Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

29 de setembro de 2021

Implantes dentários resgatam a autoestima e melhoram a qualidade de vida de usuários

 | Jornal Acontece

De acordo com últimos estudos divulgados pelo IBGE, 39 milhões de pessoas usam prótese dentária e cerca de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente

 

 

A perda dentária é um dos fatores que mais prejudicam a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos. Somente no Brasil, de acordo com últimos estudos divulgados pelo IBGE, 39 milhões de pessoas usam prótese dentária e cerca de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. Isso significa que, para muitos brasileiros, sorrir ainda é motivo de vergonha.

 

A falta de firmeza na mastigação, a insegurança ao conversar e o medo de passar por situações constrangedoras, são algumas das queixas relatadas por usuários da prótese móvel, mais conhecida como dentadura, que atualmente vem sendo substituída por próteses fixas sobre implantes, que por ser estável e de fácil adaptação, é a alternativa que devolve a autoestima e confiança dos pacientes sem causar desconforto.

 

A ausência de um ou mais dentes na boca prejudica a vida de uma pessoa em diversos aspectos. Além da estética, a mastigação, deglutição e socialização do paciente é afetada. Na maioria das vezes, são esses os motivos que fazem as pessoas buscarem por alternativas mais fáceis e até menos custosas, como as próteses móveis. Procedimento que pode trazer diversos problemas de saúde ao usuário”, comenta o professor e cirurgião-dentista Dr. José Márcio do Amaral, que é diretor do Instituto Implante Vida, Mestre e Especialista em Implantodontia e Coordenador dos Cursos de Especialização em Implantodontia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

 

Segundo o especialista, a adaptação às dentaduras está associada a dores que podem ir muito além do desconforto considerado normal. Elas podem afetar a saúde bucal provocando a aceleração da perda óssea, má ingestão de alimentos, aftas, irritação, crescimento das gengivas e tornar seus usuários em grupos de risco para o desenvolvimento do câncer bucal.

 

Na odontologia, este recurso tem se tornado cada vez mais obsoleto para a reabilitação oral, isso porque os implantes dentários oferecem muito mais vantagens para a vida do paciente. Por meio de uma estrutura fixa, a técnica do implante proporciona firmeza, durabilidade, maior segurança ao falar, conforto, melhora a autoestima e preserva o osso minimizando a absorção e deterioração óssea”, afirma José Márcio.

 

 

Vida nova pós-implante

Fabiana Maciel, de 45 anos, é o exemplo de que os resultados do implante dentário vão além da recuperação da saúde bucal. Após receber um diagnóstico tardio de periodontite, uma infecção gengival grave que afeta significativamente os tecidos de suporte dos dentes, a paciente não conseguiu encontrar um profissional a tempo de evitar a perda completa da dentição.

 

Essa história começou aos 20 anos quando, por influência da moda, decidiu usar aparelho ortodôntico. A infecção, que já estava presente no organismo da paciente, não foi tratada, fazendo com que seu quadro piorasse a cada ano.

 

Quando eu ainda estava com os meus dentes, além de moles, eles sangravam muito, saía pus e eu tinha que engolir porque tinha que falar, mas era muito ruim. Eu não sorria, era uma pessoa muito fechada e evitava abrir a boca. Agora, com o tratamento que encontrei com a equipe da Implante Vida é outra história, tenho saúde, além da minha autoestima ter melhorado 100%”, relata Fabiana.

 

Segundo o implantodontista Bruno Matias, que realizou o tratamento de Fabiana, a paciente tinha muitos traumas relacionados a consultórios odontológicos, fator que tornou o atendimento humanizado ainda mais importante. “A Fabiana já chegou sabendo que precisaria extrair todos os dentes devido ao problema severo de periodontia não tratado ao longo da sua vida. O que ela relatou é que ainda não havia encontrado confiança e segurança para realizar o procedimento”, explica.

 

A partir de exames complementares com fotos e vídeos, o profissional realizou o planejamento digital do caso de Fabiana baseado na face dela, o que ajudou a definir o tamanho dos dentes, cor e outros detalhes. O material contribuiu para que Bruno estivesse ciente dos desafios que teria ao longo do tratamento.

 

Na metade do tratamento ela já se sentia melhor esteticamente e mais confortável por não ter bactérias ou pus dentro da boca. Aos poucos, fomos vendo mudanças faciais leves de musculatura como se ela estivesse renovando a auto-estima. No final do tratamento, como vimos, ela estava pura auto estima”, destaca Matias.

 

Dr. José Márcio diz que esse é um quadro mais comum do que se imagina, mas que pode ser resolvido rapidamente. “Após uma criteriosa investigação através de radiografias panorâmicas e tomografias, é possível analisar a realidade da massa óssea do paciente e existindo uma estrutura sólida e suficiente, é possível realizar a técnica chamada carga imediata. Com esse procedimento, o paciente em um prazo de até cinco dias já estará com os implantes e com a prótese definitiva sobre implantes colocada e finalizada, garantindo, assim, ao paciente uma reposição total dos dentes e uma reabilitação confortável e muito mais rápida”, afirma.

 

Novas tecnologias

O implante de zircônia vem ganhando espaço na implantodontia, pois, por possuir a cor semelhante da raiz de um dente próprio, proporciona um resultado mais natural, atendendo dessa forma ao público que busca repor seus dentes sem o uso de metais. De acordo com o professor e cirurgião-dentista Dr. José Márcio do Amaral, a opção em zircônia, além de ser esteticamente mais bonita, por eliminar o uso de metal, possui uma melhor resposta biológica, avaliando-se a questão da gengiva em contato com a zircônia, chamada osseointegração na implantodontia.

 

Fomos um dos primeiros no Brasil a realizar esse procedimento em 2016, e hoje somos referência no assunto, inclusive, promovemos anualmente cursos de capacitação para habilitar profissionais do mundo inteiro nesse tipo de tratamento”, conta Amaral, que ressalta que a utilização do implante de zircônia proporciona uma série de benefícios aos profissionais especializados em implantodontia.

 

A técnica evita o acinzentamento de próteses dentárias colocadas sobre pinos metálicos ou dentes escurecidos por canal, tem maior durabilidade, não provoca o escurecimento da gengiva, não muda de cor com o passar dos anos, além de contar com um material biocompatível, que protege o paciente de sofrer com alergias ou rejeição”, informa o especialista.

 

Segundo Amaral, o ganho estético aliado à recuperação da saúde bucal tem feito com que a opção em zircônia, se torne cada vez mais popular e requisitada por pacientes. “Entre os pacientes de reabilitação oral que atendemos nos últimos dois anos, quase 40% optaram pelo implante de zircônia, o que mostra que há uma forte aceitação a este tipo de material”, conclui o cirurgião-dentista.

 

 

Sobre o Instituto Implante Vida
Localizado em Santos (SP), o Instituto Implante Vida é uma clínica multidisciplinar que visa o bem estar do paciente, com atendimento nas especialidades de clínica geral, implantodontia, ortodontia, endodontia, periodontia, estomatologia, prótese, clareamento, harmonização facial e estética (lentes e contato em porcelana) e DTM. Seu espaço físico possui quatro consultórios, um centro cirúrgico, espaço para exames radiológicos ( tomografia e panorâmica ) e um andar inteiro destinado ao ILAB – Laboratório do Instituto Implante Vida.
A clínica, além de oferecer profissionais gabaritados em suas especialidades, conta com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, que garantem a qualidade nos processos e impactam positivamente no resultado final de qualquer procedimento. A mais recente aquisição da clínica foi uma autoclave classe B, considerada a versão mais segura e eficiente para esterilização de materiais em todo o mundo. Seu sistema a vácuo permite que o processo de calor e pressão alcance todas as peças de maneira uniforme, inclusive na limpeza de itens embalados, cargas porosas, articuladas, utensílios com orifícios e cânulas.
Dessa forma, o Instituto comprova a responsabilidade de carregar a palavra Vida em sua marca.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de setembro de 2021

Santos passa a aplicar uma dose de vacina contra o HPV a partir desta terça

Leia mais

29 de setembro de 2021

Veja a importância da vacina para evitar casos graves da dengue

Leia mais

29 de setembro de 2021

Cubatão confirma primeira morte por dengue: um bebê de 1 ano de idade

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.