21 de setembro de 2020
Hospital de Cubatão realiza desejo de pacientes
Desejos simples como a visita de parentes, momento de beleza ou a visita do cachorro de estimação são atendidos por meio da ação “O que Importa para Você?”
A paciente Dalva Dias da Silva, de 64 anos recém completados, teve um dia especial neste mês. Internada há 30 dias no Hospital de Cubatão (HC), ela pode rever seu cachorro de estimação, o Otto! Momentos de emoção, satisfação e humanização que tornam especial o dia na unidade hospitalar. “Depois desses 2 meses longe, rever o Otto e minha neta revigorou minhas forças.”, comenta.
Dalva Dias é uma das pacientes que teve seu desejo realizado em mais uma edição do projeto “O que Importa para Você?” no HC, que neste mês aconteceu no Dia Do Cliente. A Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas e gestora do HC, implantou o projeto em suas unidades hospitalares com o objetivo realizar o que é realmente importante para os pacientes e estimular a relação humanizada entre eles os profissionais de saúde. O intuito é promover a escuta, conversas significativas e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social.
Um dos pilares do projeto é identificar quais são os desejos dos pacientes e, na medida do possível, tentar realizá-los. “É um momento emocionante para toda a equipe do HC. São pedidos simples, mas muito importantes para quem está em um leito de hospital. Os pacientes agraciados ficam extremamente felizes, com autoestima elevada e percebemos até uma melhora no tratamento e no clima organizacional, pois de fato, todo profissional de saúde se forma para cuidar do paciente de fato e este sorriso que colocamos nos rostos do paciente, faz parte desse cuidado, é uma sensação de dever cumprido!”, ressalta Kevin Costa, Analista de Qualidade e Segurança do Paciente do HC.
A senhora Maria Minervina de Souza, de 80 anos, foi outro paciente agraciado pela ação. Há 29 dias internado, ela queria cortar o cabelo e as unhas.
Uma equipe multidisciplinar do HC faz as visitas aos leitos e coletam os desejos dos pacientes. Os desejos são levados para a administração do hospital que avalia a concretização dos pedidos em critérios de segurança e normas internas.