Grupos, apresentações inéditas. A transmissão reuniu centenas de fãs da cidade e de outros municípios da Baixada. A live ficou gravada na página e pode ser acompanhada em www.facebook.com/gruposartisticoscubatao .
Os regentes e diretores artísticos apresentaram as performances explicando a dinâmica. Com regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa, a Sinfônica de Cubatão passeou pelo mundo dos animes, videogames e desenhos de ação como Donkey Kong, Zelda, Pokemon, Street Fighter, entre outros, com arranjos exclusivos do compositor João Victor Bota.
Para a Sinfônica, a apresentação teve motivo especial, pois marca o breve retorno do grupo dentro das comemorações do jubileu de ouro. São 50 anos de uma história que acompanha a própria cidade de Cubatão. Durante todo o esse tempo, a Sinfônica construiu uma identidade. Comemoramos não apenas a existência da equipe, mas a arte e a resistência de quem faz a Cultura da cidade acontecer há tanto tempo, disse o maestro Sadao.
A Cia de Dança de Cubatão, sob direção artística de Flavia Sá e Vanessa Toledo, e coreografias de Claudionor Alves e Zeca Rodrigues, trouxe o jovem e premiado elenco misturando estilos como a dança contemporânea, jazz, estilo livre em canções pop como Rain on me, de Lady Gaga & Ariana Grande; Fancy, de Iggy Azalea; Timber de Pitbull, em um formato divertido do jogo JUST DANCE, somando 6 montagens.
Já o Grupo Rinascita de Música Antiga fez uma viagem musical pelos séculos XIII a XIV dentro da apresentação intitulada Música da Taverna. Sob direção artística de André Farias, com figurinos e instrumentos de época, os artistas levaram o público a um passeio pelos salões de bailes e tavernas europeias ao som do alaúde, guitarra barroca, sacabuche, gaita, percussão renascentista, violoncelo e famílias de flautas de madeira.
Pelo menos 85 músicos e bailarinos integraram as apresentações, gravadas com antecedência, com repertório temático. A ideia era mesmo estrear a apresentação, como em um espetáculo presencial. Dessa forma, nos enquadramos nesse novo normal sem perder qualidade e nossa audiência, comentou Éder Crispim, presidente da Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, realizadora do projeto Música e Cia II. Em novembro, as três equipes artísticas preparam outra surpresa que será transmitida ao vivo no fim de novembro.