Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de julho de 2021

Guarujá abre vacinação contra a gripe para toda a população

 | Jornal Acontece

Município seguirá orientação do Ministério da Saúde para estender campanha; cobertura vacinal em públicos prioritários está em 51%

 

Guarujá abre nesta terça-feira (6) a vacinação contra a gripe (Influenza vírus H1N1, A e B) para toda a população com mais de seis meses de vida. A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde, no último final de semana, devido ao baixo percentual de cobertura vacinal registrado nos grupos prioritários.

No Município, o índice ainda é a superior à média nacional, 51% contra cerca de 40%, mas ainda distante do considerado ideal em todas as campanhas de vacinação, de 90%.

A última fase da campanha de vacinação contra a gripe aos grupos prioritários iria até a próxima sexta-feira (9). Mas com a entrada da população em geral, será prorrogada até a duração dos estoques de imunizantes.

 

Meta batida só em puérperas

 

A meta de cobertura vacinal foi batida apenas nas puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias). Das 510 estimadas para serem atendidas, 651 se dirigiram aos postos e garantiram a dose. Isso representa um índice de 127%.

Já na maioria dos demais públicos prioritários, a cobertura se manteve pouco além dos 50%. O percentual mais baixo foi no grupo de comorbidades, mas por uma razão: a acertada opção por garantir a vacina contra a covid-19 primeiro, conforme orienta o Ministério da Saúde.

 

Tempo entre uma vacina e outra

 

Caso a pessoa tenha recebido a primeira dose ou completado o ciclo vacinal contra a covid-19, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para se imunizar contra a gripe. O prazo é igual se acontecer o contrário, tendo recebido o imunizante contra a influenza primeiro e depois ter chegado a vez de garantir a primeira dose contra a covid-19.

A única ressalva fica em relação à CoronaVac. Se a pessoa iniciou o ciclo vacinal contra a covid-19 com esse imunizante, deve esperar passar 14 dias após a segunda dose. Isso porque o prazo entre a primeira e segunda dose com ela é de apenas 28 dias.

 

Frio e gripe

 

Com a chegada do tempo frio, os vírus respiratórios, como a influenza, são mais comuns. E com ela também podem surgir complicações, como doenças bacterianas, tais como pneumonias, amigdalites, entre outras.

Então, estar protegido contra essas enfermidades, em especial durante a atual estação e a prevalência da covid-19, evita a confusão e até demora para diagnosticar o que tende a ser mais grave.

 

Unidades com vacinas apenas contra a Influenza:

USAFA Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25

USAFA Vila Áurea – Avenida Francisco de Castro, s/n º

UBS Vila Baiana –Rua Vereador Orlando Falcão, 172

UBS Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114

UBS Pernambuco – Rua das Samambaias, s/nº

UBS/Usafa Santa Rosa – Avenida Manoel da Cruz Michael, 387

UBS Vila Edna – Av. Brasil, s/nº

USAFA Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3000

USAFA Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antonio Pinto Rodrigues, s/nº

USAFA Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº

UBS Vila Alice – Rua Rio Grande do Sul, s/nº

USAFA Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº

USAFA Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 62

USAFA Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº

USAFA Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de julho de 2021

Festa de São Paulo Apóstolo começa nesta quinta-feira (27)

Leia mais

05 de julho de 2021

Festa da Tainha de Guarujá começa neste sábado (22)

Leia mais

05 de julho de 2021

Apresentação de clarinetista encerra Projeto “Música no Busão”

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.