Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de março de 2018

“Guarujá em Libras”

Projeto derruba as barreiras da comunicação com a pessoa com deficiência auditiva

Aula inaugural aconteceu na última sexta (2), na Escola de Governo e Gestão

Com o objetivo de estabelecer uma comunicação básica com o usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando mais dignidade para a pessoa surda. A Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarujá, ligada a Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, iniciou na última sexta-feira (2), o Projeto “Guarujá em Libras” – Curso de Libras Básico.

A iniciativa tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Escola de Governo e Gestão Pública. A primeira turma é composta por 40 mulheres (lideres comunitárias, servidoras municipais e promotoras legais populares).

“É uma alegria ver que tantas pessoas se interessam por esta língua. É uma língua de minoria, mas uma minoria que tem todos os direitos. Eu acredito que nós podemos ser bilíngües, e que qualquer pessoa pode aprender a se comunicar melhor com a pessoa surda”, explicou a instrutora de Libras, Maria Cristiane Freire.

Cristiane Freire, afirma ainda que o curso é um módulo básico, mas que dá plenas condições para as alunas se comunicarem com a pessoa surda. “Espero que mais turmas iniciem o curso e que essa turma seja impactada pelo o que vão aprender, aguçando o desejo em aprofundar ainda mais na Língua Brasileira de Sinais”, afirmou.

Para Ana Paula Oliveira, 42 anos, líder da Pastoral da Criança, o curso é fundamental. “Atendo famílias com deficiência e diante da necessidade de comunicação me interessei pelo curso. Percebo que eles se sentem valorizados e acolhidos quando entendemos a sua realidade”, declarou.

Curso

O Curso tem carga horária de 20 horas, sendo desenvolvido num período de três meses, com 10 encontros de duas horas. As aulas acontecem na Escola de Governo e Gestão Pública (Av. Washington, 227 – Centro).

Dentre os temas abordados estão: “Uma História a ser contada”; Datilologia, Sinalização e Saudação; Sinalizações em Família; Sinalizações em estabelecimentos; Conhecendo sobre o mundo surdo; sinalizações em: objetos, cores, frutas, animais, alimentos e bebidas.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de março de 2018

São Vicente abre vagas gratuitas para curso de confeitaria

Leia mais

05 de março de 2018

Ciesp realiza missa em capela histórica erguida por família Matarazzo nos anos 20

Leia mais

05 de março de 2018

“Não existe profissional sem talento. Existe profissional sem estratégia”.

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.