Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de abril de 2024

Guardiã Maria da Penha: Um Escudo para vítimas de Violência Doméstica

 | Jornal Acontece
O projeto Guardiã Maria da Penha é mais uma ferramenta para proteger vítimas de violência doméstica em São Vicente, criado pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o intuito de acompanhar e proteger mulheres que já sofreram agressão, seja ela física, mental ou patrimonial. A iniciativa oferece suporte integral às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
 
 
 
Por meio de parcerias intersecretariais, o projeto engloba acompanhamento de saúde física e psicológica, orientações jurídicas, além de suporte especializado constantemente. Tudo para que essas mulheres possam reconstruir suas vidas com segurança e dignidade. A intenção é a prevenção e o combate ao ciclo da violência, por meio de apoio e educação. “Na maioria das vezes a mulher volta para o agressor apenas porque ele promete mudar. Ela se envolve neste ciclo até mesmo depois de denunciá-lo, até que ele seja agressivo novamente”, explica Marcela Barbosa, Guarda Civil Municipal de São Vicente e idealizadora do Guardiã Maria da Penha. 
 
 
 
Serviço
Para que a vítima seja contemplada, primeiramente ela deve abrir um boletim de ocorrência e pedir medida protetiva do agressor junto à Polícia Militar (PM). O caso será passado à GCM, que entrará em contato com a mulher via telefone. Após o primeiro contato, será agendada uma visita doméstica. Também é possível realizar agendamento presencialmente. Basta comparecer à base da GCM (Av. Capitão mor Aguiar, 798 – Centro). 
 
 
 
Após a visita e avaliação, a vítima será encaminhada aos devidos atendimentos, de acordo com sua realidade e necessidades. “A nova sala é mais uma  ferramenta para o atendimento dessas mulheres que precisam recomeçar a vida de forma digna. Mais um passo em busca da segurança”, ressalta o comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes.
 
 
 
Investimentos
Dentre as entregas destacam-se o Centro de Controle Operacional (CCO), primeiro sistema de monitoramento da história da Cidade – que fiscaliza pontos estratégicos do Município por meio de totens e câmeras de segurança, a aquisição de radiocoumunicadores com sistema de geolocalização via GPS, coletes balísticos para a Guarda e o convênio firmado com a Polícia Federal (PF), habilitando os GCMs ao porte institucional de arma de fogo, inauguração de uma nova base da defesa civil e nova sala para guardiã Maria da Penha.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de abril de 2024

São Vicente aborda saúde mental como tema em atividades do ‘Janeiro Branco’

Leia mais

17 de abril de 2024

Sucesso! Ingressos para a Encenação 2025 encerram em pouco mais de três horas

Leia mais

17 de abril de 2024

2º passeio ciclístico 'Bora Pedalar' em comemoração aos 493 anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.